quinta-feira, 31 de outubro de 2013

A situação das escolas no Brasil.

Todo mundo sabe que a situação das escolas no Brasil nunca foram boas, mas ultimamente temos visto que o descaso e o mau uso do dinheiro público tem feito essa situação piorar a cada dia. Nossas escolas estão caindo aos pedaços, e não vemos nada ser feito por nossos governantes, somente muito discurso político para pouca atitude. 
Além da  parte didática que deixa muito a desejar, com professores despreparados, livros ultrapassados, condições de trabalho precários aos professores, carga horária excessiva, chegando a quase ser desumanos para nossos mestres, temos também  a parte física das escolas, isso mesmo, nossas escolas estão literalmente caindo aos pedaços.  
Realmente a situação das escolas no Brasil é crítica, basta ir até a escola de seu bairro que certamente vai ver alguma situação desse tipo,  paredes rachadas, muito mofo, sem uma nova pintura a anos , goteiras por toda parte, reboco caindo, fiação em péssimo estado, colocando em risco até mesmo a integridade física dos alunos. Fora isso ainda temos a merenda de má qualidade e em quantidade insuficiente para os alunos. 
Vemos com facilidade essa situação principalmente nas regiões mais pobres, onde mais se precisa de estrutura é onde mais se vê o descaso do governo. É bem verdade que existem escolas de referencia em alguns lugares, que são muito bem tratadas e que dão orgulho, mas porque a verba chega até essas escolas e nas escolas do interior o dinheiro não chega? 
Para onde vai os impostos recebidos? A verba para as escolas existe, mas parece que ela se vaporiza pelo meio do caminho entre o governo e as escolas, vemos muito dinheiro sendo gasto nas escolas , mas tudo isso no papel, pois o dinheiro que chega até os diretores são insuficientes e mal cobre os gastos mais básicos.  
Vivemos em um país em que de uma hora pra outra reuniu uma verdadeira fortuna para estádios de uma copa do mundo de futebol que deixará muito pouco legado futuro perto do valor de uma escola, porque não se tem o mesmo empenho com a educação que se está tendo com a copa do mundo .A resposta é simples, o governo não tem interesse na educação do povo, e o povo fica literalmente “Nas mãos de Deus”.

Fonte: Comeia
Via Barreiras Notícias

Política: Robinson Nunes aumenta as vistas no interior do município.

Robinho veste o "amarelo ouro" e cria expectativas...
Segundo uma nota publicada por Osvaldo Oliveira em sua página do Facebook: “FALANDO AO AMIGOS” – Osvaldo narra as caminhadas de Róbinson Nunes pelo interior do município de Macaúbas realizada nesta última terça feira, 29, na região serrana das comunidades de Cantinho e Salinas, próximas ao distrito de Canatiba. Informa a nota que é “uma área do município extremamente carente dos serviços públicos essenciais… Para se ter ideia da dificuldade que as pessoas enfrentam na hora da doença, o frete de um carro custa quase duzentos reais.”
E segundo a nota, Robinho, como é mais conhecido fala de política e diz que: “Na política não pode existir adversários e sim concorrentes, pois aqueles que vencem uma eleição tem o dever de trabalhar para o bem de todos… E nós como cidadãos temos o dever de fiscalizar e exigir que assim seja feito… A luta pela paz e o bem estar de todos é mais importante do que a bandeira política que carregamos“.
Robinho a cada dia marca mais presença em comunidades... E mesca cores...
Há uma expectativa por um pronunciamento oficial do empresário e político Robinson Nunes a respeito da atual conjectura politica em Macaúbas, do rompimento do prefeito Zezinho com o ex prefeito Amelinho – há ainda muitas dúvidas da “posição da oposição” em relação a esta “nova situação“. Como ficará a postura de Robinho neste novo cenário político que se formou? Qual será a sua participação no governo de Zezinho e se haverá participação direta? Como ficará o relacionamento dos vereadores do seu grupo político na Câmara de Vereadores com o modelo implantado por Zezinho após rompimento?

Informações Macaúbas On Off

Bahia sediará oficina sobre gestão em risco de desastres.

Esta oficina é parte do diagnóstico para fazer uma avaliação das necessidades de formação dos principais atores na gestão de risco de desastres.

  
Atendendo a demanda da Secretaria Nacional de Defesa Civil, relativo ao projeto de “Fortalecimento da Cultura de Gestão de Riscos de Desastres no Brasil”, e em colaboração com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a Defesa Civil do Estado da Bahia apoiará a realização da oficina para o DIAGNÓSTICO DE CAPACIDADES E NECESSIDADES DE FORMAÇÃO EM GESTÃO DE RISCO DE DESASTRES.
O objetivo desta oficina é fazer uma avaliação das necessidades de formação dos principais atores na gestão de risco de desastres em cada Estado, a nível estadual, municipal e comunitário, com o propósito de desenvolver a oferta formativa sob medida para cada estado diagnosticado. Desta maneira o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) pretende capacitar, até 2014, cerca de nove mil agentes de defesa civil no Brasil
Estas oficinas serão realizadas em 10 estados, escolhidos de acordo com os riscos e prevalência de desastres naturais como enchentes e deslizamentos. Além da Bahia, foram selecionados os estados de Pernambuco, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Minas Gerais e Alagoas.
O PNUD propõe que participem das oficinas de diagnóstico, Coordenadorias Regionais de Defesa Civil, Coordenadorias Municipais de Defesa Civil (CEDEC) e NUDECs, ONGs, secretarias e ministérios setoriais atuantes e participantes do âmbito acadêmico. Assim, a Coordenação de Defesa Civil do Estado convida órgãos e entidades para participar deste diagnóstico ou indicar um representante. A confirmação de participação do seu representante deverá ser feita impreterivelmente até o dia 01 de novembro de 2013 pelo e-mail: defesa.civil@cordec.ba.gov.br. Qualquer dúvida, entrar em contato pelo telefone: (71) 3116-3974.
Data: 04 e 05 de novembro de 2013
Horário: Das 9h às 18h.

Local: PISA PLAZA HOTEL - Av. Prof. Manoel Ribeiro, 1421 - Stiep, Salvador - BA, 41750-160- Telefone:(71) 2103-6555

Enviado por e-mail de:
 Isis Santana – Comunicação Social da Defesa Civil do Estado da Bahia

Barreiras sedia encontro para orientação de gestores entre eles o de Macaúbas.

Foto: Wilde Barreto
(Foto: Wilde Barreto).
A União dos Municípios da Bahia (UPB), em parceria com o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM/BA), realiza na próxima sexta-feira, 01, em Barreiras, o Encontro Regional de Orientação de Gestores Municipais. O evento acontece no auditório do Hotel Morubixaba, a partir das 08h. A programação envolve palestras e apresentação dos métodos exigidos pelo TCM nos processos de licitação e contratos, transparência pública e controle de gasto com pessoal, entre outros temas relacionados à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
Prefeitos, secretários e profissionais de cerca de 43 municípios devem participar do Encontro, que faz parte do projeto Capacita Municípios da UPB, são eles: Angical, Baianópolis, Barra, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Boquira, Brejolândia, Brotas de Macaúbas, Buritirama, Canápolis, Carinhanha, Catolândia, Cocos, Coribe, Correntina, Cotegipe, Cristópolis, Feira da Mata, Formosa do Rio Preto, Ibipitanga, Ibitiara, Ibotirama, Ipupiara, Jaborandi, Luís Eduardo Magalhães, Macaúbas, Mansidão, Morpará, Muquém do São Francisco, Novo Horizonte, Oliveira dos Brejinhos, Paratinga, Riachão das Neves, Santa Maria da Vitória, Santa Rita de Cássia, Santana, São Desidério, São Felix do Coribe, Serra do Ramalho, Serra Dourada, Sítio do Mato, Tabocas do Brejo Velho e Wanderley.
A solenidade de abertura contará com a presença da presidente da UPB, prefeita de Cardeal da Silva, Maria Quitéria, do presidente do TCM, conselheiro Paulo Maracajá Pereira, pelo presidente da Associação dos Municípios do Médio São Francisco (Amorvale), prefeito de Coribe, Manuel Azevedo Rocha, e do presidente da União dos Municípios do Oeste da Bahia (Umob), prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Humberto Santa Cruz Filho, entre outras autoridades municipalistas.
As inscrições são gratuitas e serão feitas no local do evento. Mais informações através da Coordenação de Capacitações e Eventos da UPB, pelos telefones (71) 3115-5954/5935/5951. As Informações são do Jornal Nova Fronteira.
Via Blog do Glauber

IBITIARA:BANCO DO BRASIL E ASSALTADO E BANDIDOS LEVA REFÉNS.

Foto: A Bahia News

Hoje(31), por volta das 10:30, homens fortemente armados rouba Banco do Brasil na cidade de Ibitiara, bandidos no tiroteio ferem dois clientes do banco, informações que gerente e vigilante foi levados como reféns, eles soltaram os reféns aos poucos e fugiram, até o momento ninguém foi preso.

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

MEC divulga gabarito oficial do Enem 2013.

MEC divulga gabarito oficial do Enem 2013

O Ministério da Educação divulgou o gabarito oficial da edição de 2013 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As provas foram realizadas no sábado (26) e domingo (27). Os documentos referentes a cada cor de prova estão disponíveis para download no site do Enem. O resultado individual das provas, que inclui a correção e nota da redação, deve ser divulgado na primeira semana de janeiro de 2014. Os participantes podem acessar os resultados individuais mediante inserção do número de inscrição e senha ou CPF e senha no site do Enem. Clique aqui e confira! 

Petrobras quer reajuste automático para combustíveis.

Petrobras quer reajuste automático para combustíveis
(Foto: Reprodução).
O Ministério da Fazenda recebeu na última sexta-feira (25) o pedido da Petrobras para uma nova política de preços dos combustíveis, a qual prevê reajustes automáticos e periódicos dos mesmos. A metodologia dessa nova política consiste em reajustar conforme a necessidade de alinhamento com os valores praticados no mercado internacional. A diretoria da Petrobras aprovou a política, mas o ministro da Fazenda, Guido Mantega, que é também presidente do Conselho da Petrobras, pediu mais estudos sobre a metodologia, preocupado com o impacto na inflação. A resposta sobre a aprovação ou rejeição da nova política deverá ser dada até dia 22 de novembro pelo Conselho. O foco dessa metodologia está nos valores praticados para a gasolina e óleo diesel, os quais geram mais receita da Petrobras e pesam mais na inflação. Ao anunciar a possibilidade da nova política nesta segunda-feira (28), o diretor financeiro da estatal, Almir Barbassa, evitou falar se terá um mecanismo para evitar que as eventuais altas dos combustíveis sejam repassadas ao consumidor. Informações do Reuters. Informações Brumado Notícias.

Piraí: “Mendigo deveria virar ração para peixe”, diz vereador Russo.

Piraí: “Mendigo deveria virar ração para peixe”, diz vereador Russo

"Mendigo deveria até virar ração para peixe”. A declaração, dada na Câmara Municipal de Piraí, no Sul Fluminense, pelo vereador José Paulo Carvalho de Oliveira, o Russo (PT do B), na sessão ordinária de 8 de outubro deste ano, virou o assunto da cidade desde a última sexta-feira, quando um vídeo com o discurso foi postado no Youtube. O vereador opinava sobre o voto a moradores de rua. “Mendigo não tem que votar. Mendigo não faz nada. Ele não tem que tomar atitude nenhuma. Aliás, acho que deveria até virar ração para peixe. Eu não dou nada para mendigo. Não adianta me pedir que eu não dou. Se quiser, vai trabalhar”, discursou. Wilden Vieira da Silva, o Prico (PSD), presidente da Câmara estava na sessão e ouviu o discurso. Ele confirmou as declarações e disse que pretende se reunir com todos os moradores até esta terça para decidir que medidas tomará em relação a Russo. Para Prico, a declaração polêmica não fere a imagem da Casa. “Foi a opinião pessoal dele, que não feria em nada a imagem da Câmara. Ele fala em nome dele. Foi um fato isolado”. Segundo ele, a declaração de Russo foi logo após a declaração de um outro vereador que fez considerações sobre os 25 anos da Constituição Federal. Moradores estariam se mobilizando para fazer uma manifestação de repúdio em frente à Câmara, nesta terça-feira (29). As informações são do Extra
Via Brumado Notícias

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Macaúbas: sessão itinerante é realizada em LAGOA CLARA.


O Prefeito Municipal de Macaúbas, José João Pereira, o Zezinho (PSB), esteve ontem a noite (28) juntamente com a Câmara de Vereadores no distrito de Lagoa Clara, primeira comunidade de Macaúbas realizando sessão itinerante.
Lagoa Clara recebeu autoridades.Esse encontro foi resultado de uma solicitação da comunidade para apresentar ao legislativo e executivo algumas reivindicações do povoado. As pautas trabalhadas e debatidas foram a respeito da saúde naquela localidade, a ampliação da UBS (Unidade Básica de Saúde) e a chegada de atendimentos odontológicos, o melhoramento (reforma) da barragem de Lagoa Cumprida, a perda de parte do território do povoado para o município vizinho de Riacho de Santana, a implantação de uma telefonia celular e reforma e adaptações no prédio escolar para a chegada do ensino médio presencial.
Todos os vereadores presentes debateram e expuseram suas opiniões a respeito de cada tema citado acima.
Três moradores da comunidade solicitaram formalmente através de ofício o uso da palavra durante a sessão: Negão de Valmir, Edvaldo de Jesus e Alzira Santos. Segundo a assessoria da prefeitura de Macaúbas, essas pessoas são de fundamental importância para aquele povo, pois são elas que estão à frente da luta para a melhoria e desenvolvimento de Lagoa Clara. “Felizmente, a população daquele lugar compareceu em grande número ajudando as nossas autoridades, de uma forma democrática, a encontrar as melhores soluções para os problemas enfrentados”, complementa a nota da prefeitura.
Estiveram presentes também, a secretária municipal de educação, Liane Oliveira, O secretário de Infra Estrutura, Idelfonso Pereira, o comandante da 4ºCIPM, Major Irlando Oliveira e o médico, Dr Wilton.
Informações Blog do Glauber

