sábado, 28 de novembro de 2015

Ministério Público Federal de olho no uso irregular das maquinas do PAC 2. Macaúbas está na lista.

Maquinas do PAC 2 carregando lixo. Desvio de função conforme orienta o MPF. (Foto reprodução)
Maquinas do PAC 2 carregando lixo. Desvio de função conforme orienta o MPF. (Foto reprodução)
O Ministério Público Federal, recomenda ao delegado federal do MDA na Bahia a adoção de medidas para fiscalizar os municípios no uso dos equipamentos, doados pela União por meio do Programa de Aceleração do Crescimento. Na jurisdição do Ministério Público com sede em Guanaimbi, 42 municípios receberão notificações, veja abaixo nota expedida pelo MPF:
“O Ministério Público Federal (MPF) em Guanambi/BA recomendou a 42 municípios baianos(confira a lista abaixo) a implantação do sistema de controle para utilização das máquinas agrícolas doadas pela União, por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), com recursos da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). Os prefeitos têm o prazo de 40 dias para informarem sobre as medidas adotadas.
Por meio do programa, tais municípios receberam da União pelo menos os seguintes equipamentos: retroescavadeira, motoniveladora, caminhão caçamba, pá carregadeira e caminhão-pipa. Os equipamentos foram doados às prefeituras para realizar metas previstas no PAC 2, como: abertura, readequação e conservação de estradas nas zonas rurais dos municípios, visando à melhoria das condições de vida dos pequenos agricultores.
Segundo a recomendação, os prefeitos devem promover o preenchimento do diário de operação de cada máquina indicando o operador, a localidade, a data, os quilômetros percorridos e os serviços executados, e publicá-lo na imprensa oficial, a cada dois meses. As prefeituras também devem seguir às seguintes providências, dentre outras: designação de local específico para a guarda das máquinas; liberação e custeio do deslocamento de servidores para treinamento de operação dos equipamentos; realização de revisões e manutenções preventivas; apresentação dos relatórios anuais de utilização.
As medidas têm por objetivo evitar que haja a utilização inadequada dessas máquinas, além de possibilitar a realização do controle social pela própria população. O uso desses equipamentos fora do que regulamenta o programa federal, além da aplicação de sanções aos gestores municipais responsáveis, pode resultar na revogação da doação e retomada das máquinas pela União.
Na ocasião, o MPF recomendou ao delegado federal do MDA na Bahia a adoção de medidas para fiscalizar os municípios no cumprimento das obrigações previstas pelo uso das máquinas e para apurar as denúncias de desvios e emprego irregular dos equipamentos.
Municípios que receberam a recomendação do MPF: Guanambi, Abaíra, Bom Jesus da Lapa, Boquira, Botuporã, Brotas de Macaúbas, Caculé, Caetité, Candiba, Carinhanha, Caturama, Érico Cardoso, Ibiassucê, Ibipitanga, Ibitiara, Igaporã, Ipupiara, Iuiú, Jacaraci, Jussiape, Lagoa Real, Licínio de Almeida, Livramento de Nossa Senhora, Macaúbas, Malhada, Matina, Morpará, Mortugaba, Novo Horizonte, Oliveira dos Brejinhos, Palmas de Monte Alto, Paramirim, Paratinga, Pindaí, Riacho de Santana, Rio de Contas, Rio do Antônio, Rio do Pires, Santana, Sebastião Laranjeiras, Tanque Novo, Urandi.”
via Macaúbas On Off

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

WHATSAPP: ATUALIZAÇÃO TRAZ FAVORITOS E PRÉVIA DE LINKS PARA TODOS.

O WhatsApp para Android ganhou uma atualização nesta quarta-feira (25). O novo recurdo possibilita a marcação de mensagens como favoritas (marcadas com estrela) e a prévia de links. Conta o site TechTudo que outra novidade, exclusiva para o Android Marshmallow, é o suporte ao compartilhamento direto. Segundo a publicação, a nova funcionalidade torna mais simples o envio de conteúdo de outros apps para conversas específicas do WhatsApp. 


