segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Presidente da associação de Araças Município de Macaúbas se revolta com o uso desordenado do poço em sua comunidade.

Veja abaixo Matéria publicada por Osvaldo Oliveira em seu Facebook a respeito do uso da água do poço na comunidade de Araças.

Presidente de associação se revolta com o uso desordenado do poço de sua comunidade
Onde irá conseguir o precioso liquido para sobrevivência é a grande preocupação dos moradores de Araçás, município de Macaúbas representados pelo seu presidente da associação da comunidade que relata o desequilíbrio ambiental após a perfuração de um poço onde uma bomba permanece ligada dezoito horas diariamente, exceto aos Domingos por enquanto, sugando do lençol freático doze mil e quinhentos litros por hora.
Veja o Vídeo.


Seleção de Macaúbas empata com a Seleção de LEM por 2x2.

A Seleção de Macaúbas ficou no empate por 2x2 nesta tarde de domingo (29), em Macaúbas contra a seleção de Luis Eduardo Magalhães.

Com o resultado os macaubenses permanecem invictos na competição e avançam para a próxima fase onde enfrentaram o vencedor entre Brumado x Paratinga que também jogam neste domingo.

O lance capital do jogo foi a cobrança de penalidade desperdiçada pelo goleiro de Luis Eduardo que cobrou para fora já no final do jogo quando o placar estava em 2x2 e poderia ter dado a vitória para os visitantes.

Informações Facebook da PMM

HORÁRIO DE VERÃO 2013/2014 COMEÇA NO DIA 20 DE OUTUBRO.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) confirmou o início do horário de verão para às 0 horas do dia 20 de outubro de 2013. Neste período, moradores de estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste têm de adiantar os seus relógios em uma hora.
O estado da Bahia (que participou do horário de verão em 2012) não fará parte do programa este ano.

Início do horário de verão 2013/2014

No dia 16 de fevereiro de 2014, os relógios serão atrasados em uma hora, com o fim do horário de verão.

Como ficam os estados:

Com a mudança de horário, os fusos do Brasil se organizam da seguinte forma em relação ao horário da capital do país:
- 2h: os estados do Acre, Amazonas, Roraima e Rondônia ficam duas horas atrás do horário de Brasília;
- 1h: os estados do Nordeste (inclusive Bahia), Pará, Amapá, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul continuam com uma hora a menos do que o horário da capital federal;

0h: as regiões Sul e Sudeste, junto com os estados da Bahia e Goiás adotam a mesma hora de Brasília durante o horário de verão.  conforme confirmou o governador baiano, Jaques Wagner
(Fonte: Barreiras Notícias)

Paramirim: Condutores e donos de veículos em situação irregular valtam a fazer manifesto na Câmara.

No último dia 25 (quarta-feira), a Câmara de Vereadores de Paramirim recebeu um grande número de condutores e proprietários de veículos, os quais solicitavam a intervenção dos vereadores quanto a execução de blitz na cidade, através da Polícia Militar, que cobra dos condutores de veículos a documentação veicular, bem como a carteira de habilitação (CNH). A sessão transcorreu normalmente em seu tempo regimental, mas devido a pressão da população, cobrando uma resposta quanto ao pleito, foi necessário que ao fim da reunião fosse formada uma comissão para tentar solucionar o problema. Através de discursos acalorados e ao som de fogos de artifícios, representantes de populares incitavam os demais para que o impasse fosse solucionado naquele momento, mas a comissão formada por Gilmar Bonfim Santos (Representante FETAG), Romeu de Assunção Santos (Representante das Igrejas Evangélicas), Ivanete Rosa Pereira (Associação de Moradores), Dionez José de Brito (Representante de Veículos e Condutores), João de Almeida (Representante do Sindicato de Trabalhadores Rurais) e pelos vereadores Evando Carlos Oliveira e Silva, Orlando Flor e Silva e Joaquim Francisco da Silva decidiram pela confecção de um documento, assinado por todos, propondo uma nova reunião no Centro Cultural Nabor Caires de Brito. Além disso, a Comissão decidiu pelo envio de um ofício ao Major Luiz Afrânio de Araújo Cruz (Comandante da 46ª Companhia Independente de Polícia Militar) convidando-o para participar da mesma  reunião.
(Fonte: L12 Notícias)

INSTALAÇÃO DE ATERROS SANITÁRIOS NO OESTE DA BAHIA É CORRIDA CONTRA O TEMPO .

Até agosto de 2014 todos os lixões do País deverão estar erradicados conforme legislação ambiental vigente e a Política Nacional de Resíduos Sólidos,  implementada pelo Ministério do Meio Ambiente. Levar uma tonelada de lixo até o aterro custa entre 40 e 80 reais. Os municípios do Oeste baiano deverão se reunir em consórcios para a construção de aterros sanitários, onde exista reciclagem de produtos reaproveitáveis, o total isolamento do solo e recolhimento e tratamento de chorume.


Desde março de 2011, o prefeito Humberto Santa Cruz, de Luís Eduardo Magalhães, prospecta recursos para a construção de um aterro sanitário. No início deste ano, tentou retirar o lixão das proximidades da Cidade Universitária e fazer um “depósito controlado de lixo” em área doada pelo empresário Wanderley Ferreira, a 12 km da cidade, próximo ao eixo da BR 020. A iniciativa parece ter sido vetada pelos órgãos ambientais.

Em Barreiras, não se fala do assunto, ao menos fora dos departamentos técnicos. O lixão continua a pleno vapor.

Dado o prazo exíguo para a composição jurídica destes consórcios e a construção dos aterros sanitários, é fácil concluir que a grande maioria dos municípios estará fora da lei ao final de 2014, com implicações fortes com o Ministério Público, que fará as denúncias à Justiça.

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, “a Lei nº 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) é bastante atual e contém instrumentos importantes para permitir o avanço necessário ao País no enfrentamento dos principais problemas ambientais, sociais e econômicos decorrentes do manejo inadequado dos resíduos sólidos.

Prevê a prevenção e a redução na geração de resíduos, tendo como proposta a prática de hábitos de consumo sustentável e um conjunto de instrumentos para propiciar o aumento da reciclagem e da reutilização dos resíduos sólidos (aquilo que tem valor econômico e pode ser reciclado ou reaproveitado) e a destinação ambientalmente adequada dos rejeitos (aquilo que não pode ser reciclado ou reutilizado).”

Ainda segundo o MMA, “o PRNS institui a responsabilidade compartilhada dos geradores de resíduos: dos fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes, o cidadão e titulares de serviços de manejo dos resíduos sólidos urbanos na Logística Reversa dos resíduos e embalagens pós-consumo e pós-consumo. Cria, também, metas importantes que irão contribuir para a eliminação dos lixões e institui instrumentos de planejamento nos níveis nacional, estadual, microregional, intermunicipal e metropolitano e municipal; além de impor que os particulares elaborem seus Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos.”

Durante muito tempo, os lixões e o recolhimento de lixo foram um dos pilares do financiamento de campanha. A famosa CPI do Orçamento (1993) e a indústria de emendas legislativas deixaram a descoberto uma enorme rede de falcatruas e roubalheira ao nível de municípios. Atualmente, frente aos rigores da lei, prefeitos que não instalarem seus aterros sanitários, além de perderem volume de financiamento de campanha, estão incorrendo em crime de improbidade.

(Fonte: Jornal O Expresso, via Barreiras Notícias)

domingo, 29 de setembro de 2013

Caetité: Acidente entre ônibus e veículo de passeio deixa dois mortos.

Caetité: Acidente entre ônibus e veículo de passeio deixa dois mortos
Os dois ocupantes do veículo de passeio morreram na hora.
(Foto: Ederson Albert/Caetité Notícias).

Segundo informações do Brumado Notícias, e que  ocorreu um grave acidente ocorrido na BR-030, entre as cidades de Caetité e Igaporã, deixou dois mortos. Segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), por volta das 09h do último sábado (28), um veículo Jetta, de placa policial JKN-6464 (Brasília-DF), percorria a via sentido a Caetité quando o condutor teria perdido o controle da direção chocando-se de frente com um ônibus da empresa Gontijo, de placa policial HFM-5976 (Curvelo-MG), que vinha em sentido contrário. Francisco das Chagas Vieira de Lima, 56 anos, e Maria Luciene Freitas, 52 anos, ocupantes do veículo de passeio, morreram no momento da colisão.
Caetité: Acidente entre ônibus e veículo de passeio deixa dois mortos
(Foto: Ederson Albert/Caetité Notícias). O impacto foi tão violento que partes do carro foram arremessadas a mais de 20 metros de distância.

