quinta-feira, 11 de junho de 2015

PACOTE DO GOVERNO IGNORA FERROVIA EM CONSTRUÇÃO NA BAHIA.

O governo optou por engordar os números de seu pacote de concessões com o plano mirabolante de construir uma ferrovia de R$ 40 bilhões para cortar o Brasil e chegar ao litoral do Peru. Por outro lado, ignorou sumariamente um projeto ferroviário que já existe, que tem obras em andamento, enfrenta dificuldades de execução e já consumiu quase R$ 3 bilhões
dos cofres públicos.Nos discursos oficiais de terça-feira, 9, não houve espaço para uma citação sequer sobre a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), empreendimento de 1.527 km tocado aos trancos e barrancos pela Valec no Estado da Bahia.

O silêncio em torno do projeto e sua ausência no pacote decepcionou o ministro da Defesa, Jaques Wagner, que por oito anos foi governador do Estado baiano. “Estranhei essa ausência, fiquei surpreso. Não tive oportunidade de conversar sobre o assunto, mas gostaria muito que o projeto tivesse entrado no programa”, disse ao jornal “O Estado de S. Paulo”. 

A expectativa de Jaques Wagner é de que o empreendimento possa fazer parte de uma futura rodada de concessões. “Essa é a maior obra de infraestrutura da Bahia. Se não temos o dinheiro para fazer a obra, o melhor seria entrar na concessão. Mas sabemos que para isso é preciso fazer antes uma avaliação, um estudo de viabilidade econômica.”O ex-ministro dos Transportes, César Borges, que também comandou o gabinete do governo baiano, não escondeu certa decepção. “Temos que lutar para incluir a Fiol no pacote. Essa primeira etapa das concessões ainda é a de planejamento, mas outras etapas virão”, disse Borges, que hoje é vice-presidente de serviços e infraestrutura do Banco do Brasil. “A Fiol poderá entrar no programa. Tenho fé nisso, e a Bahia tem o Senhor do Bonfim.”

(Fonte: Barreiras Notícias)

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