A versão 2.12.367 oficializa os recursos que antes estavam disponíveis apenas via APK. Para usufruir das novas funções, os utilizadores devem acessar a Google Play Store e fazer a atualização.

Mensagens favoritas - Com a atualização, as mensagens marcadas por uma "estrelinha" já estão disponíveis para todos. Esse recurso permite destacar mensagens importantes, para acessar rapidamente depois. Explica a publicação que os trechos de conversa podem ser encontrados ao clicar em "Configurações" e depois em "Mensagens Marcadas".

Prévia de Links - A partir de agora, ao colar um link no campo de texto, o aplicativo exibirá uma prévia do conteúdo do site. Segundo o TechTudo, essa função é útil ao enviar posts do Instagram ou vídeos do YouTube, por exemplo. No entanto, pode ser desativada a qualquer momento. Para desativar o utilizador deve clicar no ícone de “X’’ em cima do link antes de enviar a mensagem.Compartilhamento direto - Esta funcionalidade está disponível somente para celulares com Android Marshmallow. O recurso adiciona as conversas do WhatsApp mais acessadas pelo usuário às opções de compartilhamento dentro dos aplicativos. O site explica que essa seção costuma incluir servidores de e-mail, de armazenamento em nuvem e o rolo de câmera do celular. 

Notícias ao Minuto

QUATRO PESSOAS SÃO ENCONTRADAS MORTAS EM FAZENDA NO MUNICÍPIO DE SERRA PRETA.

Quatro pessoas, entre elas uma mulher grávida, foram encontradas mortas nesta quarta-feira (25) em uma fazenda localizada na zona rural do município de Serra Preta, a cerca de 150 quilômetros de Salvador. A polícia não tem informações do tempo de gravidez da mulher.
Segundo o delegado que investiga o caso, João Uzzum, as vítimas são dois homens e duas 
mulheres. A suspeita é de que todos foram executados com golpes de facão e faca durante a madrugada desta quarta-feira. 

Além disso, entre os mortos estava um homem suspeito de participar de um assalto a uma casa lotérica em Feira de Santana. O homem estaria com as armas que pertenciam a uma quadrilha rival. Com isso, o grupo teria ido na localidade buscar as armas e acabou executando as pessoas.

A polícia ainda relata que as vítimas estavam fugindo do grupo rival e foram se esconder na fazenda que está abandonada e pertence a avó de um dos mortos.

Os corpos das vítimas foram encaminhados ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) em Feira de Santana. Não há informações sobre o enterro deles. G1

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

PANIFICADORAS AUMENTAM FATURAMENTO APÓS ADERIR A PROGRAMA PROPAN PLENO.

Há três anos no mercado de panificação, no município de São Desidério, Oeste da Bahia, a empresária Neuzelita Muniz decidiu que era hora de inovar o empreendimento JC Panificadora. Em julho desse ano, resolveu participar do Programa de Desenvolvimento da Alimentação, Confeitaria e Panificação (Propan Pleno), onde recebeu consultorias especializadas em setores como produção, gestão de pessoas e marketing.

Neuzelita percebeu que o movimento em seu estabelecimento aumentou após algumas mudanças na empresa, orientadas pelos consultores da iniciativa, que durou quatro meses. “Mais do que elogios, os clientes estão comparecendo. E tudo melhorou após pintar a padaria, mudar móveis de lugar, colocar novas prateleiras e passar a utilizar a comanda para maior controle de vendas de produtos, dentre outras mudanças”, destaca a empresária. Prova disso é que, apesar do momento econômico do país, na panificadora foi percebido um aumento nas vendas, que deve permanecer em alta.

A empresária Stela Maris, proprietária da Panificadora Italiana, também participou do Propan Pleno. “Já podemos notar uma diferença em nosso caixa de 20% em incremento. Com isso podemos dar andamento a novos projetos”, conta ela, que está há 21 anos no mercado, em Barreiras.

Participaram também da ação as padarias Belo Pão, Pão Caseiro, Delícia, Delícia 2 e Esquina do Pão, de Barreiras.

O programa visa melhoria na qualidade dos produtos, redução dos custos e dos desperdícios, satisfação dos clientes e aumento de produtividade, como destaca o gerente regional do Sebrae Barreiras, Emerson Cardoso. “Cada empresa constrói seu plano de ação com orientação dos nossos consultores e, no final, pudemos avaliar que os resultados financeiros e tecnológicos foram satisfatórios”, ressalta.

Segundo o consultor do Instituto Tecnológico de Processos e Competitividade (ITPC), Thiago Marçal, o programa traz resultados positivos para os empresários, desde a área de gestão até o aumento na produtividade e vendas. “Em Barreiras, especificamente, todos os sete participantes da turma que formamos em novembro comprovaram um crescimento nas vendas. É o atestado de que os quatro meses de programa valem muito à pena”, diz.

Por Luciane Souza | Foto João Alvarez

CHINESES QUEREM IMPORTAR DO BRASIL ATÉ 1 MILHÃO DE JUMENTOS POR ANO, DIZ MINISTRA.

Durante missão na China, a ministra da Agricultura, Kátia Abreu, recebeu uma demanda inusitada de um empresário. O investidor disse ter interesse em importar 1 milhão de jumentos por ano. A história foi relatada pela própria ministra, pelo microblog Twitter. "No seminário dos empresários chamou a atenção um investidor com um interesse que nos pareceu piada, mas não era.

Ele quer importar jumentos para a China", relatou Kátia Abreu. "Inacreditável, mas sua demanda é de 1 milhão de jumentos ano. Morro e não vejo tudo", disse a ministra. A mensagem da ministra gerou comentários bem humorados na rede social. 

Outra demanda diferente das demais foi a de uma empresa de fármacos, que quer 10 mil toneladas de casca de tangerina por ano para produzir óleos e essências. A ministra fica até o fim desta semana na China.

AERONAVES DA FAB REFORÇAM COMBATE A INCÊNDIO NA CHAPADA DIAMANTINA.

Uma aeronave Hércules C-130 e um helicóptero Super Puma da Força Aérea Brasileira (FAB) começaram a atuar no combate aos incêndios florestais na Chapada Diamantina, nesta quarta-feira (18). Segundo a Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) são 11 aeronaves - sete aviões e quatro helicópteros – a serviço do programa Bahia Sem Fogo, sendo utilizados para lançamento de rajadas de água sobre a área atingida, transporte dos bombeiros e
brigadistas às áreas de difícil acesso, além de monitoramento aéreo para subsidiar os rumos 
do combate.

O reforço dos aviões da FAB foi anunciado no último domingo (15) pelo governador Rui Costa. A aeronave é equipada com cinco tanques de água e dois tubos que se projetam pela porta traseira, com capacidade de levar até 12 mil litros de água e processo de recarga considerada rápida, cerca de doze minutos.

O secretário estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, que se encontra na Chapada coordenando os trabalhos do Bahia Sem Fogo, ressaltou a dedicação integral da equipe no combate os incêndios. “O balanço das ações até o momento é positivo. Constatamos a diminuição considerável dos focos, mas a atenção continua redobrada”.

A coordenadora de Fiscalização Preventiva do Inema e perita em incêndios florestais, Fabíola Cotrim, fez um balanço das ações nos últimos dias. “Estamos com frentes concentradas nos municípios de Mucugê e Palmeiras, com a utilização da aeronave da FAB e dos aviões Air Tractor enviados pelo Governo do Estado. Também foram disponibilizados pelo Exército Brasileiro três carros-pipas, quatro jipes marruá para o transporte de equipamentos e pessoal”.

Ação preventiva

Até o momento foram controlados os principais focos de incêndios registrados entre os municípios de Lençóis e Palmeiras, na BR-242, nas proximidades do Rio Mucugezinho, nas localidades de Campo São João, Morrão e Cercado, mas os brigadistas continuam no local como ação preventiva para que não haja reignição.

