terça-feira, 30 de abril de 2013

Febre aftosa: Pecuaristas de cidades afetadas pela seca podem pedir dispensa de vacina.

Febre aftosa: Pecuaristas de cidades afetadas pela seca podem pedir dispensa de vacina


Segundo informaçãoes do Bahia Notícias, Os pecuaristas baianos devem vacinar seu rebanho contra a febre aftosa desta quarta-feira (1º) até o dia 31 de maio e atualizar o cadastro nos escritórios da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri). A vacinação é obrigatória para todo o rebanho de bovinos e bubalinos. Já os rebanhos localizados nos 219 municípios que decretaram estado de emergência devido à estiagem, que não possuem condições mínimas de serem vacinados, devido a deficiências nutricionais, terão a vacinação facultativa. Para isso, os criadores deverão comparecer obrigatoriamente aos escritórios da Adab para solicitar dispensa da vacinação, declarar o quantitativo de animais existentes por espécie e, principalmente, informar as mortes e nascimentos ocorridos no período da seca. “A equipe da Agência irá analisar as solicitações dos produtores nestas áreas, orientando-os sobre a necessidade de vacinar os animais assim que seja restabelecida a normalidade climática ou a melhoria do escore corporal dos animais e quando necessitar transportá-los para fora do estado ou para eventos pecuários”, orienta o diretor de Defesa Sanitária Animal da Adab, Rui Leal. Em posse destas informações, a agência pretende mensurar os prejuízos da seca para a pecuária baiana. Foi estimado pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb) que os criadores de animais já perderam um milhão de bois por conta da estiagem nos últimos anos.
(Fonte: www.bahianoticias.com.br)

Senado aprova isenção de IPI para máquinas e equipamentos agrícolas de fabricação nacional .

O Senado aprovou hoje projeto de lei que isenta máquinas e equipamentos agrícolas, veículos utilitários, tratores e caminhões novos, de fabricação nacional, do pagamento do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). A proposta, que agora tramitará na Câmara dos Deputados, estende a isenção aos mesmos produtos fabricados por países do Mercosul. A medida valerá exclusivamente ao uso de todo o maquinário por agricultores familiares ou empreendedor familiar rural. 
A autora do projeto de lei, Ana Rita (PT-ES), disse que a isenção poderá ser usada uma vez ao ano ou então nos casos em que ocorra a destruição completa ou furto do equipamento. “Embora não tenha o rendimento e a produtividade da agroindústria, a agricultura familiar é essencial nas políticas agrícola, fundiária e de meio ambiente do País”, justificou a senadora no parecer, informa o barreiras notícias.

Visite o site www.barreirasnoticias.com.br

Reajuste de servidores estaduais será de 2,5%.

Foto: Reprodução Google
O reajuste salarial dos servidores estaduais foi definido pelo governo em 2,5%, com pagamento retroativo a janeiro. O projeto de lei que estabelece o aumento foi enviado nesta segunda-feira (29) à Assembleia Legislativa da Bahia, onde será avaliado em regime de urgência pelos parlamentares. Caso a votação ocorra sem grandes obstáculos, o reajuste já será aplicado na folha de maio, paga no final do mês. O porcentual é inferior à metade da inflação oficial do ano passado, de 5,84%.

Funcionários do Banco do Brasil param por 24 horas.

Funcionários do Banco do Brasil param por 24 horas


Funcionários do Banco do Brasil em todo o país suspendem o trabalho nesta terça-feira (30), em protesto contra o novo plano de carreira adotado pela instituição. Com isso, os clientes do BB poderão fazer operações e serviços bancários somente nos caixas eletrônicos e pela internet. Os sindicatos querem a abertura de negociações e alegam que o plano foi implementado sem consulta aos trabalhadores. Segundo a Agência Brasil, as principais insatisfações são relativas à diminuição de adicionais para os cargos em comissão e funções gratificadas. Entidade filiada à Central Única dos Trabalhadores (CUT), a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf) afirma que o plano reduz o adicional de função gratificada de seis horas e o adicional de função de confiança para os comissionados que trabalham oito horas.

Messenger acaba hoje: veja serviços 'mortos' e seus substitutos.

