quarta-feira, 30 de março de 2016

FGTS poderá ser garantia para empréstimo.

FGTS poderá ser garantia para empréstimo
O empregado também poderá dar como garantia nas operações até 100% do valor da multa paga pelo empregador, em caso de demissão sem justa causa. De acordo com o G1, a expectativa do Ministério da Fazenda é de que essa medida possa reduzir as taxas de juros cobradas em empréstimos para os trabalhadores do setor privado. De acordo com a MP, caberá ao agente operador do FGTS, ou seja, a Caixa Econômica Federal, definir os “procedimentos operacionais” para que as novas regras sejam aplicadas. “O Conselho Curador do FGTS poderá definir o número máximo de parcelas e a taxa máxima mensal de juros a ser cobrada pelas instituições consignatárias nas operações de crédito consignado de que trata este artigo”. Quando um empregado com carteira assinada é demitido sem justa causa, ele tem direito a receber uma multa de 40% do saldo acumulado do FGTS. Além disso, também tem direito de sacar o dinheiro que está na sua conta do FGTS.

CONTAS DE LUZ TERÃO BANDEIRA VERDE EM ABRIL, SEM ACRÉSCIMO PARA O CONSUMIDOR.

A partir de 1º de abril, a bandeira tarifária das contas de energia elétrica será a verde e não haverá nenhum acréscimo de valor para os consumidores.A bandeira que vai vigorar no próximo mês foi decidida hoje (29) em reunião da diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

VÍRUS DO ZIKA JÁ CIRCULA EM TODO O BRASIL;

A transmissão do zika já ocorre em todo o País. Boletim divulgado pelo Ministério da Saúde identifica a circulação do vírus também no Acre, Amapá, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, Estados que até semana passada não identificavam registros de transmissão local. PUB A mudança atesta a velocidade de propagação do vírus, transmitido pelo Aedes aegypti. 


"A transmissão ocorre numa rapidez muito maior, por exemplo, que chikungunya", afirmou ao jornal O Estado de S.Paulo o diretor do Departamento de Vigilância em Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch. Não há uma explicação para esse comportamento. Uma das hipóteses, no entanto, é o tipo de sintoma provocado nos pacientes, mais leve do que os da dengue e da chikungunya. "Como em alguns casos a doença não traz sintomas, pessoas infectadas se expõem mais, ficando mais suscetíveis a picadas de mosquitos", completou o diretor. 

Quanto mais mosquitos contaminados, maior o potencial de propagação da doença. Além do aumento da expansão da circulação do vírus, o boletim indica o crescimento do número de casos suspeitos de microcefalia. A má-formação pode ser provocada por inúmeras causas, como alcoolismo da gestante, problemas genéticos e infecções. Há suspeitas de que a síndrome pode também ser provocada pela infecção do feto pelo zika. 

Até agora, foram identificados 6.776 casos suspeitos da má-formação - 1,5% a mais do que havia sido contabilizado semana passada. Do total de casos registrados, 944 foram confirmados, 4% a mais do que na semana passada. O porcentual de casos suspeitos em relação ao número geral de casos registrados caiu um pouco, em relação à semana passada, mas ainda é muito significativo: 63% ainda estão em análise. No boletim anterior, o porcentual era de 64%. O Ministério da Saúde reconhece uma lentidão na confirmação ou no descarte de casos suspeitos. 

Um pacote de medidas foi lançado há duas semanas para tentar acelerar a análise. Para se ter uma ideia, de outubro para cá, foram esclarecidos 2.485 casos suspeitos de microcefalia. Somente no ano passado, foram feitas 3.174 notificações. Isso indica que ainda uma boa parte dos casos registrados em 2015 segue sem definição. O número de óbitos aumentou: 208. Do total de mortes ocorridas logo depois do parto ou abortos, 47 tiveram a microcefalia confirmada. Outros 139 casos estão em investigação e 22 foram descartados. Com informações do Estadão Conteúdo.