De acordo com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros da Bahia, coronel Francisco Luiz Telles de Macedo, há muitos locais onde o acesso só é possível por meio do helicóptero ou caminhada. “Um percurso muito longo estafaria o pessoal antes do combate. A aeronave permite que os militares cheguem inteiros a essas regiões além de possibilitar o transporte de uma quantidade maior de equipamentos”.

Na tarde de terça-feira (17) outra aeronave C-130 Hércules pousou em Lençóis com 20 toneladas de equipamentos (compressor, piscinas, moto - bombas, empilhadeira e fonte de força) de apoio para a operação de combate ao incêndio.

O trabalho de combate ao fogo na Chapada Diamantina tem o reforço de 34 militares da FAB, 140 pessoas envolvidas na operação entre bombeiros, Exército, brigadistas voluntários capacitados pela Sema, técnicos do Inema, de prefeituras locais e brigada do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo). Os municípios participam das operações com a disponibilização de sete carros-pipas para que o fogo seja controlado o mais rápido.
Fotos: Divulgação/FAB
Secom  - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

A PARTIR DE 2016, PORTO SEGURO SERÁ CAPITAL DA BAHIA NO DIA 22 DE ABRIL.

A partir de 2016, Porto Seguro será a capital baiana todo dia 22 de abril. Situada no extremo sul do estado, a cidade é apontada como o local em que as naus portuguesas chegaram ao Brasil, em 1500. A proposta do deputado estadual Jânio Natal (PRP) foi aprovada pelo plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) e promulgada pelo presidente da Casa, Marcelo Nilo (PDT). 


O texto foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (19) e determina que a sede do governo seja simbolicamente transferida para Porto Seguro no dia 22 de abril – data em que Pedro Álvares Cabral pisou pela primeira vez nas terras tupiniquins. Ex-prefeito do município, Jânio já havia proposto que a capital federal também mudasse para o extremo sul baiano no Dia do Descobrimento do Brasil. 

Na Câmara Federal, o projeto foi aprovado pelas Comissões de Constituição, Justiça e Cidadania e de Educação e Cultura e aguarda apreciação do plenário. Desde 2008, a sede do governo do Estado já é transferida, anualmente, para a cidade de Cachoeira no dia 25 de junho, em comemoração às lutas do município do Recôncavo que resultaram na Independência da Bahia.

BN

ASSEMBLEIA APROVA AUMENTO DE ICMS DA CERVEJA E DO CIGARRO.

O aumento do ICMS que incide sobre a cerveja e o cigarro, proposto pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), foi aprovado na noite desta quarta-feira, 18, pelo plenário da Assembleia Legislativa. Por 55 votos a favor e seis contrários, os deputados aprovaram emenda aglutinativa estabelecendo em 20% o ICMS sobre a cerveja - no texto original do PL a alíquota subia de 18% para 23% - e manteve a proposta original do governo paulista de elevação da alíquota do cigarro de 25% para 30%.
Em contrapartida, o parlamento paulista aprovou a redução do ICMS incidente sobre os medicamentos genéricos de 18% para 12%. Também na noite desta quarta, 18, a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou, por unanimidade, o projeto de lei do executivo que institui o Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep). O projeto prevê que os recursos venham da cobrança adicional de 2% do ICMS sobre produtos considerados supérfluos - como fumo, bebidas alcoólicas (cerveja), de doações, auxílios, subvenções e legados de pessoas físicas ou jurídicas do País ou do exterior. 

O adicional de 2% do ICMS recairá nas operações destinadas ao consumo final, sujeitas ou não ao regime de substituição tributária. Com isso, na prática o ICMS da cerveja passa para 22% e o do cigarro para 32%. A previsão de arrecadação anual deste fundo é de R$ 1 bilhão, com destinação para projetos em áreas sujeitas à vulnerabilidade. Na semana passada, o governo de São Paulo voltou atrás na proposta de aumento de 18% para 23% na alíquota de ICMS sobre a cerveja em razão da resistência de parlamentares da Alesp e da indústria de bebidas. 