Já o motorista do ônibus, Janevan Fernandes da Costa, 42 anos, e demais passageiros saíram ilesos do acidente. O impacto foi tão violento que partes do carro foram arremessadas a mais de 20 metros de distância. De acordo com o Caetité Notícias, a pista ficou interditada nos dois sentidos por mais de duas horas. A Polícia Militar de Caetité e o Departamento de Trânsito do Município estiveram no local isolando a área, até a chegada dos peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Guanambi. Os corpos foram encaminhados para o Instituto Médico Legal de Guanambi. Ainda não se sabe as reais causas do acidente.

Ibipitanga: Prefeito Beto investe mais de 300 mil reais na limpeza da aguada pública.

A Prefeitura Municipal de Ibipitanga, sob o comando do competente prefeito Humberto Raimundo, homem de reputação estadual, por ter realizado um dos mais brilhantes mandatos, pela sua visão empreendedora e associativista, segue inovando e superando expectativas em todas as áreas.
Beto confessou a reportagem do Jornal O Eco de Paramirim que a sua preocupação atual, tendo como principal objetivo neste momento,  as ações de combate a seca que castiga o município.
Diante disso,  a prefeitura investe pesado no fortalecimento do homem do campo, transformando sonhos em realidade. Programas como o  Seguro Safra, que  contribui garantindo uma renda mínima aos Agricultores de base familiar, que por ventura vierem a ser vitimado pela estiagem;. Programa de Minimização dos Efeitos da Seca - Limpeza das Aguadas - Foram realizadas diversas  limpezas de aguadas, tanques e reservatórios. Dentre as quais a aguada pública da comunidade de Tapera, onde foram investidos dos recursos próprios do município, cerca de R$ 300.000,00 (trezentos mil reais), ação que  devolveu a esperança e deu mais segurança as comunidades rurais daquela região. Pois agora o homem do campo pode contar com mais uma alternativa no momento em que as condições do clima são desfavoráveis.
Conforme havia prometido na sua campanha a reeleição, o prefeito Beto vem dispensando atenção especial ao interior,  firmando seus compromissos com o homem do campo, que sente-se contemplado pelas ações decisivas do executivo municipal, aliviando o sofrimento e se mostrando presente nos quatro cantos do município.
(Fonte: Jornal O Eco de Paramirim)

Adolescentes foram presas com 43 quilos de maconha a caminho de Paramirim.

 
A Polícia Rodoviária Federal de Vitória da Conquista apreendeu 43 kg de maconha prensada durante uma operação na BR-116, na manhã desta sexta-feira (27), no trecho de Encruzilhada/BA. De acordo com informações da PRF, a droga estava dentro de um ônibus que fazia a linha São Paulo/SP para Canavieiras/BA.
 
Ainda de acordo com a PRF a droga estava sendo transportada em uma mala de cor preta e uma sacola também de cor preta e pertencia a duas adolescentes, T.S.L., 17 anos e N.S.O., 15 anos, ambas naturais de São Paulo/SP.
 
Elas informaram que receberiam cada uma a quantia de R$ 1.000,00 para levar a substância de São Paulo para a cidade de Paramirim.
 
As duas foram apreendidas e conduzidas para a Delegacia de Polícia Civil da cidade de Cândido Sales .
(Fonte: Blog resenha geral)
com informações Jornal o Eco de Paramirim

Prefeito de Paramirim consegue a renovação do estado de emergência beneficiando principalmente produtores rurais.

Como sempre, empenhado em cumprir com o seu papel de gestor, preocupado com atual situação de seca e com o sofrimento do homem do campo, o prefeito Dr. Júlio, já conseguiu viabilizar o decreto de estado de emergência, que  foi publicado no Diário Oficial do Estado, garantindo ao município, a condição de segurança, prorrogando assim o direito dos trabalhadores e famílias rurais a receberem incentivos e ajudas de programas do estado e federal, que amenizam os prejuízos e colabora na árdua luta contra a estiagem que castiga o nosso sertão.
Um dos principais objetivos do reconhecimento por parte do Estado, é  obter mais celeridade e acesso à ajudas do governo federal. A renovação do decreto entra em vigor  na data da sua publicação.
Para o prefeito Dr. Júlio, "fica claramente cristalizado do ponto de vista climático um quadro de seca severa, e que o impacto dessa seca é complexo e diferenciado, com sérias conseqüências negativas para a atividade rural, especialmente no interior do município, afetando com prejuízos econômicos e danos para o contingente populacional dessas comunidades, prejudicando todos os elos da cadeia produtiva nas áreas rurais de Paramirim".
Dr. Júlio justificou a renovação do estado emergencial com a permanência da situação, que considera anormal, de grave estiagem em todo município.

Diferentemente das mentiras pregadas por opositores no período eleitoral, o prefeito sempre colocou a segurança da população como prioridade, tendo elaborado pedidos de reconhecimento de emergência, todos os anos em que isso se fez necessário, sendo inclusive este ano, um dos primeiros a solicitar a renovação do estado de emergência junto ao governo.
(Fonte: Jornal O Eco de Paramirim)

sábado, 28 de setembro de 2013

OCORREU NESTA TARDE DE SÁBADO, (28) UM ACIDENTE NA AV. PROF ÁTICO MOTA DEIXANDO FERIDOS.

O gol invadiu o passeio público e entrou na oficina.
Por volta das 16:00h, deste sábado, 28 de setembro, um grave acidente causado por um motorista que aparentemente perdeu o controle do veículo ao passa por uma lombada em frente a estação elevatória de esgoto, no final da pista dupla Prof. Ático Mota, atingindo diversas pessoas que estavam em frente a Oficina e Auto Peças Tião Motos.
Segundo informações de testemunhas todos foram pegos de surpresa num evento em comemoração de aniversário de 13 anos do estabelecimento comercial Tião Motos, estava comemorado com a família, amigos e clientes da loja. Informa ainda que no local tinha crianças e mulheres e que por sorte não teve mais vitimas.
Ainda segundo Informações do blog Macaúbas On Off é que pelo menos um jovem de aproximadamente 25 anos, conhecido por Inocêncio de Veredinha, foi atingido gravemente pelo veículo sem controle, o gol vermelho que estava sendo conduzido pelo Vigilante do Bradesco, conhecido pela alcunha de Zé, que segundo informações estava desorientado e não tinha sinais de fratura.
A vítima foi socorrida por amigos que estavam no local do acidente e levada ao Hospital de Macaúbas, segundo testemunhas tinha vários cortes de estilhaço da vidraça da oficina e aparentemente quebrou a perna direita.
Logo após o acidente chegou a Polícia Militar que fez a ocorrência do fato e em seguida o SAMU, mas a vitima já tinha sido conduzida para o Hospital as pressas devido a grande quantidade de sangue que estava perdendo, diz populares.
A fachada da loja ficou completamente destruída e carros danificados no interior da oficina. 
(Fonte: Macaúbas On Off)

SEGUNDO FOCO DE INCÊNDIO EM MACAÚBAS AO LADO DA BA 156 PRÓXIMO AO ENTROCAMENTO DE IBIPITANGA.

O fogo sem controle está pode invadir pista e passar para área residencial.
O fogo sem controle  pode invadir pista e passar para área residencial.
Segundo informações do blog Macaúbas On Off este já é o  segundo foco de incêndio identificado nesta semana, as margens da BA 156, na altura do Km 225 – trecho que fica entre o entroncamento que dá acesso à cidade de Ibipitanga e Macaúbas, há alguns metros da entrada da Fazenda Pintada.
Não se tem informações precisas da área que está queimando, o vento é forte o que ajuda na proliferação do fogo, que está bem próximo a pista, o que pode fazer com que ele ultrapasse a rodovia e atinga grande área de vegetação seca.
Nesta área há residências e ficam bem próxima a cidade de Macaúbas. A provável causa do fogo certamente é a prática de queimada indiscriminada que ocorre nesta época. Campanha de prevenção e conscientização foi feita pela Secretaria de Meio Ambiente, más parece não ter sensibilizada a população que insiste em “limpar” a terra a base de fogo.
Informações Macaúbas On Off

FUGA EM MASSA NO COMPLEXO POLICIAL DE BOM JESUS DA LAPA .

Segundo o Barreiras notícias os presos escaparam por volta do meio dia de ontem(27). Eles aproveitaram o horário do almoço  e renderam o carcereiro os mesmos utilizaram uma chave lincha para abrir os cadeados. Ao todo 17 detentos fugiram do complexo  policial de Bom Jesus da Lapa. A carceragem tem capacidade para 12 presos, porém estava operando com 83 internos. 
Aparecido Cosme Xavier SilvaCoca07/08/2012329
Hermes Cleriston Xavier da SilvaPeu25/10/2012Mandado
Joviniano Pereira Neto26/02/2013155
Márcio Antônio da Silva24/03/2013129
Jean Vitor Barbosa do Nascimento07/05/2013157
Italo Antunes dos Anjos09/05/2013157
Fábio Júnior Ribeiro de SouzaFabinho13/07/2013
João Rodrigues Guedes NetoNetão04/08/201333
Cássio França de Lima16/08/2013311
Genevan Jesus GomesMenta17/08/2013
Rogério Bernadino Costa30/08/2013Ord. Jud. Ibotirama
Lindomar Ferreira dos SantosGalegoSítio do Mato- Ba
Luciano Pereira de CastroDoda
Elson Rodrigues CarvalhoJoão20/09/2013157, 14 e 288
Jocimário Silva dos SantosBel20/09/2013157, 14 e 288
Leonardo Pereira Campos da Cruz20/09/2013157, 14 e 288
Reinaldo Onílio F. dos SantosRonaldão25/09/2013SE ENTREGOU 
Informações Barreiras Notícias

Aumento na taxa de analfabetismo: Geddel diz que caiu a farsa da propaganda do TOPA.

Peemedebista contestou números apresentados pelo governo da Bahia.
Peemedebista contestou números apresentados pelo governo da Bahia.
O jornal “O Estado de São Paulo”, de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) e IBGE/2012, divulgados nesta sexta-feira, mostrou que os estados de Tocantins, Paraíba, Pernambuco e Bahia tiveram os maiores aumentos nas taxas de analfabetismo e que Alagoas é o estado com maior índice. Diante desta notícia, o presidente do PMDB na Bahia, Geddel Vieira Lima, criticou um programa do governo da Bahia que tenta combater o analfabetismo. “A Bahia está entre os estados em que o analfabetismo, em pessoas acima de 15 anos, mais cresceu”, disse Geddel. E completou: “Cai a farsa da propaganda do TOPA. Aliás, de forma responsável, venho denunciando o engodo dos números apresentados pelo governo estadual há algum tempo”, disse Geddel em seu twitter, em comentário acompanhado pelo Blog do Glauber. O site da secretaria de Educação do estado da Bahia diz que de 2007 para cá, o TOPA já beneficiou 936 mil pessoas em todo o Estado.
(Fonte: Blog do Glauber)

Setre e Avante apresentam resultados do projeto “Todos Juntos” em Macaúbas.