    COREIA DO NORTE PEDE QUE POPULAÇÃO SE PREPARE PARA A FOME.

    Na última segunda-feira (28), a Coreia do Norte instruiu a população a se preparar para uma possível escassez de alimentos e graves dificuldades econômicas, mas ressaltou que a situação não é de desespero porque “o caminho para a revolução é longo e árduo”. As informações são do site da revista Times. 


    A informação, publicada pelo jornal estatal Rodong Sinmun , em editorial, vem menos de um mês depois de o Conselho de Segurança da ONU votar a favor de sanções mais duras ao país por causa dos testes nucleares. 

    O editorial afirma que as dificuldade podem provocar outra “marcha árdua”, termo atribuído à fome que atingiu o país em meados da década de 1990, matando milhões de pessoas. “Podemos ter outra marcha árdua, durante a qual teremos de mastigar raízes de plantas mais uma vez”, relatava a publicação. 

    O jornal ainda pediu uma “campanha de 70 dias de lealdade ao líder supremo” Kim Jong Un. O país estaria exigindo que todos de Pyongyang, capital da Coréia do Norte, entreguem cerca de 2 libras de arroz para os armazéns estatais a cada mês. Segundo o The Telegraph , também foi pedido cerca de meio milhão de toneladas de ajuda alimentar para outros países. No entanto, no mês passado, chegaram apenas 17.600 toneladas.

    Terra

    domingo, 27 de março de 2016

    VOCÊ SABE QUAL A DIFERENÇA ENTRE HIPOTIREOIDISMO E HIPERTIREOIDISMO?

    Hipertireoidismo

    Como o próprio nome diz, o hipertireoidismo é caracterizado por uma tireoide hiperativa, que produz mais hormônios do que o necessário para manter o organismo funcionando em sua normalidade.

    A quantidade extra de hormônios faz com que o metabolismo se mantenha constantemente acelerado, e pode surgir também uma protuberância ou inchaço na parte da frente do pescoço, devido ao aumento do tamanho da glândula.

    Ele ocorre em aproximadamente 1% da população, sendo que as mais afetadas costumam ser mulheres entre 30 e 40 anos. Os sintomas, inicialmente, são difíceis de identificar, mas ao longo do tempo podem ficar mais fortes. Os principais deles são os seguintes:

    • Batimento cardíaco irregular

    • Perda de peso e aumento do apetite

    • Suor excessivo

    • Intolerância ao calor

    • Irregularidade nos ciclos menstruais

    • Perturbações emocionais

    • Inchaço na região do pescoço

    • Distúrbios do sono

    • Ansiedade e irritabilidade

    • Fraqueza muscular

      Hipotireoidismo

      O hipotireoidismo, por outro lado, é caracterizado por uma tireoide “deficiente”, que produz menos hormônios do que o necessário para que o organismo funcione corretamente.

      Esta condição é um pouco mais comum do que o hipertireoidismo, afetando cerca de 3% da população. Ela também ocorre com mais frequência em mulheres, principalmente nas que têm mais de 50 anos. Muitas mulheres podem sofrer com o hipotireoidismo também no período do pós-parto.

      O hipotireoidismo desacelera o metabolismo, afetando assim diferentes funções do organismo. Os sintomas também começam de forma tímida, por isso pode ser difícil perceber que há um problema com a tireoide. Fique atento se estiver experimentando os seguintes sintomas:

      • Falta de apetite

      • Ganho de peso constante, mesmo sem exagerar no consumo de alimentos

      • Depressão

      • Intolerância ao tempo frio

      • Redução dos batimentos cardíacos

      • Fadiga

      • Prisão de ventre

      • Dificuldade de raciocinar de forma clara

      • Retenção de líquidos

      • Pele pálida ou amarelada

      Consulte um médico para obter um diagnóstico mais preciso e dar início ao tratamento o antes possível. Os medicamentos utilizados irão fornecer os hormônios que a tireoide não está conseguindo produzir sozinha, por isso,infelizmente, pacientes com hipotireoidismo podem precisar fazer uso de medicação específica para o resto da vida.