O governo obteve, na negociação, o compromisso das indústrias produtoras de cerveja de que os empregos no setor serão mantidos. As mudanças entram em vigor no dia 1º de janeiro de 2016. Com informações do Estadão Conteúdo.

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

TREMOR DE TERRA EM CIDADE DO TOCANTINS ASSUSTA MORADORES.

Alguns moradores de Peixe (TO) ligaram no Portal Atitude para relatar um suposto tremor de terra ocorrido por volta das 07hs:30min, deste domingo. Nenhum órgão competente se manifestou sobre o caso. “Este tremor foi sentido no raio de quase 20 quilômetros”, disse Jarley Araújo.
O fato da cidade está na região da Usina Peixe Angical tem preocupado os moradores de
Peixe que afirma que ouviram e sentiram um tremor de terra na manhã deste domingo.

“Foi ouvido na usina em aqui em Peixe e entrei no instituto sismológico de  São Paulo para ver se havia alguma coisa e já tentei entrar em contato com o departamento de sismologia da Universidade de Brasília que controla os tremores de terra nesta região, mas não consigo falar com ninguém e agora mesmo fiz umas oito ligações para a defesa civil do Tocantins mas não atendem”, disse Jarley Araújo.

A funcionário pública, Melânia Wickert Shaedler, lembrou que não foi a primeira vez que os moradores sentiram tremor na cidade.

“Já aconteceu em 2006 e na época foi às 5:30h da madrugada e foi tão forte que deu para ouvir os copos batendo um contra o outro dentro do armário. O barulho foi tão forte naquele dia, que eu acordei. O abalo daquele ano foi registrado por sismógrafos de Goiás, Brasília, Minas e até de São Paulo”, lembrou a moradora.


Atitude TO

IBOTIRAMA: CARRETA CARREGADA DE CALCÁRIO TOMBA NA BR-242.

Na manhã desta segunda-feira dia 16, na rodovia BR-242, na altura da serra do Cipó,  no município de Ibotirama. De acordo com informações, o condutor de uma carreta carregada de calcário perdeu o controle e tombou, toda a carga ficou espalhada às margens da rodovia.
Apesar do susto, o motorista saiu ileso do acidente. A polícia rodoviária federal esteve no local e registrou o acidente.

Barreiras Notícias

Curso de Medicina será instalado na Faculdade de Guanambi.

Curso de Medicina será instalado na Faculdade de Guanambi
Através da Portaria 880, publicada no dia 13 de novembro, o Ministério da Educação (MEC) autorizou a implantação do curso de Medicina na Faculdade Guanambi (FG). Serão oferecidas anualmente 50 vagas. A decisão judicial é resultado de solicitação da FG junto ao MEC desde 2010. Ela garante de forma antecipada o direito de instalação do curso, embora ainda seja possível uma revogação da decisão, mas espera-se que a decisão seja mantida ao final da ação.

Campanha da Justiça Eleitoral incentiva jovens a tirar o primeiro título.

Campanha da Justiça Eleitoral incentiva jovens a tirar o primeiro título
A Justiça Eleitoral lançou nesta semana, de 16 a 20 de novembro, a Semana de Alistamento do Jovem Eleitor, cujo objetivo é incentivar o alistamento eleitoral de jovens de 16 e 17 anos, para os quais o voto é facultativo. O jovem nessa faixa etária já tem o direito garantido pela Constituição Federal. Para tirar o primeiro título de eleitor, basta que o jovem se dirija ao cartório eleitoral da sua região, levando a documentação necessária. Além da Semana de Alistamento do Jovem Eleitor, os interessados em votar nas Eleições Municipais de 2016 podem se alistar na Justiça Eleitoral até o dia 4 de maio do ano que vem. Os jovens que ainda têm 15 anos, mas completarão 16 até o dia 2 de outubro de 2016 (data do primeiro turno das eleições municipais), também poderão escolher os seus representantes. No entanto, só poderão tirar seu primeiro título no ano que vem. Segundo dados de setembro deste ano, há no país 1.234.355 eleitores de 16 e 17 anos habilitados a exercer sua cidadania por meio do voto e participar de todo o processo eleitoral.

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Brasileiros criam azeite vermelho.

Cosmo Pacetta, mestre em oliveiras pela Universidade de São Paulo (Brasil) criou uma nova – e inesperada – versão de azeite. Trata-se de um azeite que é nada mais, nada menos do que vermelho… sim vermelho e feito à base de tomate. 


Segundo a Revista Exame, o Red Olive (já patenteado) é o primeiro a nível mundial que conta com o tomate na sua composição. Mas não é apenas a cor que se destaca, o sabor é também característico e bastante diferente do tradicional azeite verde – ou em tons mais dourados.

Medida aprovada na Câmara pode elevar conta de luz.

Os debates da Medida Provisória 688/15, aprovada nessa terça-feira (10/11) pela Câmara dos Deputados, ficaram centralizados em um ponto principal: o impacto das mudanças na conta de energia de cidadãos e empresas brasileiras. A MP faz duas grandes mudanças no setor, ao trazer novas regras para leilões de hidrelétricas, com a determinação de pagamento de bônus pela concessionária; e ao transferir para a bandeira tarifária o risco da menor produção de energia por conta da seca, o risco hidrológico, já que usinas têm gerado menos para manter os reservatórios. 


Para a oposição, ao cobrar um bônus dos contratos de hidrelétricas já amortizadas, a MP vai inviabilizar a geração de energia mais barata, já que os novos concessionários irão repassar para a conta o valor do bônus, cerca de R$ 17 bilhões. O governo, por outro lado, garantiu que a menor tarifa vai continuar como parâmetro para os novos contratos. Segundo o deputado Fábio Garcia (PSB-MT), o governo resolveu cobrar o bônus para fazer caixa e cobrir o rombo nas contas públicas. “Cobrar de usina já amortizada um bônus de R$ 17 bilhões, mudando completamente a regra que existia anteriormente, é errado. 

O preço da energia passa de R$ 37 para R$ 137 e esse aumento vai cair nas costas do consumidor. Não vamos resolver o ajuste fiscal nas costas do trabalhador brasileiro”, criticou. O deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA) também condenou a medida. “A concessão é por menor tarifa ou maior outorga. O governo resolveu tirar dinheiro do consumidor, o que equivale a mais um imposto. Temos de defender o bolso, a bolsa e a mesa do brasileiro”, avaliou. 

O líder do DEM, deputado Mendonça Filho (PE), também criticou a proposta. “Essa medida provisória é mais uma que contraria o interesse da população brasileira porque vai significar mais aumento na conta de energia, o que é insuportável”, disse. Para o líder do PPS, deputado Rubens Bueno (PR), o brasileiro já teve de pagar o preço da construção das usinas e agora terá de pagar uma bonificação extra. “Essas hidrelétricas já foram pagas pelo povo brasileiro, embutidas na taxa de energia elétrica. Não tem mais razão de leiloar, a não ser para tomar mais dinheiro da sociedade brasileira para investir no governo que desperdiça dinheiro de todos nós”, disse.

Fogo volta atingir a Chapada e preocupa moradores.

Um incêndio continua a se alastrar em duas regiões da Chapada Diamantina, na Bahia, nesta quarta-feira, 11. As chamas começaram há 17 dias no Morro Branco, no Vale do Capão. Neste fim de semana foi identificado outro foco na cidade de Ibicoara. Brigadistas combatem o fogo nas duas regiões, mas encontram dificuldade.
De acordo com o brigadista Elias Costa Júnior, o acesso aos locais atingidos pelo incêndio é
complicado por conta do terreno acidentado e com pedras soltas. Outros fatores também dificultam o trabalho. “Esse tipo de incêndio é um dos piores, porque o processo para debelar é lento e tem muito combustível (para o fogo) devido ter turfa (material de origem vegetal, parcialmente decomposto) na área atingida”, explica.

