Há cerca de 7 meses os moradores do bairro do Coité, incomodados com a notícia recorrente de que o INSS provavelmente instalaria sua unidade em Macaúbas justamente no local onde hoje há uma praça, resolveram através da ação conjunta fazer o que as administrações municipais passadas ainda não haviam feito: concretizar a praça do Coité como tal. Ponto de partida da fundação da cidade, o local passou anos e anos com a sua área delimitada apenas pelas guias das ruas e pelas árvores em seu interior, inclusive o pé de Coité.
Desde 2012 foram feitas ações pontuais como os eventos do grupo “Ação e Movimento”, mas por volta de junho de 2015 os moradores abraçaram a causa e começaram a agir com mais intensidade. Conseguiram transferir para a praça um parque infantil abandonado e o restauraram, para a alegria da garotada que hoje frequenta o local. Mas as ações não pararam por aí… fizeram várias decorações com material reciclado como garrafas pet e pneus velhos, instalaram mesas e bancos, conseguiram a iluminação para a praça e a arborizaram ainda mais com várias espécies típicas da região no intuito de deixar o local ainda melhor para os frequentadores.
A última grande ação foi a construção de passarelas pavimentadas e do centro da praça, que foi possível graças a colaboração de empresários locais, além dos próprios moradores. Para deixar a praça sempre em ordem, os moradores se desdobram para fazer a jardinagem e decoração da área, lideradas principalmente pela ação entusiasta de Socorro Bastos, moradora e tesoureira da associação e que também faz as vezes de guardiã da praça, já que mora em frente a praça.
Segundo o presidente da Associação dos Moradores do Coité, Eduardo Cambuí Junior, a ideia principal é deixar uma base concretizada da praça para que a partir daí, a administração municipal assuma a sua responsabilidade com o local, como é com as demais áreas públicas da cidade, com a associação dos moradores exercendo a partir daí apenas a função de entidade fiscalizadora. Os próximos passos da associação deverão ser ações mais voltadas para o bem estar do bairro, através de solicitações à prefeitura das demandas dos moradores. Para isto, a associação se reúne mensalmente com os moradores para prestar contas do que já foi feito e coletar ideias do que pode vir a ser feito.
Com a praça inicialmente estabelecida, algumas mudanças já podem ser notadas. A área, que anteriormente era escura e isolada, hoje está sempre povoada de crianças e diversas pessoas que visitam o local. Segundo os integrantes da associação, existem ainda outros planos para que no futuro, a praça se torne um lugar tão atrativo para os adultos quando hoje é para as crianças. Aos poucos, a Praça do Coité está saindo do papel. As informações são do Macaúbas On Off.
Nenhum comentário:
Postar um comentário