Boquira: Arthur Maia comemora a perfuração de poço artesiano.

boquira
A localidade de Palmeiras, no município de Boquira, foi contemplada com a perfuração de poço artesiano que deve atender mais de 80 famílias e melhorar o sistema de abastecimento de água na região. O deputado federal Arthur Maia falou sobre a importância do poço para minimizar os efeitos da seca. “Já destinamos R$ 3,6 milhões, por meio de emendas parlamentares, para minimizar os efeitos da seca em mais de 20 municípios na Bahia. Agradeço a parceira do amigo Vereador Tom e fico feliz em saber que estamos contribuindo para a qualidade de vida da nossa gente do interior”, disse o parlamentar.
Informações Blog do Glauber

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Intermunicipal: Seleção de Brumado vence, mas dá adeus a competição

Intermunicipal: Seleção de Brumado vence, mas dá adeus a competição
(Foto: Edmilson Leite).
Mesmo com a vitória pelo placar de 2 x 0 sobre a seleção de Itamaraju na tarde do último domingo (27) em partida válida pelo Campeonato Intermunicipal de Futebol, a seleção de Brumado deu adeus a competição. Na partida de ida realizada no dia 20 deste mês, o Itamaraju venceu de goleada por 4 x 0. Ainda de acordo com o Brumado Notícias, que já na partida do último domingo (27), Brumado precisava ao menos repetir o placar para levar a decisão para os pênaltis, mas, mesmo pressionando, a seleção brumadense ficou presa na retranca do Itamaraju, que jogou com o regulamento debaixo do braço. 

Guanambi: Três morrem em acidente na BA-573

Guanambi: Três morrem em acidente na BA-573
(Foto: Jornal Tribuna Popular de Guanambi).
Três pessoas morreram após dois carros baterem na Avenida Vereador Va do Nato, na cidade de Guanambi, no sudoeste baiano. De acordo com informações do delegado Joseberto Riberio Cruz, titular da unidade, o acidente aconteceu na noite do domingo (27) na saída para o município de Matina. De acordo com o G1, entre as vítimas estão dois homens (condutores do veículo) e uma mulher. Segundo informações da polícia, o acidente aconteceu nas proximidades da BA-573, após os dois veículos, conduzidos pelos dois homens, se chocarem. Os corpos foram encaminhados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT). Não há informações sobre a data e o local dos enterros.
Informações Brumado Notícias

Enem 2013: gasolina com z está dentro de contexto histórico, diz MEC.

Uma polêmica se acendeu nas redes sociais assim que os primeiros candidatos terminaram a prova do 1º dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste sábado. Isso porque, em uma das questões, a palavra gasolina aparece grafada com “Z” em vez de “S”. Apesar da indignação e do deboche dos candidatos, o termo foi grafado da maneira correta, segundo garante o Ministério da Educação (MEC). 
A justificativa, segundo o órgão, é a de que o texto utilizado na questão, sobre a política desenvolvimentista do ex-presidente Juscelino Kubitschek, foi mantido na prova da mesma forma que era escrito na época, mantendo, assim, o contexto histórico.
A escolha foi por “questões didáticas”. Os professores do Cursinho da Poli, que faz a correção online das questões do Enem em parceria com, afirmaram que não se trata de uma falha do exame, já que a palavra está inserida em uma charge escrita antes de 1971. Os especialistas explicam que a palavra era empregada com a letra "Z" e só passou a assumir a nova grafia após a reforma ortográfica daquele ano. Desconhecendo a antiga norma culta da língua, os internautas não perderam tempo e trataram logo de massacrar o que eles consideram um erro.
(Fonte: Terra)
Via Barreiras Notícias

Macaúbas: Menino de oito anos morre afogado na Zona Rural.

O estudante Islândio Caldeira de Almeida, de oito anos, morreu vítima de afogamento, por volta das 13h30, de ontem, domingo, 27, na localidade de Riachão da Gameleira, no município de Macaúbas.

O garoto foi encontrado sem sinais de vida pela própria mãe, em um poço d'água que há na localidade.
O corpo foi encaminhado para o IML de Barreiras, onde será necropsiado na manhã desta segunda-feira, 28.



(Fonte: Blog do Sigi Vilares)

VÍTIMA DE ACIDENTE EM SALVADOR ERA NATURAL DE RIO DE CONTAS E MOROU EM JUSSIAPE.


População de Jussiape e Rio de Contas está comovida com a morte de Reinaldo.

 
Reinaldo Junior Queiroz Ramos que morreu na manhã deste domingo (27), vítima de acidente automobilístico na Avenida Vasco da Gama, em Salvador, residiu por muito tempo e se criou na cidade de Jussiape, na Chapada Diamantina, segundos fontes do L12 Notícias ligadas a família da vítima. Houve uma controvésia quanto a sua naturalidade, onde imprensa de Salvador chegou a noticiar que Reinaldo era de Livramento do Brumado, mas a mesma fonte confirmou que a vítima era natural de Rio de Contas, o qual teria ido morar em Jussiape ainda criança e posteriormente se mudou para a Capital Baiana. Outra informação dá conta que Junior era funcionário do Banco do Brasil na cidade de Camaçarí (RMS) e, no momento do acidente, retornava de um evento de formatura da esposa Nayde (e não da filha como foi divulgado), que é livramentense. A vítima morreu após chocar o automóvel em que dirigia, um Hyundai i30, preto (e não um HB20 como foi divulgado na primeira reportagem), contra um poste. O local do acidente foi isolado pela polícia. O corpo de Reinaldo, que era filho de Dona "Terezinha", da cidade de Rio de Contas, será sepultado nesta segunda (28), no cemitério da cidade de Rio de Contas. As causas do acidente não foram divulgadas.
 

O automóvel Hyundai i30 ficou completamente destruído após o choque. (Foto: Bocão News).
Fonte: L12 Notícias

domingo, 27 de outubro de 2013

Lenda do Velvet Underground, Lou Reed morre aos 71 anos.

Lenda do Velvet Underground, Lou Reed morre aos 71 anos
Foto: Carlos Alvarez/Getty Images
A lenda do rock Lou Reed, um dos fundadores da banda The Velvet Underground, faleceu neste domingo (27) aos 71 anos, informou a revista americana "Rolling Stone". As causas da morte de Reed, que tinha passado por um transplante de fígado em maio, não foram reveladas. À frente do Velvet Underground, que criou junto com o músico galês John Cale em 1964, Reed renovou a linguagem do rock com músicas desvinculadas de interesses comerciais que relatavam a vida boêmia da Nova York das décadas de 1960 e 1970. Seu álbum de estreia, "The Velvet Underground & Nico" de 1967, com capa de Andy Warhol, se tornou um ícone. Amante da meditação, Reed gravou em 2007 seu último álbum solo, "Hudson River Wind Meditations", de música ambiental. Segundo o Portal Terra, seu último trabalho foi "Lulu", de 2011, em parceria com o Metallica
Via Bahia Notícias

sábado, 26 de outubro de 2013

Estudantes postam fotos das provas do Enem nas redes sociais; MEC promete punir.

Estudantes postam fotos das provas do Enem nas redes sociais; MEC promete punir
Foto: Reprodução / Instagram - Montagem G1
Apesar de ser proibido pelo Ministério da Educação com pena de anulação da prova, pouco antes do início oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em todo o Brasil, já circulavam fotos na internet dos testes e gabaritos postados por estudantes neste sábado (26). “Não tentem postar imagem no início do exame, porque você vai ser identificado, acredite nisso”, avisou o ministro Aloizio Mercadante. No entanto, as fotos já circulam pelo Instagram e, em duas delas, é possível identificar até o nome completo e os dados dos documentos dos inscritos. O MEC afirma que está monitorando as redes sociais. Em 2012, 65 candidatos foram retirados das salas pela prática. Informações do G1.
Via BN

Recursos do Bolsa Família superam valores do FPM em mais de 400 cidades.

