segunda-feira, 29 de abril de 2013

Alunos cotistas têm desempenho inferior e menor índice de evasão, dizem pesquisas


Alunos cotistas têm desempenho inferior e menor índice de evasão, dizem pesquisas

Alunos de graduação incluídos em políticas de ações afirmativas, como cotas e bônus, têm apresentado desempenho acadêmico pior que os demais estudantes nas universidades públicas do país, segundo estudos recentes de pesquisadores da Universidade Federal Fluminense (UFF). As pesquisas também concluem que a diferença de notas perdura até o fim dos cursos e costuma ser maior em carreiras de ciências exatas. Universitários que ingressaram em instituições públicas federais por meio de ação afirmativa tiraram, em média, nota 9,3% menor que a dos demais na prova de conhecimentos específicos do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que avalia cursos superiores no país. No caso das universidades estaduais, cotistas e beneficiários de bônus tiveram nota, em média, 10% menor. Outra pesquisa recente da Universidade Cândido Mendes, sobre o resultado de ações afirmativas na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) revela que o nível de evasão entre os cotistas na universidade é menor do que entre outros estudantes. Informações da Folha.

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