O Microsoft Messenger dará seu último suspiro nesta terça-feira, com a migração de usuários e contatos para o Skype, também da gigante de Redmond. O Brasil será o último país a ser migrado, e encerra uma história de 15 anos do mensageiro instantâneo da desenvolvedora de softwares americana.
Como o MSN, outros programas e serviços deixaram seus nomes marcados na história da tecnologia, mas tiveram seu fim - seja por descontinuação ou por grande queda de acessos. O Orkut, por exemplo, ainda é usado por 30 milhões de pessoas, mas comparado ao 1 bilhão de usuários do Facebook, perdeu a majestade. 
O buscador AltaVista também não sobreviveu ao Google, e o Netscape só existe na memória dos 'vovôs' da web - os mais novos só conhecem Internet Explorer, Chrome, Firefox, Safari, Opera.

segunda-feira, 29 de abril de 2013

RosyArtes em Breve!


Biscuit precisou é só encomendar!


Entre em contato com Rosivânia pelo telefone 77-99739581
Em breve você poderá acessar o blog http://rosyartesonline.blogspot.com.br/ e ver alguns modelos dos trabalhos feitos!
Lembrancinhas para aniversários, Casamento e Festas em geral!!!
Foto: reprodução

Brumado: Homem invade agência da Caixa e exige 2ª via de suposto bilhete premiado da Mega-Sena.

Brumado: Homem invade agência da Caixa e exige 2ª via de suposto bilhete premiado da Mega-Sena
Foto: Brumado Notícias
Segundo informações do BN. Um homem invadiu nesta segunda-feira (29) uma agência da Caixa Econômica Federal de Brumado, no sudoeste baiano, e exigiu que o banco emitisse uma segunda via da cópia da aposta da Mega-Sena. Segundo ele, os números escolhidos e supostamente apostados foram sorteados. O Serviço Móvel de Urgência (Samu) e a Polícia Militar foram acionados para tentar controlar o homem, que estava atordoado e violento. Segundo funcionários, esta é a segunda vez que o rapaz invade a agência com as mesmas alegações. “Ele tira a roupa, fica só de cueca, senta no chão, chora, grita e tenta agarrar e beijar as mulheres que estão no local”, contou o gerente da Caixa em entrevista ao G1. O irmão do invasor afirmou que ele sofre de transtorno mental e que está há mais de um mês sem tomar remédio. Em nota, a Caixa Econômica Federal informou que não existe a possibilidade de segunda via de bilhetes de apostas.

Chapada Diamantina terá plano piloto de recuperação do café.

Chapada Diamantina terá plano piloto de recuperação do café
Produtores se reuniram em Barra do Estiva |Foto: Seagri
A Chapada Diamantina terá um plano emergencial para recuperação da cafeicultura desenvolvida pelos pequenos agricultores da região, conhecida mundialmente por produzir um dos melhores cafés do Brasil, entre eles o que é consumido pelo Papa Francisco I no Vaticano. Na abertura do "V Encontro de Produtores Rurais de Barra da Estiva e Região", o secretário estadual da Agricultura, Eduardo Salles, anunciou que um projeto piloto será desenvolvido. Os municípios de Mucugê, Ibicoara, Barra da Estiva, Ituaçu e Piatã estão inseridos na proposta. "Os secretários de Agricultura desses municípios vão elaborar um projeto piloto de custeio dos cafezais que contemple poda, calagem, e fertilização dos solos", desafiou Salles, que informou que a proposta atenderá aos produtores mais carentes e que estejam organizados em associações. Segundo a Seagri, o evento, encerrado neste sábado (27), reuniu mais de cinco mil participantes. O objetivo foi capacitar os pequenos e médios produtores, disponibilizando informações e conhecimentos técnicos sobre a agricultura familiar e as novas tecnologias usadas no campo.