Recursos do Bolsa Família superam valores do FPM em mais de 400 cidades
O valor dos benefícios para o Bolsa Família supera a receita obtida com o Fundo de Participação dos Municípios em 457 cidades brasileiras. A maioria dos casos está nas regiões Norte e Nordeste. O dinheiro do programa cai diretamente na conta das famílias contempladas, enquanto os recursos do FPM, composto pela receita de tributos como o IPI e o Imposto de Renda, entra no caixa da prefeitura e é usado basicamente para o custeio da máquina pública e pagamento de funcionários. Pequenas cidades ainda têm no FPM a sua principal fonte de financiamento mensal, em geral com características comuns de elevado número de famílias do Bolsa Família e barreiras para encontrar outras formas de arrecadação. Na cidade cearense de Tianguá, o repasse a aos beneficiados, que representam mais da metade de seus 72 mil habitantes, somou em três meses R$ 1,1 milhão a mais do que a verba obtida pelo FPM. No ano passado, o volume do benefício pago na localidade foi equivalente a 20% da receita total da prefeitura. O programa federal, que completa dez anos, pagou no ano passado R$ 21,1 bilhões a 14 milhões de famílias. No mesmo ano, o fundo somou R$ 67,7 bilhões. O volume de recursos do Bolsa cresce em ritmo superior ao da verba do FPM. Com a iniciativa do governo de desonerar produtos como automóveis e eletrodomésticos, menos recursos têm sido destinados ao fundo. Informações da Folha.
Via BN

Dilma considera 'barbárie' vandalismo e espancamento de PM em SP.

por Erich Decat | Agência Estado
Dilma considera 'barbárie' vandalismo e espancamento de PM em SP
Foto: Iacio Teixeira/Coperphoto/Estadão Conteúdo
A presidente Dilma Rousseff classificou neste sábado (26) como "barbárie" os atos de vandalismo ocorridos na noite desta sexta-feira (25), em São Paulo, e cobrou punição dos responsáveis pelo quebra-quebra realizado por mascarados na região central da cidade. "São barbáries antidemocráticas. A violência cassa o direito de quem quer se manifestar livremente. Violência deve ser coibida", disse a presidente por meio do microblog Twitter. "As forças de segurança têm a obrigação de assegurar que as manifestações ocorram de forma livre e pacifica", acrescentou. Na sequência, ela cobrou que a Justiça puna os abusos, nos termos da lei. Os atos de vandalismo que geraram destruição no centro da cidade tiveram início durante ato do Movimento Passe Livre (MPL) em defesa do transporte gratuito, que terminou com 78 pessoas detidas, dez ônibus depredados e 17 caixas eletrônicos e orelhões destruídos. No meio do quebra-quebra, o coronel da PM Reynaldo Rossi foi agredido com uma placa de ferro e após ser espancado por alguns mascarados deu entrada no Hospital das Clinicas com fratura na escápula e suspeita de traumatismo craniano. A presidente Dilma também condenou as agressões sofridas pelo militar. "Presto minha solidariedade ao coronel da PM Reynaldo Simões Rossi, agredido covardemente ontem por um grupo de black blocs em SP", afirmou a presidente. "Agredir e depredar não fazem parte da liberdade de manifestação. Pelo contrário", acrescentou.

Caturama: Estupradores são identificados e presos.

Caturama: Estupradores são identificados e presos
(Foto: Divulgação/PC).
Em cumprimento a dois mandados de prisão decorrentes de sentença penal condenatória transitada em julgado, Gilberto Antônio de Oliveira, 39 anos, e Valdivino Domingues de Almeida, 30 anos, foram presos nesta sexta-feira (25). Ambos são acusados de estuprar uma mulher na zona rural de Caturama, no sudoeste baiano, onde residem. O crime hediondo foi cometido com requintes de crueldade, pois a vítima ficou bastante machucada e teve de prestar depoimento amparada pelos policiais e familiares. Ainda segundo o Brumado Notícias, a perícia constatou que o corpo da vítima estava cheio de hematomas, notadamente na região genital. Os estupradores aguardam transferência para a cidade de Salvador, a fim de cumprirem cada um pena de oito anos e nove meses em regime fechado.

GUARDA MUNICIPAL DE SALVADOR (BA) É ASSASSINADO EM SERVIÇO NO BAIRRO DA MATA ESCURA.

Mais um assassinato de Guarda Municipal registrado na Bahia, o estado ocupa em 2013 o segundo lugar no Brasil em assassinato desses agentes perdendo apenas para o estado de São Paulo, e em 2012 ocupou o primeiro lugar em todo o país.

Nesta última madrugada do dia 26 de outubro, por volta das 00:10 hs um veículo da Guarda Municipal de Salvador que fazia nos postos de serviço foi alvejado por marginais no bairro de Mata Escura, um dos projeteis penetrou pela porta malas atingido o GM Carlos Santa Rosa, que acabou falecendo. Infelizmente mais um registro de um Guarda Municipal assassinado, enquanto isso a administração da Guarda Municipal de Salvador prefere dar o curso de armamento e tiro para o pessoal que trabalha administrativamente dentro da sede da GMS deixando todo o restante que trabalha nas ruas sem este importante curso. Cabe perguntar será qual a necessidade imediata que uma pessoa que trabalha dentro de uma sala com ar condicionado de ter o curso de armamento e tiro em relação as pessoas que estão todos os dias nas ruas e postos de serviços arriscando suas vidas? Enquanto isso mais um colega de farda entra para a estatística de falecimento de Guardas Municipais na Bahia e no Brasil. A Bahia ocupa neste ano de 2013 o segundo lugar no ranque de assassinato de guardas municipais perdendo apenas para o estado de São Paulo, sendo que em 2012 a Bahia que ocupou o primeiro lugar.

Por Alan Braga

Fonte: FEBAGUAM

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Cientistas chineses criam rosto em seio de mulher e realizam transplante.

Cientistas chineses criam rosto em seio de mulher e realizam transplante
Foto: Reuters/China Daily
Cientistas chineses inovaram mais uma vez na cirurgia médica. Depois de implantarem um nariz na testa de um paciente, fizeram um transplante de face depois de desenvolverem o rosto no peito de uma mulher. Clique aqui e saiba mais na Coluna Saúde do Bahia Notícias.

Brumado: Suspeita de ocultação de cadáver leva polícia a sepultura de cachorro.

Brumado: Suspeita de ocultação de cadáver leva polícia a sepultura de cachorro
O cão da raça rottweiler estava enterrado em uma propriedade na Fazenda Riachão, a margem da BA-262, sentido ao município de Aracatu. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias)
Dois delegados da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), uma guarnição da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) foram mobilizados na noite da última quinta-feira (24) para uma propriedade na Fazenda Riachão, a margem da BA-262, sentido ao município de Aracatu, onde o dono do terreno e demais vizinhos suspeitavam que alguém pudesse ter sido enterrado. A possibilidade surgiu quando, ao chegar à propriedade, o homem se deparou com uma caixa de papelão e ao lado uma sepultura com três flores brancas. Como não sabia do que se tratava, o proprietário do terreno acionou a polícia. O cenário indicava que havia realmente um corpo ocultado no local, mas para surpresa de todos a polícia encontrou o cadáver de um cachorro da raça rottweiler enterrado. “Ficamos aliviados por não ter sido um ser humano. De início, parece engraçado, mas não foi um trote; havia uma situação de suspeita real, ainda mais se levando em consideração os tempos em que estamos vivendo no município. Graças a Deus, as nossas suspeitas estavam erradas”, comentou um dos delegados ao site Brumado Notícias após a descoberta do cachorro.
(Fonte: Brumado Notícias)

Macaúbas: Prefeito fala sobre rompimento com ex-Prefeito Amelinho.

Antigos aliados se separam.
Em análise da entrevista ontem, o Blog do Glauber publicou nesta sexta(25), a seguinte nota, o prefeito de Macaúbas, José João Pereira, o Zezinho (PSB), falou ontem (24) à FM Macaúbas, em vídeo postado no site Macaúbas On Off, sobre os motivos do seu rompimento político com o ex-prefeito Amélio Costa Júnior (Amelinho) e a necessidade de aproximação com a oposição. Segundo Zezinho, nos dois mandatos do então prefeito Amelinho sempre houve uma união entre os dois, todavia, agora que ele virou prefeito, o ex-gestor convidou alguns amigos para ser seu vice [em 2016]. “Tudo isso vinha acontecendo sem conversar comigo. Achava estranho”, disse Zezinho, sem falar o nome do ex-prefeito.
O prefeito destacou o momento difícil porque passam todas as prefeituras do Brasil, inclusive a de Macaúbas, que fechará as portas hoje (26) em protesto contra a crise financeira e pedido de aumento do FPM. “Não sei se foi por isso que ele abandonou a gente. Ele não quis saber de Zezinho; procurando candidato pra vice-prefeito já”, reclamou o prefeito em relação ao comportamento político do ex-gestor.
Zezinho também afirmou que, para sair do PSB, Amelinho (a quem chama de ex-prefeito apenas) deveria, antes, ter conversado com ele. “Como é que meu companheiro, companheiro de luta e tudo, sai de meu partido sem ao menos comunicar comigo? E o pior de tudo não é só sair do partido. O pior de tudo que ele tentou registrar um outro partido. Além de sair do partido ele ainda chama os vereadores da base do governo para fazer parte de um partido novo. O que ele quer com isso? Esvaziar o meu governo; esvaziar a minha administração. Tudo isso eu fiquei chocado. Eu ficaria, então, com minoria na Câmara de Vereadores” disse o prefeito, que completou: “Um momento de crise; um momento difícil que as prefeituras estão passando, como é que eu vou governar, como é que vou administrar sem contar com a Câmara de Vereadores? Com 4 ou 5 vereadores eu não poderia administrar nunca uma prefeitura”.
Zezinho reforçou sua ideia de que quem saiu do grupo político foi Amelinho e que por isso buscou apoio da oposição, comandada por Robinson Nunes, candidato que enfrentou nas eleições do ano passado. “Quem saiu não foi Zezinho; quem saiu do PSB foi o ex-prefeito. Então aí eu tinha que ter sobrevivência política. Foi por isso que houve o entendimento entre as forças políticas de Macaúbas, que me deu o apoio, o respaldo de vereadores. Vou ter o apoio da Câmara. Agora melhorou. Vamos ficar mais ou menos com 10 vereadores. Eu quero fazer um grande trabalho. Eu acho que ficou mais ou menos explicado a separação de Zezinho com o ex-prefeito. Eu quero ratificar o que eu disse aqui: quem saiu não fui eu; quem saiu foi ele”, finalizou Zezinho, dizendo ainda que houve um plano para desestabilizar sua administração.
o Blog do Glauber informa ainda que abre espaço para quaisquer esclarecimentos por parte das pessoas citadas na matéria.