Ele afirma também que as chamas são recorrentes, mesmo com o combate diário, já que “esquenta (a vegetação) e o fogo volta”. Com isso, o brigadista acredita que agora só é possível monitorar o incêndio para evitar que ele se propague ainda mais. “Só a chuva poderá acabar com o incêndio”, diz.

Atualmente, cerca de 70 pessoas atuam no controle da situação, entre brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) e voluntários.

Apesar do trabalho, moradores da Chapada Diamantina usam as redes sociais para falar do temor do incêndio atingir as áreas urbanas. Um internauta disse que o “fogo está descendo a serra, o que significa que o Vale do Capão corre risco!”.

A situação em Ibicoara também é crítica e há relatos de que a fumaça atingiu a cidade, o que causa desconforto respiratório para os moradores.


Rb.am

Substância contra câncer tem fornecimento proibido pelo Tribunal de Justiça de São Paulo.

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) determinou, nesta quarta-feira (11), a suspensão do fornecimento da fosfoetalonamina a portadores de câncer. Segundo a Agência Brasil, a ação foi interposta pelo governo do estado contra a decisão que autorizava o fornecimento. 


O argumento do governo estadual é de que, por não se tratar de medicamento, a "substância tem efeitos desconhecidos nos seres humanos". Outra argumentação é que, não sendo medicamento, não possui registro perante a autoridade sanitária. 

No julgamento, o desembargador Sérgio Rui declarou não ser prudente a liberação da fosfoetalonamina sem as necessárias pesquisas científicas. A substância produzida no Instituto de Química de São Carlos (IQSC), da Universidade de São Paulo (USP), não possui registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Ronaldinho Gaúcho está na mira do Olimpia

A notícia sobre o suposto novo destino de Ronaldinho Gaúcho correu rapidamente na tarde desta quinta-feira. Em entrevista à Rádio Uno 650 AM, do Paraguai, o ex-jogador do Olimpia, Aldo Bobadilla, disse que entregou o número de telefone do brasileiro ao presidente do clube, Marco Trovato.
"Ronaldinho quer vir para o Olimpia, seria um prazer para ele jogar na Franja", declarou Bobadilla, que ainda se gabou por ser um dos poucos paraguaios que mantém uma relação de amizade com o ex-craque do Barcelona.
O Olimpia é um velho conhecido de Ronaldinho Gaúcho. Foi contra o time paraguaio que o meio-campista fez a final da Copa Libertadores de 2013 com a camisa do Atlético-MG, e conquistou o título do torneio em uma disputa histórica nos pênaltis.
As informações são do Msn

sábado, 7 de novembro de 2015

Seca atinge 1,8 milhão de baianos em 143 municípios.

Em seis meses, os 22.528 moradores do maior município da Bahia em extensão territorial sentiram o cheiro da chuva pela primeira vez na semana passada. Mas a ajuda do céu para Formosa do Rio Preto, no Extremo-Oeste da Bahia, não conseguiu melhorar em nada a situação da cidade diante da seca. A cidade entra na lista dos municípios em situação de emergência por conta da estiagem desde 2012. Este ano, ocupa uma posição incômoda: é o único município baiano onde 100% da população atingida. 


Assim como os moradores de Formosa, os habitantes de outros 142 municípios da Bahia aguardam ansiosamente pelo mesmo tipo de ajuda. Mas a chuva, segundo especialistas, só deve chegar em meados de novembro. De acordo com levantamento feito pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec), 147 municípios haviam decretado situação de emergência por conta da estiagem da Bahia até o último dia 5 de novembro. 

Destes, 143 já tinham seus decretos homologados pelo estado e outros 118 já tiveram suas situações reconhecidas pelo governo federal. Ou seja: um terço dos 417 municípios baianos pediram ajuda ao estado e ao governo federal por conta da seca. Isso significa que mais de 1,8 milhão de pessoas sofrem com a falta d’água na Bahia neste momento. É o mesmo número de pessoas que foi atingida pela estiagem ao longo de todo o ano de 2014. Enquanto a chuva não vem, os gestores públicos tentam socorrer a população com carros-pipa, poços artesianos e maquinário como bombas, motores a diesel, filtros de pressão e tubos de PVC. A presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Maria Quitéria Mendes, diz que o momento é preocupante. Na última semana, a UPB conversou diretamente com a presidente Dilma Rousseff (PT) e fez um apelo para que o Ministério da Integração Nacional (MI) mantenha os recursos para socorrer os municípios na seca. 

O Sudec informou que recebeu um apoio de R$ 15 milhões do governo federal para abertura de 100 poços artesianos no estado. “A gente está começando um período preocupante de estiagem, porque os municípios que vinham saindo da situação de seca ainda não estão bem. Eles passaram por uma seca sem precedentes, que foi a de 2012 e 2013 e muitos já entraram nessa situação de novo. Com certeza, a gente vai ter mais municípios em situação de emergência do que esses”, disse Maria Quitéria. Chama a atenção este ano a seca em municípios da região de Vitória da Conquista, onde há, tradicionalmente, um bom volume de chuvas.

Êxodo - Quem não consegue sobreviver nem com essa ajuda, acaba deixando a zona rural – maior região atingida em todos os municípios. De acordo com o diretor de Assistência Rural e coordenador de Defesa Civil de Formosa do Rio Preto, Jorge Aurélio Macedo, os agricultores familiares que vivem na região de vale do município vêm deixando suas terras e partindo em direção à sede do município. “O município abastece as comunidades rurais com água de carro pipa. A gente recebe apoio do governo federal com cinco carros e o município chega a alugar até 15, um cargo de até R$ 150 mil mensais. Temos 56 poços artesianos abastecendo o povo e a gente não consegue manter os produtores com seus animais. Além da falta de comida, tem a falta de água”, aponta Macedo. No município de Mirante, no Centro-Sul da Bahia, a seca já atinge 80% da população. Lá, segundo o secretário de Agricultura e Meio Ambiente e coordenador da Defesa Civil, Yuri Magalhães, os moradores também começam a deixar suas casas na zona rural. “Nós temos aqui 10 mil habitantes e 80% da população mora na zona rural. Praticamente 100% da zona rural está na seca”, explica.
Sobradinho - Responsável por abastecer mais de 58% da região Nordeste, o reservatório do Sobradinho enfrenta, este ano, um problema que não existia em 2012, quando o Nordeste viveu a pior seca em 30 anos. 

O volume útil do reservatório atingiu a marca de 3,66% da capacidade total. “A seca de 2012 foi mais grave do que o que nós vivemos agora, mas nós já caminhamos para uma situação mais complicada. Este ano, nós também vivemos uma coisa que não existiu em 2012 e 2013, que foi a situação do volume do Sobradinho, do Rio São Francisco, que está muito baixo”, disse o superintendente da Sudec, Rodrigo Hita. “A preocupação é que 75% do estado é o semiárido, que é a região que está sendo mais atingida”, completou. 

Para o diretor de Revitalização de Bacias Hidrográficas da Secretaria Estadual de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (Sihs), José Olímpio, outros municípios, além dos 143 que já estão em situação de emergência, entraram nesta lista. “A situação da região do Rio São Francisco, principalmente os municípios que ficam na margem direita do rio, é muito crítica”, disse. Ainda de acordo com José Olímpio, o recuo das águas do Lago do Sobradinho vem prejudicando as comunidades ribeirinhas, que ainda devem conviver com o problema até o final do ano, quando a fluência das águas conseguirá repor o nível do reservatório. Dos municípios que ficam à margem do Lago do Sobradinho, 14 já decretaram situação de emergência por conta da estiagem: Barra, Bom Jesus da Lapa, Carinhanha, Casa Nova, Curaçá, Juazeiro, Paratinga, Pilão Arcado, Remanso, Sento Sé, Serra do Ramalho, Sítio do Mato, Sobradinho e Xique-Xique. Eles somam uma população atingida de 263 mil pessoas. 

Correio