Alunos cotistas têm desempenho inferior e menor índice de evasão, dizem pesquisas


Alunos cotistas têm desempenho inferior e menor índice de evasão, dizem pesquisas

Alunos de graduação incluídos em políticas de ações afirmativas, como cotas e bônus, têm apresentado desempenho acadêmico pior que os demais estudantes nas universidades públicas do país, segundo estudos recentes de pesquisadores da Universidade Federal Fluminense (UFF). As pesquisas também concluem que a diferença de notas perdura até o fim dos cursos e costuma ser maior em carreiras de ciências exatas. Universitários que ingressaram em instituições públicas federais por meio de ação afirmativa tiraram, em média, nota 9,3% menor que a dos demais na prova de conhecimentos específicos do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que avalia cursos superiores no país. No caso das universidades estaduais, cotistas e beneficiários de bônus tiveram nota, em média, 10% menor. Outra pesquisa recente da Universidade Cândido Mendes, sobre o resultado de ações afirmativas na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) revela que o nível de evasão entre os cotistas na universidade é menor do que entre outros estudantes. Informações da Folha.

Ministério Público determina apreensão de animais soltos nas rodovias da região.


Informa a página oficial da Prefeitura de Macaúbas, na internet numa rede social virtual, que a partir do dia 02 de maio, quinta feira, a Prefeitura de Macaúbas em parceria com a Polícia Militar, dará inicio a uma ação de recolhimento de todos os animais que se encontrarem soltos na rodovia entre Caturama a Boquira (BA 156)  e o trecho que que liga Macaúbas a Ibipitanga. Ação esta determinada pelo Ministério Público, informa a nota. 

São centenas de animais soltos nestes trechos, que já levaram mortes e prejuízos materiais a todos. Uma prova da lentidão, burocracia e o peso do Poder Público em se movimentar... E o jogo do emburra-empurra, a falta de entrosamento e entendimento entre eles aumenta a ineficiência estatal e fazem dos nossos impostos capim!... Farto onde não deveria existir!...  

domingo, 28 de abril de 2013

Viaduto da Fiol começa a ser construído na Ba-148.

Teve início a construção do um viaduto na BA-148, trecho entre Brumado/Livramento de Nossa senhora, à 300 metros da entrada do distrito de Itaquaraí. Esse viaduto será usado para a passagem da linha férrea da Ferrovia de Integração Oeste Leste (FIOL). A reportagem do Brumado Agora visitou a obra na tarde desta sexta-feira, 26, e pôde observar a grandiosidade que da obra. O viaduto terá 15 metros de altura e 150 metros de extensão e  deverá ser concluída em três meses. A construção da FIOL têm gerado milhares de empregos em Brumado e vem movimentando a economia local.


(Fonte: Rio do pires net)

A Droga do Apocalipse - Krokodil (Cenas Fortíssimas).

Informações do site Barreiras Notícias, Uma droga barata e viciante de fácil obtenção que apodrece a carne deixando os ossos do usuário expostos, transforma as pessoas em um verdadeiro zumbi. A droga russa conhecida como Krokodil é real e apavorante. 
 Uma droga barata, que está sendo consumida por um número cada vez maior de pessoas e tem efeitos colaterais bizarros. Essa é a krokodil (que em russo significa crocodilo), uma alternativa ao uso da heroína que está fazendo vítimas por toda a Rússia. 
O nome vem de uma das consequências mais comuns ao uso, a pele da pessoa passa a ter um tom esverdeado e cheia de escamas, como a de um crocodilo. Ela é a desomorfina, um opióide 8 a 10 vezes mais potente que a morfina. O problema maior nesta droga russa é a maneira como o produto é feito. 

O krokodil é feito a partir da codeína, um analgésico opióide que pode ser comprado em qualquer farmácia russa sem receita médica, assim como acontece com analgésicos mais fracos no Brasil. A pessoa sintetiza a droga em uma cozinha usando produtos como gasolina, solvente, ácido hidroclorídrico, iodo e fósforo vermelho, que é obtido de caixas de fósforo comuns, além dos comprimidos de codeína. 

 Logicamente nenhum destes ingredientes é ideal e o produto final não é nem um pouco puro, mas o resultado para o usuário é satisfatório. A consequência de se colocar tantos produtos químicos na veia é a irritação da pele, que com pouco tempo passa a ter uma aparência escamosa. A área onde o krokodil é injetado começa a gangrenar, depois a pele começa a cair até expor os músculos e ossos. 