    ESTUDO DIZ QUE TRÊS CAFÉS POR DIA REDUZEM EM 57% CHANCES DE CIRROSE.

    Um estudo publicado nos Estados Unidos mostrou que beber duas xícaras de café por dia pode reduzir os riscos de cirrose hepática em 43%. Segundo o site "I Fucking Love Science", um time de pesquisadores compilou dados de nove estudos pré-existentes sobre o poder da cafeína no fígado e publicou o novo resultado no boletim "Alimentary Pharmacology and Therapeutics". 


    A cirrose é um desgaste do fígado provocado principalmente por alcoolismo e obesidade, que em casos extremos pode levar à falência do órgão. Entre 1980 e 2010, o índice de vítimas da doença no mundo cresceu de 675 mil para mais de um milhão.

    quarta-feira, 23 de março de 2016

    PROUNI ABRE NESTA QUARTA INSCRIÇÕES PARA BOLSAS REMANESCENTES.

    As inscrições para as bolsas remanescentes do Programa Universidade para Todos (Prouni) começam nesta quarta-feira (23), e devem ser feitas pelo site do programa. O prazo vai até o dia 31 deste mês. O MEC não divulgou o total de bolsas que restaram e serão disponibilizadas. Neste primeiro semestre foram ofertadas 203.602 bolsas de estudo em universidades particulares - uma queda de 4% em relação ao ano passado. 


    No total, mais de 550 mil pessoas se inscreveram. De acordo com o ministério, as bolsas remanescentes não terão efeito retroativo, ou seja, são válidas a partir da data de emissão do correspondente Termo de Concessão. Podem participar estudantes egressos do ensino médio da rede pública; estudantes egressos da rede particular, na condição de bolsistas integrais da própria escola; estudantes com deficiência e professores da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrantes de quadro de pessoal permanente de instituição pública. Neste último caso, não é necessário comprovar renda. 

    É necessário ter participado do Enem 2015 e obtido no mínimo 450 pontos na média das notas do exame. Não é permitido se inscrever caso a nota da redação tenha sido zero. Os estudantes serão classificados de acordo com as notas obtidas no Enem - e selecionados para apenas uma das opções de curso em que se inscreveram, respeitando a ordem de preferência. 

    Em caso de empate, será classificado aquele com maior nota, nesta ordem: em redação, linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas. Para concorrer às bolsas integrais, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

    CÃO JURÁSSICO: CIENTISTAS PENSAM EM CLONAR RAÇA EXTINTA DE UM CÃO, CONGELADO HÁ MAIS DE 12.400 ANOS

    Os restos mumificados do cão permaneceram congelados por quase 12.500 anos, nas proximidades do rio Syalakh, na Sibéria. Sergei Fedorov, do Mammoth Museum de Yakutsk, afirmou: “O animal descoberto está em perfeitas condições. Ele está preservado do focinho até a cauda, incluindo o pelo. Você consegue ver até o pelo das patas.”

    Fedorov afirma que o animal devia ser usado pelos caçadores de mamutes da região.

    O controverso especialista em clonagem, Hwang Woo-suk, retirou amostras do corpo, na esperança de trazer a raça extinta de volta à vida.

    O Dr. Pavel Nikolsky, pesquisador do Instituto Geológico de Moscou, disse ao Daily Mail: “A carcaça está muito bem preservada, e uma das coisas mais importantes é que o cérebro está preservado.”

    “O grau de preservação varia entre 70 e 80 por cento.”

    “Nós seremos capazes de afirmar com mais precisão depois que ele for extraído. Por enquanto, nos baseamos no que vemos nas imagens de ressonância magnética”.

    É claro que ele está um pouco ressecado, mas tanto o cerebelo quanto a glândula pituitária estão bem visíveis.

