A Polícia Rodoviária Estadual realizou operação no fim da tarde desta quarta-feira (31/07), na BR-030, trecho que liga a cidade de Guanambi a Caetité. Na operação foram retidas sete carretas cegonhas que trafegavam pela via após o horário permitido por lei.
Segundo a resolução 305 de 6 de maio de 2009 do CONTRAN, no seu Artigo 4º, esse tipo de transporte só pode ser feito, em pistas simples, do amanhecer ao pôr do sol e sua velocidade máxima de 80 km/h. O tráfego só é permitido à noite quando a carreta está descarregada ou apenas com metade de sua lotação.
As sete carretas apreendidas trafegavam na pista fora do horário especificado na resolução e totalmente carregadas. É comum vê “cegonheiros” infringindo a normas pela BR-030.
Os veículos foram escoltados pelos soldados Wendel e Góes até a base da Polícia Rodoviária Estadual na cidade de Brumado, onde permanecem retidas até a conclusão do trâmite legal de liberação.
Acidente envolvendo cegonha.
Há exatamente onze dias um casal recém-casado morreu vítima de acidente envolvendo esse tipo de veículo. No episódio uma carreta Scania cegonha, carregada com onze veículos menores, colidiu na traseira da motocicleta em que viajava o casal, sendo os mesmos arremessados na pista oposta. Um caminhão Mercedes que vinha em sentido contrário, não conseguiu parar, atropelando o casal. Diego, o esposo, foi esmagado pelo caminhão e morreu na hora, enquanto Dayane, a mulher, com ferimentos graves chegou a ser socorrida ao Hospital Regional de Guanambi, mas faleceu logo após dar entrada naquela unidade de saúde.
A operação policial desencadeada na tarde da quarta-feira (31/07) pode ser um primeiro passo para se evitar a repetição de tais acidentes.
(Fonte: Caetité Notícias)
Nenhum comentário:
Postar um comentário