Casos de viciados precisando de amputação ou da limpeza de grandes áreas apodrecidas em seus corpos são cada vez mais comuns em salas de emergência dos hospitais daquele país. 
A dificuldade em se combater o uso desta droga está na pouca ajuda que o governo dá a centros de reabilitação e na grande facilidade na produção, afinal basta uma cozinha e o conhecimento de como se “cozinhar” o produto. Largar o krokodil pode ser uma tarefa extremamente difícil. 

A desintoxicação é muito lenta e o usuário sente náuseas e dores por até um mês, sendo que conseguir uma nova dose é muito fácil. Sequelas físicas e mentais do uso contínuo do krokodil podem ficar para sempre. 

O krokodil pode acabar matando o usuário recorrente em mais ou menos 2 anos e são raros os casos de pessoas que se livraram do vício. A migração deles de uma droga para outra é explicada pelo valor da dose. Cada uso de heroína pode custar na Rússia 150 Dólares (270 Reais), já o krokodil custa em média 8 Dólares (aproximadamente 14 Reais). Um problema na alternativa mais barata é a duração dos efeitos, que são muito menores. Enquanto os efeitos da heroína podem durar 8 horas, o krokodil dura com sorte 90 minutos. Como produzir a droga leva mais ou menos uma hora, a pessoa passa a viver apenas para produzir e injetar. 

No Brasil, a codeína é vendida apenas com receita médica, mas na Rússia o produto é o analgésico mais popular do país. Usada por praticamente a metade da população, ela é responsável por cerca de 25% do lucro de algumas farmácias. Por este motivo a indústria farmacêutica e os empresários do ramo lutam para que o governo não torne a droga restrita à venda com prescrição. 

 Outros países onde a codeína é vendida sem receita são o Canadá, Israel, Austrália, França e Japão. Neles existe um grande risco do krokodil se tornar uma epidemia como a que atinge atualmente a Rússia. Abaixo você verá dois vídeos mostrando os resultados nefastos do uso desta droga.

NÃO PERCA A ESPERANÇA, NÃO SI DESESPERE JESUS TE AMA!

Você estala os dedos? Não deveria fazer isso.



Por que os dedos estalam? O estalo dos dedos acontece porque há uma interação entre o fluido sinovial, o qual tem a função de lubrificar as articulações e os ossos. O ruído do estalo acontece quando os ossos das articulações se separam, alongando o tecido conectivo, causando uma descompressão do fluido, movimentação das articulações e dos ossos e a formação de gases que se depositam na cápsula da articulação, que no próximo estalo faz um barulho intenso entre os ossos e trazendo a tão desejada sensação de alívio.


Além dos dedos, muitas pessoas têm o hábito de estalar outras articulações do corpo como costas, cotovelos, joelhos e ombros. E, assim como nos dedos, essas regiões também estão suscetíveis a sofrer com os problemas já citados acima, por isso, se quiser obter o relaxamento através do estalo da articulação, procure um profissional especializado para que não haja danos maiores. Se você tem a mania de estalar os dedos e outras articulações e sente dores, procure um especialista para obter um diagnóstico mais preciso sobre o problema.
Leia mais em www.barreirasnoticias.com.br

Justiça Eleitoral cancela mais de 120 mil títulos na Bahia .



Por terem faltado às últimas três eleições, mais de 120 mil eleitores em toda a Bahia terão o título cancelado, uma vez que nenhuma destas ausências foi justificada à Justiça Eleitoral. O prazo expirou nesta quinta-feira (25) e apesar do intenso movimento na Central de Atendimento ao Público do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) da Bahia, dos 132.912 baianos registrados como faltosos no Cadastro Eleitoral, apenas 9.075 – o equivalente a 6,8% – quitaram a pendência e regularizaram a situação. 

quinta-feira, 25 de abril de 2013

SUS passa a realizar cirurgia plástica de mama depois de retirada do câncer.