Os resultados do projeto “Todos Juntos” da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), executado por meio de convênio pela Organização Social Avante (Educação e Mobilização Social), serão apresentados no próximo dia 08 de outubro, em um seminário a ser realizado, a partir das 8h30, na Câmara de Vereadores de Macaúbas, município integrante do Território de Identidade da Bacia do Paramirim.
O projeto, que teve um investimento superior a R$275 mil, oriundos do orçamento do Programa Bahia do Trabalho Decente, contemplou atividades de mobilização, treinamento e articulação, visando o fortalecimento das instituições integrantes do Sistema de Garantia de Direitos (SGD) presentes nos nove municípios que compõem a Bacia do Paramirim: Boquira, Botuporã, Caturama, Érico Cardoso, Ibipitanga, Macaúbas, Rio do Pires, Tanque Novo e Paramirim.
Trabalho Decente – Durante o seminário, será feita uma abordagem sobre o “Trabalho Decente: na construção de propostas regionais para a eliminação do trabalho infantil”, por Patrícia Lima, assessora especial da Setre e coordenadora estadual da Agenda Bahia do Trabalho Decente; e de Ana Buratto (Avante), com os resultados concretos do projeto “Todos Juntos”.
Com o projeto “Todos Juntos”, a Setre buscou atender a demandas surgidas a partir da 3ª Caravana Bahia Livre do Trabalho Infantil, realizada em novembro de 2011, alinhando as ações com as diretrizes da Agenda Bahia do Trabalho Decente, informou Patrícia Lima. Já Ana Buratto, representando a Avante, abordará o projeto “Todos Juntos” desde a sua concepção, mostrando como ele se alinha com a promoção do Trabalho Decente.
Participação – Durante seis meses (abril a setembro), o projeto “Todos Juntos” recebeu a participação de gestores municipais; servidores das secretarias de Saúde, Educação e Ação Social; conselheiros municipais; professores; agentes de saúde; representantes de grupos de jovens, da Igreja, de sindicatos de trabalhadores; além de membros da Polícia Militar e outros segmentos profissionais articulados pela sociedade civil organizada.
Houve, por parte dos gestores municipais, um comprometimento em participar de todas as ações de prevenção e combate ao trabalho infantil, ao lado dos representantes dos conselhos tutelares e servidores municipais designados. “Agora, vamos dar por encerrada esta fase de campo, e manter as articulações necessárias ao enfrentamento do trabalho infantil, um dos nove eixos prioritários da Agenda Bahia do Trabalho Decente”, finaliza Patrícia Lima.
Os resultados do projeto “Todos Juntos” da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), executado por meio de convênio pela Organização Social Avante (Educação e Mobilização Social), serão apresentados no próximo dia 08 de outubro, em um seminário a ser realizado, a partir das 8h30, na Câmara de Vereadores de Macaúbas, município integrante do Território de Identidade da Bacia do Paramirim.
O projeto, que teve um investimento superior a R$275 mil, oriundos do orçamento do Programa Bahia do Trabalho Decente, contemplou atividades de mobilização, treinamento e articulação, visando o fortalecimento das instituições integrantes do Sistema de Garantia de Direitos (SGD) presentes nos nove municípios que compõem a Bacia do Paramirim: Boquira, Botuporã, Caturama, Érico Cardoso, Ibipitanga, Macaúbas, Rio do Pires, Tanque Novo e Paramirim.
Trabalho Decente – Durante o seminário, será feita uma abordagem sobre o “Trabalho Decente: na construção de propostas regionais para a eliminação do trabalho infantil”, por Patrícia Lima, assessora especial da Setre e coordenadora estadual da Agenda Bahia do Trabalho Decente; e de Ana Buratto (Avante), com os resultados concretos do projeto “Todos Juntos”.
Com o projeto “Todos Juntos”, a Setre buscou atender a demandas surgidas a partir da 3ª Caravana Bahia Livre do Trabalho Infantil, realizada em novembro de 2011, alinhando as ações com as diretrizes da Agenda Bahia do Trabalho Decente, informou Patrícia Lima. Já Ana Buratto, representando a Avante, abordará o projeto “Todos Juntos” desde a sua concepção, mostrando como ele se alinha com a promoção do Trabalho Decente.
Participação – Durante seis meses (abril a setembro), o projeto “Todos Juntos” recebeu a participação de gestores municipais; servidores das secretarias de Saúde, Educação e Ação Social; conselheiros municipais; professores; agentes de saúde; representantes de grupos de jovens, da Igreja, de sindicatos de trabalhadores; além de membros da Polícia Militar e outros segmentos profissionais articulados pela sociedade civil organizada.
Houve, por parte dos gestores municipais, um comprometimento em participar de todas as ações de prevenção e combate ao trabalho infantil, ao lado dos representantes dos conselhos tutelares e servidores municipais designados. “Agora, vamos dar por encerrada esta fase de campo, e manter as articulações necessárias ao enfrentamento do trabalho infantil, um dos nove eixos prioritários da Agenda Bahia do Trabalho Decente”, finaliza Patrícia Lima.
(Fonte: Blog do Glauber)

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Macaúbas: Vigilância Sanitária promoveu uma reunião com Açougueiros do município.



A Vigilância Sanitária promoveu uma reunião para implementar uma necessária adequação de conduta dos Açougues do nosso Município. 

A medida visa melhorar a qualidade e higiene da carne consumida pelos macaubenses e, desta forma, realizar a saúde preventiva em nosso Município, uma vez que inúmeras doenças podem ser provocadas pela má administração de carnes, tanto em seu ambiente de abate, quanto de comercialização. 

 Imagem de abate clandestino
Foto: Reprodução  Google


Infelizmente, apesar de a Vigilância Sanitária ter enviado ofício de convocação a cada um dos profissionais e estabelecimentos, além da habitual e ampla divulgação acerca da reunião, menos de 20% dos açougueiros compareceram e demonstraram o interesse em se adequar a fim de prestigiar seus clientes e facilitar o trabalho da Vigilância Sanitária. Apesar disso, a fiscalização será realizada em todos os açougue de Macaúbas.