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

VITÓRIA DA CONQUISTA: SUSPEITOS DE TRÁFICO SÃO PRESOS COM 147 TABLETES DE MACONHA.

(Foto: Divulgação).
Na manhã desta quinta-feira (24), policiais da CIPE/Sudoeste (CAESG), da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal, realizaram uma abordagem no KM 840 da BR 116, em Vitória da Conquista-BA, a um caminhão baú, conduzido por Manoel Gomes Albuquerque, 46 anos, que estava acompanhado de uma adolescente de 17 anos. Após buscas, foi encontrado em um compartimento do caminhão 149 (cento e quarenta e nove) tabletes de maconha com 500g cada tablete, e mais 30 (trinta) pinos de cocaína. A droga estava sendo trazida pela adolescente, com apoio do caminhoneiro, e seria distribuída na cidade de Vitória da Conquista. O material apreendido e os suspeitos foram apresentados na sede da Policia Federal da cidade onde serão tomadas as medidas penais cabíveis.
(Fonte: L12 Notícias)
Com informações da CIPE/Sudoeste

Pindaí: Prefeita reduz o próprio salário, do vice e do secretariado.

Pindaí: Prefeita reduz o próprio salário, do vice e do secretariado


Em contraponto ao que normalmente acontece na política nacional, a prefeita do município de Pindaí, Rosane Madalena Ladeia Pereira Prado (PSDB), sancionou uma lei que autoriza o Poder Executivo Municipal a reduzir 30% do salário de todos os servidores ocupantes de cargos comissionados na Administração. Ainda segundo o site Brumado Notícias,  a lei publicada na última quarta-feira (23), incluiu ainda a redução do pagamento direcionado à própria gestora Rosane e do valor recebido pelo vice-prefeito Jidasio Alves. Todo o secretariado municipal autorizou a diminuição dos vencimentos, que tem como objetivo adequar o percentual gasto com folha de pagamento ao limite estabelecido na lei de responsabilidade fiscal. “Apesar de todas as medidas adotadas pela gestão para manter a austeridade, a constante queda no repasse dos recursos federais nos obriga a adotar novas medidas para preservar o equilíbrio financeiro, visando atender às demandas da população”, explicou a prefeita Rosane.

NOTA DE ESCLARECIMENTO DO DETRAN-BA.

O Diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-Ba) Maurício Botelho alerta os condutores de veículos que os e-mails enviados com a assinatura do órgão sobre perda da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) por ter ultrapassado o número de pontos trata-se de informação inverídica, e não deve ser levada em consideração. 

O e-mail tem como assunto :

“Entrega de sua carteira de motorista” e o seguinte texto: 

 “ Por motivo de perda de 21 pontos ou mais no prazo de 12 meses, conforme extrato de multa em anexo. Informamos que sua Carteira Nacional de Habilitação se encontra suspensa em nosso sistema. Pedimos ao Sr(ª) comparecer no endereço da agência do Detran em anexo para efetuar a entrega de sua carteira de motorista no prazo de 10 dias a contar do recebimento dessa notificação. 

 Departamento Nacional de Trânsito (DETRAN)

” Vale ressaltar que o órgão não envia e-mails desta natureza aos condutores de veículos. Eles são notificados através de correspondências ou publicação no Diário Oficial do Estado da Bahia. Nos colocamos à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas sobre o assunto. 

Assessoria de Comunicação Social 
 DETRAN-BA – Departamento Estadual de Trânsito da Bahia