SUS passa a realizar cirurgia plástica de mama depois de retirada do câncerO Sistema Único de Saúde (SUS) passa a realizar, a partir desta quinta-feira (25), a cirurgia plástica reparadora de mama imediatamente após sua retirada por decorrência de câncer. De acordo com a portaria publicada no Diário Oficial da União, caso não seja possível a reconstrução imediata, a paciente deve manter o acompanhamento médico e se submeter à cirurgia assim que alcançar as condições clínicas necessárias. A lei prevê que a cirurgia reparadora seja feita nas duas mamas, para garantir simetria e reconstrução de aréolas e mamilos. Em março, quando o projeto foi aprovado no Senado, a relatora da matéria, senadora Ana Amélia (PP-RS), ressaltou que a iniciativa vai beneficiar sobretudo as mulheres mais pobres. De acordo com a senadora, o projeto aperfeiçoa a legislação, ao concretizar um direito já previsto em lei, para que as mulheres possam contar com a reconstrução da mama em casos de mutilação devido ao câncer.

Detalhes sobre apreensão de couro clandestino em Paramirim e Boquira


Foto: Reprodução Google

Segundo informações blog do Glauber, mais uma estratégia para coibir o abate clandestino na Bahia, a intensificação da fiscalização em salgadeiras é considerada um elo incentivador da atividade informal. A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) mobilizou a equipe de fiscalização para as salgadeiras localizadas nos municípios de Capela de Alto Alegre, Paramirim e Boquira, mediante denúncias anônimas. No total, foram apreendidas 40 toneladas de couro clandestino entre os dias 16 e 21 deste mês.
A primeira apreensão,segundo informações da assessoria de comunicação do governo da Bahia, aconteceu no dia 16, em Capela do Alto Alegre, com cerca de duas toneladas de pele armazenadas numa salgadeira clandestina. Essa ação levou a uma investigação que encaminhou a equipe da Adab para outros dois estabelecimentos. Assim, entre os dias 18 e 19 deste mês, a equipe de fiscalização da Adab apreendeu mais 26 toneladas em uma salgadeira localizada em Paramirim. Essa ação foi resultado da parceria entre a Adab, por meio da gerência de Brumado e da coordenadoria regional de Vitória da Conquista, e a 46ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM).
Fechando a rede de produção de couro ilegal descoberta pela agência, a equipe de fiscalização confiscou mais 12 toneladas de couro no último sábado (20), em Boquira.
“As ações de fiscalização no combate ao comércio de couro clandestino é importante por ser uma maneira de coibir o fomento do abate informal”, diz o diretor de inspeção de produtos agropecuários da Adab, Adriano Bouzas. Ele informa que as ações de fiscalização serão intensificadas em toda a região para coibir a clandestinidade, evitando prejuízos para a saúde pública. Todo o material apreendido foi descartado no aterro sanitário de Vitória da Conquista.

Pesquisador diz que data da Páscoa pode ser modificada.

A Última Ceia ocorreu numa quarta-feira — um dia antes do que se pensava — e a data para a Páscoa agora pode ser modificada, segundo um cientista da Universidade de Cambridge que está buscando resolver as contradições mais persistentes da Bíblia. Cristãos estabeleceram a última refeição de Jesus na Quinta-feira Santa há séculos, mas graças a uma redescoberta do antigo calendário judaico, o professor Colin Humphreys sugere outra interpretação.

"Eu estava intrigado com as histórias bíblicas sobre a última semana de Jesus, nas quais ninguém consegue encontrar nenhuma menção de quarta-feira. É chamado de um dia perdido", disse Humphreys à Reuters. "Mas isso parecia ser tão improvável: afinal de contas Jesus era um homem muito ocupado."
Suas descobertas ajudam a explicar a inconsistência misteriosa entre os Gospels de Mateus, Marcos e Lucas, que disseram que a Última Ceia coincidiu com a Páscoa Judaica e o de John, que disse que a refeição ocorreu antes do dia sagrado judaico que comemora o Êxodo do Egito.

Avião cai em Luís Eduardo Magalhães e piloto morre carbonizado .



Informações do Barreiras Notícias. Uma queda de avião matou na manhã desta quinta-feira, 24, o empresário e piloto Dirceu Montane Junior. O acidente ocorreu por volta de 06h50 no aeroporto de LEM, localizado ao lado do bairro Jardim das Oliveiras. Jurandir Ferreira de Melo, morador do bairro Jardim das Oliveiras, ao lado do aeroporto, contou ao Blog do Sigi Vilares que a aeronave levantou voo normalmente, mas de repente começou a perder altitude vindo cair de bico. “Eu vi a hora do acidente. O avião subiu normal, mas de repente começou a descer de bico. E aí batei no chão e explodiu”, contou o morador.

Progresso chegando: Viaduto da FIOL começa a ser erguido na BA-148.


Foto: L 12 Notícias
 Informações do site L 12 Notícias, Já estão a todo vapor os serviços para implantação de um gigantesco viaduto na Rodovia BA-148, trecho que liga as cidades de Brumado e Livramento de Nossa Senhora, Bahia. A obra faraônica será uma solução para que a linha férrea que integra a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) transponha a BA-148. O viaduto está sendo erguido no km 19, próximo do limite entre os municípios de Brumado e Dom Basílio. O Consórcio formado pelas empresas Andrade Gutierrez/Barbosa Mello/Serveng é o responsável pela execução dos trabalhos que corresponde ao lote 4 da obra.
Foto: L 12 Notícias
Na manhã desta quarta-feira (24), a reportagem do L12 Notícias esteve visitando o canteiro de obras e por lá teve acesso ao projeto. De acordo com a planta, o viaduto terá 15m de altura, a partir da base, por 150m de extensão, o qual deve ficar pronto em até três meses. Além disso, também foi iniciada a fase de terraplanagem do terreno para a passagem da via férrea.
Foto: L 12 Notícias
A Ferrovia Oeste-Leste integra o elenco de inversões públicos e privados do Complexo Porto Sul, na Bahia, que representa aplicação de, aproximadamente, R$ 6,5 bilhões na construção de ferrovia, integrando desde o Tocantis ao sul da Bahia, além de porto e aeroporto. Há fortes indicativos de que a obra será entregue em meados de 2015.
Foto: L 12 Notícias

quarta-feira, 24 de abril de 2013

PORQUE OS POLITICOS DE MACAÚBAS NÃO LUTARAM PARA QUE A CONAB PERMANECESSE NA SEDE DO MUNICIPIO?


Qual foi o motivo...? O que faltou para que este órgão tão importante continuasse servindo a população, principalmente nesse momento, em que o sertanejo tenta se recuperar dos efeitos da seca? É o que pergunta a população, especialmente o trabalhador rural e o pequeno criador conforme vários depoimentos.

Ate o dia 30 de Março de 2013 o municipio de Macaúbas havia cadastrado um rebanho de 30.926(Trinta mil, novecentas e vinte e seis) cabeças. O numero de produtores cadastrados na referida data, no Programa de Combate a Seca do Governo do Estado e Governo Federal era de 561(Quinhentos e sessenta e um) dos quais 371 (Trezentos e setenta e um) já aprovados.

O municipio de Paramirim tinha em seu cadastro de bovinos na mesma data, 16,296(Dezesseis mil novecentas e vinte e seis mil) cabeças e nenhum produtor cadastrado... Mesmo assim o municipio foi contemplado com o polo da Conab, numa demonstração de força política e prestigio.

Em razão disso, os produtores macaubenses que teriam a oportunidade de comprar o milho bem mais barato se a mesma tivesse permanecido em Macaúbas, ficaram a ver navios.
O espaço está aberto para as explicações.
(Fonte: extraído do Facebook de Osvaldo oliveira)

Igaporã: Com julgamento adiado pelo TRE Aumenta a tensão.



Prossegue a tensão que tomou conta da comunidade igaporaense em virtude do julgamento dos embargos de declaração, interpostos pela Coligação Unidos por Igaporã, liderada pela prefeita Rosana, ao resultado da sentença gerada no julgamento do dia 07 de março, que resultou na sua cassação.

