quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

RECEITA LIBERA HOJE PROGRAMA PARA DECLARAR IMPOSTO DE RENDA.


A Receita Federal libera hoje, a partir das 9h, o programa necessário para a declaração do Imposto de Renda (IR) 2016. Os contribuintes poderão fazer o “download” no site da Receita (www.receita.fazenda.gov.br) e antecipar o preenchimento das informações. O prazo para enviar a declaração, no entanto, tem início somente a partir de 1º de março e vai até 29 de abril. 


Mas a educadora Dôra Esteves nem pensa em esperar até lá para dar início ao preenchimento da declaração do IR. Ela revela que nunca deixa passar mais de 15 ou 20 dias desde o começo do prazo, pois faz questão de se antecipar. “Assim que é lançado o programa, eu baixo, faço logo a minha declaração e fico aguardando para enviar. Sou organizada e guardo tudo ao longo do ano em uma pasta só para isso”, conta Dôra, ressaltando ainda que, apesar de já ter passado dos 60, tem bastante familiaridade com a tecnologia. “Sou muito ligada em internet e acho o programa superfácil de usar”, assegura. 

O objetivo de tanta antecipação, segundo ela, é receber a restituição do Imposto de Renda o quanto antes. “Nunca caí na malha fina e, geralmente, em agosto eu recebo logo minha restituição”, observa. Quem também fica de olho no calendário da Receita Federal é a professora de Matemática Flaviana Oliveira, que já planeja aproveitar este final de semana para adiantar a declaração. “A empresa deve liberar por estes dias o demonstrativo de rendimentos. Vou reunir os documentos que tenho guardados para começar a preencher o programa”. 

Flaviana conta que o hábito de enviar os dados logo no início do prazo favorece o recebimento da restituição nos primeiros lotes. “Além disso, quero ficar livre, sem aquela pressão psicológica de deixar para a última hora”, diz. Este ano, a Receita Federal realizou algumas mudanças no programa para a declaração do Imposto de Renda, entre elas a ficha “Informações do Cônjuge ou Companheiro (a)”, que foi excluída. 

As informações, no entanto, devem ser preenchidas logo no início, na página de “Identificação do Contribuinte”. Isso vale tanto para a declaração conjunta quanto para independente. Segundo o auditor fiscal da Receita Adilson Matos, esta foi uma das modificações que tiveram como objetivo otimizar o programa. “A supressão da ficha do cônjuge não exclui a necessidade de declará-lo. Agora as informações devem vir na ficha inicial do contribuinte, onde ele vai colocar suas próprias informações e também as do cônjuge, juntas”, explica. 

Outra mudança importante este ano, de acordo com o auditor, é a redução da idade para quem é obrigatório informar o número do CPF, no caso dos dependentes. Até o ano passado, era necessário informar a partir dos 16 anos. Este ano, será a partir dos 14. Na declaração de 2016 será também a primeira em que é obrigatório para os profissionais liberais (médicos, dentistas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicólogos e advogados) informar o CPF do beneficiário – a pessoa para a qual prestou serviços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário