As águas da forte chuva que caíu por volta das 15h de hoje, 12, em Barreiras, Oeste da Bahia, invadiram várias residências no Conjunto Habitacional Buritis I, distante dez quilômetros do centro da cidade. Mais de 40 famílias tiveram suas casas invadidas pela forte correnteza que se formou na parte baixa do bairro. Indignados, os moradores reclamaram que o volume de água no Buritis I aumentou depois que alguns loteamentos foram criados nas proximidades.
O loteamento mais reclamado é o Firenze, localizado próximo a subestação da Coelba, a aproximadamente um quilômetro do Conjunto Habitacional.
“As bocas de lobo do sistema de captação de águas pluviais do Firenze, estão direcionada para o Buritis I”, afirmou um morador que preferiu não se identificar. Outro fator apontado como responsável pela inundação é um tanque para animais de uma fazenda fronteiriça ao bairro, que está represando o curso das águas. “Ou o dono da fazenda destrói o tanque ou nós moradores faremos isso”, ameaçou o morador.
Vizinhos das casas inundadas ajudaram a colocar móveis e eletrodomésticos em cima de caminhonetes e caminhões para evitar um prejuízo maior.
O Corpo de Bombeiros esteve no local para ajudar os moradores. Até mesmo barcos e boias foram utilizados para retirar as mobílias de dentro das casas.
O telhado de uma residência feita de adobe (tijolo de barro cru) não resistiu e veio abaixo. Felizmente não tinha ninguém em seu interior. Os bombeiros solicitaram a presença da Coelba para que desligasse a energia do bairro para evitar acidentes ou que alguma pessoa fosse eletrocutada, uma vez que o nível de água em algumas residências havia alcançado as tomadas elétricas.
(Fonte: Jornal Nova Fronteira, Via Barreiras Notícias)
Nenhum comentário:
Postar um comentário