    Yahoo

    PROCON NOTIFICA GAROTO, LACTA E NESTLÉ POR DIMINUÍREM OVOS DE PÁSCOA.


    As empresas Garoto, Lacta e Nestlé foram notificadas pelo Procon Porto Alegre, por reduzirem os pesos dos ovos de Páscoa, sem comunicarem a mudança adequadamente aos clientes. De acordo com o órgão, as empresas cobram os mesmos preços de 2015, mas os ovos de chocolate tiveram o peso reduzido, em média, de 10 a 15% em comparação à Páscoa de 2015. 


    O Procon vai notificar as fabricantes ainda nesta semana, e essas terão dez dias para apresentarem a defesa. Caso as respostas não sejam aceitas, as marcas podem ser multadas pela suposta “vantagem excessiva sobre o consumidor” e até terem as vendas dos produtos suspensas até a adequação das embalagens. 

    Procuradas pelo Extra, a Nestlé e a Garoto informaram que até agora não foram notificadas oficialmente pelo Procon de Porto Alegre para se manifestar sobre os fatos relatados. As empresas ressaltaram que "atendem rigorosamente às exigências legais aplicáveis aos seus produtos e atuam com total transparência e comprometimento em relação às informações fornecidas aos consumidores". As informações são do Extra.

    domingo, 20 de março de 2016

    Pesquisa do Instituto O ECO, aponta favoritismo do ex-prefeito Amelinho em Macaúbas.

    A seguir veja reprodução na integra de pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto O ECO, com sede na cidade de Paramirim. Segundo dados, apontam o favoritismo do ex-prefeito Amélio Costa Junior (PT), contra seus principais prováveis oponentes, a exemplo do empresário Robinson Nunes, Tião Nunes, Zezinho e Neto.

    Cenário de pesquisa estimulada (Fonte Instituto O ECO)
    Cenário de pesquisa estimulada (Fonte Instituto O ECO)
    Dentro de um cronograma de trabalho, o Jornal O Eco que tem como objetivo sondar periodicamente a real situação política dos municípios da região, realizando pesquisas de intenção de voto, bem como avaliações de governos municipais, a Plataforma 4 Comunicação e Marketing Fuul Service Ltda, empresa proprietária de todo o grupo O Eco de Comunicação, CREDENCIADA, nos órgãos competentes, realizou dentro de todos os parâmetros legais, Pesquisas que estão sendo registradas e divulgadas ao público.
    Em Macaúbas, um levantamento divulgado pelo Instituto Plataforma 4 Comunicação/Jornal O Eco, aponta que o ex-prefeito Amélio Costa Júnior, (Amelinho), pré-candidato à Prefeitura em 2016, aparece em primeiro lugar nas intenções de voto. Ele foi escolhido por 61% dos entrevistados na pergunta estimulada (quando se apresenta nomes dos prováveis pleiteantes ao cargo).
    Em segundo lugar, aparece o empresário e ex-candidato Robinson Nunes (Robinho), com 18%. O atual prefeito Zezinho pontuou com 4%, assim como o ex-prefeito Sebastião Nunes, também obteve 4% na pesquisa. O pré-candidato Neto aparece com  1% das intenções de voto. Os que disseram estar indecisos somam 2%, aqueles que declaram não ter a intenção de votar em nenhum soma 1%, também os que afirmam votar nulo, chega a 1%, enquanto os que declararam não saber ainda em quem votar somam 8%.”
    Veja neste outro cenário (Fonte O ECO)
    Veja neste outro cenário (Fonte O ECO)
    O leitor acompanhará com detalhes, todos os gráficos na edição impressa do jornal O Eco, que trás ainda os cenários de embates diretos. Em um dos prováveis confrontos, o ex-prefeito Amelinho contra o empresário e ex-candidato Robinho, os números mostram ampla vantagem de Amelinho, que vai a 62% das intenções de voto, contra 22% de Robinho. Os que se declaram indecisos somam 3%, sendo que 4% afirmam não votar em nenhum dos dois nomes, 2% votariam nulo e 7% disseram não saber ainda em quem votariam.
    A pesquisa foi realizada entre os dias 04 e 07 de março, com 309 entrevistados da sede e zona rural, obedecendo o que dispõe a Lei, sendo devidamente registrada no TSE, recebendo o N.º 06605/2016. A margem de erro é de 5 pontos percentuais para mais ou para menos – o intervalo de confiança é de 95%, ou 0,05 de significância. Como habitualmente atua há, 20 anos no mercado, o Instituto segue obedecendo a amostra estratificada por alocação proporcional, elaborada por profissional graduada em Estatística e todos os critérios do Conselho de Estatística e da Justiça Eleitoral, aplicando com isenção a amostragem, para colher dos entrevistados suas opiniões quanto à atual situação administrativa e a intenção de voto se a eleição fosse hoje.
    A pesquisa foi realizada por iniciativa própria, conforme é a sua postura há anos, o Jornal O Eco/Plataforma 4 comunicação, auferiu com independência e imparcialidade a intenção de voto dos entrevistados, conforme pode-se acompanhar nos gráficos.”