Esta não é a primeira vez que a Vigilância Sanitária realiza reuniões para adaptação de conduta dos comerciantes, este ano reuniões com a mesma intenção foram realizadas com os proprietários de padarias, que assinaram o termo de responsabilidade de cumprimento das normas. A Vigilância também recolheu e proibiu a venda de medicamentos em supermercados de Macaúbas.

 Imagem de abate clandestino
Foto: Reprodução Google

(Fonte: Facebook da PMM)
Imagens acrescida por CSN ONLINE

Carreta carregada de caroço de algodão tomba próximo a Botuporã.

acidenteaçude
Estado em que ficou a carreta.
Um motorista ficou levemente ferido após perder o controle da carreta que dirigia. O acidente, ocorrido na rodovia que liga os municípios de Tanque Novo e Botuporã, aconteceu por volta das 13 h pouco antes de uma uma curva, na comunidade do Açude, há 1km da sede do município de Botuporã. Ainda segundo o Blog do Glauber a carga de caroço de algodão que estava na carreta ficou espalhada pelo mato ao lado da rodovia (BA-156).
Carga de caroço de algodão.
Informações Blog do Glauber

Temperatura global pode subir 4,8ºC até 2100, diz ONU.



O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, IPCC na sigla em inglês, divulgou nesta sexta-feira (26) um novo relatório que aumenta o grau de certeza dos cientistas em relação à responsabilidade do homem no aquecimento global. Chamado de "Sumário para os Formuladores de Políticas", o texto afirma que há mais de 95% (extremamente provável) de chance de que o homem causou mais de metade da elevação média de temperatura registrada entre 1951 e 2010, que está na faixa entre 0,5 a 1,3 grau - a edição anterior falava em mais de 90%.  

O documento apresentado em Estocolmo, na Suécia, em conferência científica realizada ao longo desta semana, mostra também que o nível dos oceanos aumentou 19 centímetros entre 1901 e 2010, e que as concentrações atmosféricas de dióxido de carbono, metano e óxido nitroso aumentaram para "níveis sem precedentes em pelo menos nos últimos 800 mil anos". 

O novo relatório diz ainda que há ao menos 66% de chance de a temperatura global aumentar pelo menos 2 ºC até 2100 em comparação aos níveis pré-industriais (1850 a 1900), caso a queima de combustíveis fósseis continue no ritmo atual e não sejam aplicadas quaisquer políticas climáticas já existentes.

Os 259 pesquisadores-autores de várias partes do mundo, incluindo o Brasil, estimam ainda que, no pior cenário possível de emissões, o nível do mar pode aumentar 82 centímetros, prejudicando regiões costeiras do planeta, e que o gelo do Ártico pode retroceder até 94% durante o verão no Hemisfério Norte.

Trata-se da primeira parte de um conjunto de dados que servirá de base para as negociações climáticas internacionais. A última versão saiu em 2007, quando o estudo rendeu ao painel de especialistas o Prêmio Nobel da Paz. O primeiro capítulo divulgado nesta sexta, de um total de três, aborda a Base das Ciências Físicas. As demais partes serão publicadas em 2014.
 (Fonte: G1, via Barreiras Notícias)

Igaporã: Deficiente mental é agredido por menor de idade .

Igaporã: Deficiente mental é agredido por menor de idade
Por volta das 10h30 do último dia 25, um deficiente mental foi agredido de forma violenta por um jovem menor de idade em Igaporã, no sudoeste baiano. Cristiano Neves, como é conhecido, recebeu a agressão quando o menor tentou roubar sua bicicleta. Como Neves resistiu ao crime, o agressor desferiu golpes em seu rosto. Cristiano praticamente não se separava da bicicleta, e andava por toda cidade com ela e sempre teve um bom relacionamento com a comunidade de Igaporã. A violência contra Cristiano foi tão grave que ele teve os ossos do nariz e da face quebrados e está em Vitória da Conquista, onde deve passar por uma cirurgia plástica. O agressor é suspeito da prática de vários delitos em Igaporã.
 Informações Brumado Notícias

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

MACAÚBAS: SERRA DA REGIÃO DE CANATIBA PEGA FOGO HÁ TRÊS DIAS.

Incêndio ocorrido em outubro de 2012, na próximo ao Tinguis.
Foto: Macaúbas On Off
Incêndio ocorrido em outubro de 2012,  próximo ao Tinguis
Segundo informações de moradora, as serras da região de Canatiba, há 36km de Macaúbas, mais precisamente nos povoados de Marinheiro e Soen, pegam fogo ha três dias. Estas localidades ficam cerca de 08km de Canatiba, região serrana de difícil acesso. Não se tem informações da causa do fogo no entanto, como estamos na “época das queimadas”, ação esta usada por pequenos agricultores para “limpar” o terreno e fazer o plantio, geralmente de capim, pode ser a causa mais provável.
Com a estiagem e o mato praticamente seco, a proliferação do fogo é rápida com o seu poder de destruição potencializado. Informa ainda a moradora que não viu nenhuma ação para controlar o fogo que é notado ha quilômetros de distância.
O site Macaúbas On Off manteve contato com o Secretário de Meio Ambiente, Lando,  onde o mesmo disse que nenhuma informação tinha chegado a Secretaria, mas que iria entrar em contato com a região para tomar as devidas providências.
informações Macaúbas On Off

Campeonato Intermunicipal de Futebol: Neste domingo 29, Seleção de Macaúbas x Seleção de LEM.


Neste final de semana a Seleção de Macaúbas joga, INVICTA, contra a Seleção de Luis Eduardo Magalhães pelo Campeonato Intermunicipal 2013.

Será no dia 29 de setembro, domingo, às 15:00, no Estádio Municipal João Oliveira Figueiredo.

Mais uma moto furtada é recuperada pela PM de Paramirim.



As ações e operações policiais realizadas nos últimos dias no município de Paramirim através de abordagens a veículos vêm dando resultados positivos. Sobe para três o números de motos furtadas recuperadas nos últimos quinze dias naquele município. Informações que chegam a nossa redação dão conta de que mais uma motocicleta furtada foi recuperada durante as blitz desencadeada pela Polícia Militar na cidade - área de abrangência da 46ª CIPM.  Trata-se de uma moto do modelo Yamaha Fazer, de cor prata. Segundo a polícia, o veículo havia sido furtado em Livramento de Nossa Senhora, em ocasiões pretéritas, e estava circulando na cidade de Paramirim. A motocicleta foi apresentada na Delegacia de Polícia, que deve tomar as devidas providências.
Fonte: L12 Notícias via Rio do Pires Net

Fogo em serra da Chapada Diamantina é controlado, diz brigadista.

incêndio na Serra do Barbado, na Chapada Diamantina, foi controlado
(Foto: Divulgação/Inema)
Foi controlado na madrugada desta quarta-feira (25) o incêndio na Serra do Barbado, entre as cidades de Abaíra e Piatã, na região da Chapada Diamantina, informa o brigadista voluntário Homero Vieira. O fogo se alastrava por Área de Proteção Ambiental (APA) desde sábado (21).
Está tudo sob controle. O que temos agora é temperatura elevada e, por isso, expectativa de que podem estourar outros focos [de incêndio]. Está muito quente, sem nuvem, com umidade muito baixa", relata o combatente de incêndios florestais de Andaraí
O Corpo de Bombeiros situado em Lençóis, além de brigadistas de cidades e povoados da região, como Piatã e Ouro  Verde, respectivamente, ajudaram no controle das chamas.
Na terça-feira (24), o capitão do Corpo de Bombeiros, Jean Vianes, informou que o incêndio era de média a grande proporção. O incêndio alcançou área nas proximidades do povoado de Catolés. O fogo não atingiu o povoado.
(Fonte: G1, via Inúbia News)

Um homem morreu entre Paramirim e Caturama em acidente com caminhão.





Na manhã desta quarta-feira (25), aconteceu um acidente grave na famosa Curva da Tabua . De acordo com as informações do site Focado em Você, um caminhão tombou e caiu embaixo da ponte. O motorista foi socorrido pelo serviço SAMU, porém não resistiu aos ferimentos e faleceu. A placa do caminhão é de Livramento. O veículo estava carregado de cerâmica (blocos). O local do acidente fica há uns dez quilômetros da Sede de Paramirim destino Caturama. O site focadoemvocê.com ainda alerta para o fato de que nesta curva já aconteceu vários acidentes, mas com a boa conservação da BA-152 e a boa sinalização do local já há um bom tempo não ocorria acidente de grandes proporções. 
Informações Focadoemvocê.com