Conforme site do TRE/BA, o julgamento dos embargos de declaração entrou para a pauta desta terça-feira, dia 23 de abril, no entanto, após o voto do relator Cassio Miranda, contrário ao provimento dos embargos, ou seja, pela manutenção da cassação da prefeita Rosana Cotrim, a juíza Maria do Socorro Barreto Santiago, pediu vistas ao processo, suspendendo o julgamento. Conforme o regimento interno do TRE/BA, o julgamento fica "adiado para a sessão seguinte, independentemente de pauta, votando, em primeiro lugar, o juiz que houver motivado o adiamento e sendo computados os votos já proferidos pelos juízes, ainda que não compareçam ou hajam deixado o exercício do cargo". Neste caso, mediante informações iniciais obtidas pela Rádio local da cidade, somente o relator havia lido o seu relatório.
 
Outras informações, ainda não confirmadas, dão conta de que o processo retorna à pauta na próxima terça-feira, dia 30 de abril. Nas ruas da cidade, alguns partidários da prefeita Rosana comemoram o fato, enquanto seguidores do ex-prefeito Neto demonstram certa frustração. Em suma, nada ocorreu de novo e o julgamento foi somente adiado. Qualquer que seja o resultado final, em Salvador, a população terá que esperar, possivelmente, por mais uma semana, se não houver novo pedido de vista pelos demais juízes. Fonte Jornal Eco

Comissão da Câmara aprova criação da Universidade Federal da Chapada Diamantina.

Comissão da Câmara aprova criação da Universidade Federal da Chapada Diamantina
Foto: Tiago Melo / Bahia Notícias

Segundo informações do site BN. A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (24), o projeto de lei de autoria do deputado federal Afonso Florence (PT-BA) que prevê a implantação da Universidade Federal da Chapada Diamantina (UFCD). O Projeto de Lei nº 4.094, de 2012, foi relatado pela parlamentar Alice Portugal (PCdoB) e visa autorizar a criação da UFCD, vinculada ao Ministério da Educação e com sede e foro nas cidades de Seabra, Lençóis, Ipirá, Rio de Contas e Morro do Chapéu. A proposição dispõe ainda sobre a personalidade jurídica da futura universidade, seu objetivo de oferta de vagas em cursos de ensino superior, a constituição de seu patrimônio, a possibilidade de transferência de bens da União, a origem de seus recursos, a criação dos cargos de reitor e vice-reitor e seu provimento temporário, a constituição da administração superior da universidade, as disposições transitórias desde a criação até sua implantação definitiva e a tramitação e aprovação da proposta de estatuto. O texto tramita na Casa em caráter conclusivo e ainda passará pelas comissões de Educação e Cultura; Finanças e Tributação e Constituição e Justiça e de Cidadania. Lençóis também poderá sediar um campus Universidade Federal da Bahia (Ufba), segundo movimentação da prefeitura, da reitoria da instituição e de parlamentares. 
(Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/)

Intimidação e ameaças a proprietário de Blog em Livramento revolta população e profissionais da imprensa da região.


Uma arma típica da ditadura, dos coronéis, pistoleiros que a mando de poderosos, ameaçam sem temor a imprensa no sertão. Agem de todas as formas possíveis, desde ligações e e-mails intimidações, bilhetinhos e ações na justiça, para calar aqueles que com a verdade incomodam políticos.
A violência verbal ou física, cometida contra jornalistas por causa de sua atividade não é somente um atentado contra os direitos humanos de um cidadão, mas representa um preocupante ataque aos princípios democráticos do Estado de Direito que, entre outras consequências, traz sérios prejuízos à liberdade de expressão e ao direito dos cidadãos ao acesso à informação. A avaliação é do presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Celso Schröder.
"Essa violência ocorre, em geral, poque há segmentos que entendem que o exercício do jornalismo atrapalha seus interesses e impedem que eles se realizem. O problema é que se isso não for combatido com efetividade, a situação deixa de ser um crime espontâneo e passa a representar uma ação organizada de enfrentamento ao Estado democrático de direito”, disse. Isso é inibir à força da liberdade de expressão que, nos dias atuais,  na política e questões públicas é o suporte vital de qualquer democracia. Os governos democráticos não controlam o conteúdo da maior parte dos discursos escritos ou verbais. Assim, geralmente as democracias têm muitas vozes exprimindo idéias e opiniões diferentes e até contrárias.
Segundo informações, isso pode estar ocorrendo no município de Livramento, com as reincidentes ameaças sofridas por Gabriel Domingues (Biel), proprietário do Livramento Agora, foram os motivos da queixa prestada pelo mesmo no dia 22/04 junto a Polícia Civil no município. Segundo ele, contatos telefônicos de números não identificados e e-mails encaminhados ao Blog, estão sendo utilizados como forma de intimidar a atuação deste veículo de comunicação. O conteúdo das ameaças é diverso e vão desde um incêndio criminoso que provocariam ao trailer de lanches, uma das fontes de renda de Gabriel, até o atentado contra sua vida.  O Proprietário do Blog declarou que espera uma apuração rápida, a identificação dos responsáveis e possíveis mandantes, para que sejam punidos com os rigores da Lei, servindo ainda de exemplo para a região e para a Bahia. Encerrou afirmando que o Blog  Livramento Agora não se intimidará e manterá a sua postura, noticiando a verdade dos fatos, doa a quem doer, sempre se postando do lado do povo e do município de Livramento.
Gabriel chegou a suspender a interação dos internautas, bloqueando temporariamente os espaços para comentarios dos leitores, que opinavam sobre matérias postadas.
Esperamos uma ação rápida e eficaz da polícia e que o Ministério Público participe destas investigações, afinal essas ameaças colocam em xeque a liberdade da imprensa na região.
Autor: Samuel Rodrigues - Jornal O Eco

