sábado, 14 de setembro de 2013

DIREC 23 realiza TAL, FACE, AVE e EPA em Macaúbas..


Aconteceu durante a tarde de ontem no Centro Cultural José Benedito do Amaral a 5ª edição do TAL (Tempos de Artes Literária) e a 4° edição do AVE (Artes Visuais Estudantil).
Esses projetos estruturantes são realizados pela DIREC 23 com o apoio do Governo Estadual e da Secretaria Estadual de Educação e tem como objetivo desenvolver a leitura, a produção de textos nas escolas e descobrir talentos que farão total diferença em nossa sociedade, elevando a arte e priorizando sempre o aprendizado de seus artistas.
A Filarmônica Nossa Senhora da Imaculada Conceição também participou dando início as apresentações com o Hino Nacional.
Cerca de 15 estudantes se apresentaram e declamaram poemas de autoria própria, deixando aos jurados, além do orgulho, uma tarefa muito difícil de julgar os três melhores, uma vez que, todos que se apresentaram falaram de temas relevantes para o nosso país e mereciam ser vencedores. O tema dos projetos esse ano foi em homenagem ao nosso eterno poeta, VINÍCIOS DE MORAES.
Lembrando que essa foi a etapa regional e alunos de todas as escolas pertencentes a DIREC 23 tiveram a oportunidade de participar. A próxima etapa será a estadual e acontecerá em Salvador no mês de novembro.
Além dos poemas, houve também uma exposição de artes belíssima dos alunos que participaram do AVE.


Segue agora os vencedores do TAL e AVE, respectivamente.
1° lugar: Larissa Freitas Vieira, com a obra “O Ser, o Luto e a Rosa”, do Colégio Estadual de Ibiajara.
2°Lugar: Edvanio Campos Macedo, com a obra “Anto (i) logia (Anti) poética, do Colégio Estadual Professor José Batista da Mota de Macaúbas.
3° lugar: Cayan Gomes de Oliveira, com a obra “O Mundo e o Mendigo”, do Colégio Estadual Luis Eduardo Magalhães de Botuporã.
1° lugar AVE: CETEPBP, com a obra “Fantastica Viagem Fabolística Macaubense” das alunas Margarete e Roberneia.
2° lugar: Colégio Estadual de Ibiajara, com a obra “E o amor tudo transforma”, da aluna Itala Xavier Silva.
3° lugar: Colégio Estadual Antônio Carlos Magalhães, com a obra “A pobreza”, do aluno Marcos Dyon Santos.
Em seguida, na Praça ACM aconteceu o FACE (Festival Anual de Canção Estudantil). Os alunos tiveram a oportunidade de mostrar o seu talento com a música e deram literalmente um show para centenas de pessoas que estiveram lá para prestigiá-los. Quinze alunos participaram, e os vencedores, foram:
1° lugar: Gemina Gabriela de Oliveira, do Colégio Estadual Lucia Correia de Ibipitanga, com a música “A voz da vez”
2° lugar: Jonathan Aurélio Souza do Colégio Estadual Cônego Firmino Soares, com a música “Realidade Abstrata”
3° lugar: Michele Silva Queiroz, do Colégio Estadual Antônio Carlos Magalhães de Botuporã, com a música “Impunidade”.
Aconteceu também o EPA (Educação Patrimonial e Artistica). É um projeto que tem como objetivo o estudo de patrimônios de um município e acontece da seguinte forma: os alunos, em equipe escolhem um tema, pesquisam sobre o mesmo, constroem um álbum fotográfico e um texto explicativo. O escolhido pelos jurados foi do Colégio Estadual José Batista da Mota, de Macaúbas, com o tema: A Identidade da Cultura Africana do Brasil.


(Fonte: Facebook da Prefeitura Municipal de Macaúbas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário