A prefeitura municipal de Macaúbas e a secretaria de Saúde emitiram uma nota de esclarecimento sobre a matéria publicada na Folha de São Paulo: Medicas Cubanas vão dividir casa com piscina e trabalhar em posto sem banheiro.
Veja a nota:
“Acerca da matéria exibida no site do Jornal Folha de São Paulo, datada do dia 25 de setembro, na qual o jornalista Mário Bittencourt afirma, dentre outras assertivas, que os parâmetros do imóvel alugado pela Prefeitura de Macaúbas para residência dos profissionais enviados pelo Programa Mais Médicos, do Governo Federal, está acima dos padrões e, em contrapartida, que a estrutura dos postos de saúde onde os mesmos irão atuar estão aquém das necessidades da população, a Prefeitura de Macaúbas comunica oficialmente:
Acerca do imóvel – A sugestão do Governo Federal foi de que a Prefeitura de Macaúbas proporcionasse uma moradia conjunta para todos os 6 ( seis) profissionais que serão enviados ao nosso Município através do Mais Médicos, assim sendo, a casa apenas cumpre com a solicitação de espaço necessário para abrigar os profissionais em questão, que não serão apenas as Doutoras Dunia Broche e Dorys Cristina del Rosário, mas 6 ( seis) médicos ao todo . Acrescentamos ainda que além de abrigo conjunto, foi solicitado pelo Governo Federal, dentre outros itens, o acesso à internet para facilitar a comunicação com os familiares cubanos, e uma recepção que demonstrasse a nossa cultura e pronta acolhida às profissionais no Município de Macaúbas.
Acerca do Posto de Saúde da Comunidade de Lagoa Clara – Os sanitários estão interditados em caráter temporário e passam por reforma, motivo que levou à breve interdição. Vale salientar que o mencionado Posto de Saúde foi recém-contemplado pelo Programa Requalifica UBS, também do Governo Federal, e em breve passará por reforma e ampliação.
Acerca do Posto de Saúde da Comunidade de Lagoa do Maurício – É sabido que a tramitação legal do processo de aquisição de bens por qualquer que seja a Prefeitura, seja de Macaúbas ou de qualquer outro Município que cumpra devidamente com suas responsabilidades legais, é longo, passando por processos licitatórios, prazos e lidas com fornecedores. Sobre esta questão voltamos a salientar aquilo que já foi destacado na própria matéria: o prazo para chegada dos equipamentos que restam para o adequado funcionamento do Posto de Saúde da comunidade de Lagoa do Maurício é de 2 ( duas) semanas.
A Prefeitura Municipal e a Secretaria de Saúde concluem afirmando que Macaúbas orgulha-se de ser um Município hospitaleiro e que, ao contrário da vergonhosa recepção oferecida por algumas vertentes da sociedade em grandes capitais do nosso País quando da chegada dos médicos cubanos ao Brasil, buscamos não apenas recepcionar, mas acolher as Doutoras Dunia Broche e Dorys Cristina del Rosário prontamente, seguindo não apenas solicitações e protocolos, mas a cultura macaubense da amizade, característica do nosso Município. Os médicos enviados pelo Mais Médicos virão para somar à um trabalho de excelência que vem sendo desenvolvido e podemos garantir que terão a infra-estrutura e condições necessárias para cumprirem seus objetivos com tranqüilidade e dignidade”.
Informações Blog do Glauber
Nenhum comentário:
Postar um comentário