terça-feira, 23 de abril de 2013

Disputa territorial entre os estados de Tocantins e Bahia chega ao fim.

A disputa territorial entre os estados de Tocantins e Bahia, discutida na Ação Cível Originária (ACO) 347, em tramitação no Supremo Tribunal Federal (STF) chegou ao fim no início deste mês. Este assunto foi motivo de uma audiência, a pedido do presidente da Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Júlio Busato, ao secretario de Agricultura Eduardo Salles, para que ambos se reunissem com o procurador geral do estado, Rui Moraes. O encontro aconteceu na ultima sexta-feira (19), na Procuradoria Geral do Estado.

Segundo o procurador Rui Moraes, o acordo representa um marco, pois a partir de agora os conflitos existentes entre os dois estados, por conta da indefinição de fronteiras, deixam de existir. “Os estados passam a ter um parâmetro para examinar as diversas situações e podem prevenir alguns conflitos que possam ocorrer, além de tranquilizar produtores da região Oeste, que viviam sobressaltados”, disse.

Para o secretário estadual da Agricultura, Eduardo Salles, o acordo favorece a Bahia. “Dentre as alternativas apresentadas dentro do processo, esta foi a que trouxe menos riscos de perda de áreas para o nosso Estado”, disse, esclarecendo que em conversa com o secretario de agricultura do Tocantins, Jaime Café, a decisão também foi satisfatória para aquele Estado, já que desde o inicio das conversas entre os dois governadores, Jaques Wagner e Siqueira Campos, havia um acordo que o estado de Tocantins não brigaria por regiões dos municípios baianos.
O acordo fixa como irrevogável a linha traçada pelo IBGE, estabelecendo o reconhecimento mútuo dos títulos de propriedade expedidos até a data atual. As eventuais hipóteses de superposição de áreas tituladas deverão, segundo o acordo, ser analisadas de forma conjunta, em comissões compostas por representantes dos dois estados.  Outros eventuais conflitos, segundo o documento, entre particulares, serão resolvidos pelo Poder Judiciário.

Estiveram presentes também na audiência o vice-presidente da Aiba, Odacil Ranzi, o superintendente de Atração de Investimentos da Seagri, Jairo Vaz e o consultor jurídico Antônio Augusto Batista.

Histórico

O acordo entre a Bahia e o Tocantins foi resultado de uma proposta de conciliação apresentada pelo relator da ação, ministro Luiz Fux, e faz parte de um cronograma de audiências que inclui os Estados de Piauí e Goiás, também partes na ação. A ACO 347 tramita no STF desde 1986, mas a disputa territorial tem origem no ano de 1919. As terras em litígio situam-se nas regiões  dos municípios baianos de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e Formosa do Rio Preto, opondo, como fundamento principal, as fronteiras traçadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e aquelas definidas por um parecer do Serviço Geográfico do Exército Brasileiro.