    sexta-feira, 18 de março de 2016

    MEC LIBERA MAIS DE R$ 13 MILHÕES PARA BOLSAS DO PRONATEC,.


    O Ministério da Educação vai destinar R$ 13,1 milhões para custear bolsas nos cursos técnicos e de qualificação profissional do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O repasse foi publicado em uma portaria do Diário Oficial da União desta sexta-feira (18). O Pronatec é um programa voltado para a capacitação profissional técnica de jovens e adultos. 


    No início do mês, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou que o governo vai ofertar 2 milhões de vagas no Pronatec. O número é maior do que oferecido no ano passado, quando foram disponibilizadas 1,3 milhão de matrículas. No ano passado, o programa, uma das principais bandeiras da presidente Dilma Rousseff na eleição de 2014, teve dificuldades financeiras e alguns professores tiveram seus salários atrasados. 

    Mercadante anunciou ainda que, neste ano, haverá uma versão do Pronatec destinada à educação de jovens e adultos (EJA), onde os alunos poderão concluir o ensino médio e fundamental junto com a qualificação profissional. Além disso, neste ano, segundo o ministro, os estudantes poderão fazer cursos do Pronatec à distância. 

    O MEC vai criar uma plataforma chamada de MECFlix, em parceria com mais de 30 TVs públicas pelo país, para transmitir aulas, permitir orientação dos professores e diálogo entre os alunos.


    G1

    SUÍÇA VAI REPATRIAR US$ 70 MILHÕES AO BRASIL.

    A Justiça suíça informou que planeja repatriar US$ 70 milhões aos cofres públicos brasileiros dentro da nova estratégia de criar um grupo de trabalho conjunto com o Brasil para acelerar os processos e a identificação de contas relacionadas à Operação Lava Jato.


     "Diante da complexidade das investigações, uma força-tarefa foi criada com vários especialistas do Ministério Público, com apoio da Polícia Federal, na condução dos processos", explicou Andre Marty, porta-voz do MP suíço. Duas investigações instauradas pela Procuradoria foram assumidas pelas autoridades brasileiras e já resultaram em acusações no Brasil. 

    O órgão planeja que o Brasil assuma outras investigações que foram abertas na Suíça. Desde março de 2014, o país europeu já bloqueou US$ 800 milhões (R$ 2,9 bilhões) em ativos de mais de mil contas secretas relativas à corrupção envolvendo suspeitos investigados pela Lava Jato. No ano passado, o Ministério Público da Justiça da Suíça autorizou que fossem repatriados para o Brasil US$ 120 milhões. 

    As mais de mil contas em 40 bancos diferentes - entre eles HSBC, Royal Bank of Canada, Banque Cramer, Lombard Odier, Pictet, Julius Baer, UBS e o banco PKB - estão sendo examinadas pelos suíços, que não dão detalhes sobre os donos dos ativos. Segundo o MP local, os correntistas são "executivos da Petrobras, donos de empresas fornecedoras, intermediários financeiros e políticos brasileiros". Em sua grande parte, as contas estão em nome de empresas criadas na Suíça. 

    A devolução do dinheiro foi tratada nesta quinta-feira, 17, entre o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, e o procurador suíço, Michael Lauber, em Berna. Desde março do ano passado, os suíços ampliaram as investigações para abarcar também a Odebrecht, o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, o marqueteiro João Santana e dezenas de outros suspeitos. 

    A Odebrecht contratou advogados na Europa para tentar frear a transmissão de dados para o Brasil. Os suíços ainda abriram investigações contra três bancos locais por não terem implementado medidas suficientes de controle ao abrir contas envolvendo suspeitos. Esses bancos podem ser acusados por colaborar com lavagem de dinheiro.

    História

    O congelamento de contas no âmbito da Lava Jato é um dos maiores da história da Suíça, superado apenas por casos como o do ex-ditador da Nigéria Sani Abacha ou do ex-ditador egípcio Hosni Mubarak. Parte da preocupação da Suíça com essa operação tem a ver com a própria imagem do país, diante da constatação de que foi amplamente usado para lavagem de dinheiro. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

    PORTARIA TORNA OBRIGATÓRIO ALERTA A GESTANTES SOBRE RISCOS DO PARTO CESARIANO.

    A Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde aprovou nesta sexta-feira (18) as Diretrizes de Atenção à Gestante relacionadas à operação cesariana. A portaria, publicada no Diário Oficial da União, torna obrigatório que a gestante, ou seu responsável legal, seja informada dos potenciais riscos relacionados à cirurgia ou uso de medicamentos necessários. 


    Ainda segundo o texto, gestores estaduais, distritais e municipais do Sistema Único de Saúde (SUS) de todo o país são responsáveis por estruturar a rede assistencial, definir os serviços referenciais e estabelecer os fluxos para atendimento das gestantes em todo o país de acordo com as diretrizes aprovadas.

    terça-feira, 15 de março de 2016

    Macaúbas: Diversas nascentes deverão ser revitalizadas, diz secretário.

    Nascente dos Tingues deverá passar por revitalização (Imagem Reprodução)
    Em pronunciamento na Câmara de Vereadores nesta terça feira, 15 de março, o Secretário de Meio Ambiente José Ilton (Lando), diz que Macaúbas será beneficiada com a revitalização de diversas nascentes entre elas: a do Maxixe (localizada no Pé da Serra de Contendas), dos Tinguis (de onde é captada o maior de água para o consumo em Macaúbas), do Brejo Chico Pimenta e do Brejo do Meio (ambas no Curralinho de Baixo), a nascente da Maedagua e das Reginas (do Curralinho de São Sebastião), nascente do Capão e do Sitio Coité (esta próxima ao centro urbano, que também abastece a cidade). Estas, segundo relatório, feitas pela Secretaria de Meio Ambiente, são as que estão em estado avançado de degradação ambiental.
    A solicitação para revitalizar as nascentes do município, foi fruto de uma solicitação feita pelo Prefeito de Macaúbas José João Pereira, através de ofício (114/2013 – de 25 de abril de 2013), encaminhado ao Secretário do Comitê Gestor da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco,  acompanhado de um diagnóstico, neste há um levantamento de diversas nascentes importantes para o abastecimento humano e preservação ambiental além disso, foi também solicitado a revitalização do Horto Florestal que fica no centro urbano.
    Nesta reunião da Câmara, esteve presente uma equipe da empresa COBRAPE – Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos, com sede em São Paulo e filial em Minais Gerais, segundo consta, esta empresa fará um Termo de Referência, que será base para dar  início a um Processo de Licitação Pública para a execução do projeto de revitalização. Durante a fala da Senhora Fabiana de Cerqueira Martins, uma das coordenadoras da COBRAPE, alguns vereadores solicitaram a ampliação do projeto, alegando que muitas nascentes ficaram fora do programa, houve pedido também para revitalização da lagoa do Açude.
    Informações blog do Alécio Brandão

    CORTANDO GASTOS, AGÊNCIAS DOS CORREIOS NÃO VÃO MAIS ABRIR AOS SÁBADOS.

    A partir do próximo sábado (19), a maioria das agências dos Correios não vai mais abrir aos sábados. A medida é uma forma de reduzir os gastos da empresa e tentar chegar ao fim do ano com o orçamento em dia. Apenas as agências com grande movimentação, como em aeroportos e rodoviárias, continuarão abertas aos sábados. “Queremos fazer um ajuste financeiro para, que ao final deste ano, os Correios não tenham deficit como no ano passado”, explicou o presidente dos Correios, Giovanni Queiroz. 
     
    O balanço de 2015 da empresa ainda não foi concluído, mas no final do ano passado, Queiroz estimava que o deficit da estatal chegaria a R$ 2 bilhões. Segundo o presidente, muitas agências são deficitárias e com baixo fluxo de clientes aos sábados, como a de Teófilo Otoni (MG), onde a receita média aos sábados é R$ 416 e a despesa para abrir é R$ 6,6 mil. “Não há nada que justifique estar aberta ao sábado”, diz. A medida não vale para as agências franqueadas dos Correios, só para as agências próprias. Atualmente, os Correios têm 6.471 agências próprias e 1.011 franqueadas.

    Redução de despesas:  Até o fim do ano, a empresa espera economizar R$ 1,6 bilhão com diversas ações de redução de despesas. Os Correios estudam a possibilidade de fundir agências que estejam próximas, realocando os funcionários e fechando as que dão prejuízo. Ainda neste mês, um projeto-piloto deve começar a funcionar no Distrito Federal e depois pode ser levado para outras cidades do país. Queiroz deu o exemplo de sua cidade natal, Redenção (PA), onde atualmente há duas agências dos Correios, mas uma delas é pequena e deficitária. “Tem uma agência maior, em que faltam funcionários, e tem muito mais condições, fica a 800 metros da outra. Não faz sentido manter essa outra, porque tem um custo muito alto”, diz. Ele garante que nenhum município ficará sem pelo menos uma agência dos Correios. O presidente fez uma recomendação para que todas as agências reduzam o pagamento de horas extras e o trabalho noturno dos funcionários. No ano passado, a empresa pagou R$ 720 milhões com hora extra. “Em nenhuma circunstância vamos prejudicar o serviço, vamos fazer um ajuste de gestão”, garante. O corte pela metade dos gastos com publicidade e patrocínio, que no ano passado significou R$ 380 milhões, também é objetivo dos Correios para economizar. Outras medidas administrativas, como revisão de contratos de aluguel, redução do uso de carros, telefone, viagens e diárias serão adotadas. Também será feita uma auditoria na folha de pagamento para detectar pagamentos irregulares de benefícios.

    Aumento de arrecadação:  Para aumentar as receitas, os Correios vão começar a prestar os serviços de telefonia móvel virtual, chamada de MVNO (Mobile Virtual Network Operator). A concorrência para escolher a operadora de celular que irá fazer a parceria com os Correios para vender o chip com a marca da empresa será feita nesta semana. Com o serviço, a empresa pretende arrecadar R$ 282 milhões nos cinco anos de contrato. Outra medida para aumentar a arrecadação dos Correios será a ampliação do número de agências que oferecem a venda de consórcios, como de veículos e imóveis, de 190 para 3,2 mil até o fim do ano. A estatal também vai investir no setor de logística e já iniciou a negociação para ser o operador logístico oficial de todos os setores do governo federal, como já faz com a distribuição de livros didáticos e de medicamentos. Com informações da Agência Brasil.