terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Paramirim-BA: Estudante passa em cinco vestibulares de medicina.




A comunidade de Caraíbas, município de Paramirim, festejou na penúltima semana de janeiro o grande feito conquistado por uma de suas filhas mais queridas e porque não dizer mais inteligentes.

Se passar num vestibular já é uma tarefa das mais difíceis para a maioria dos candidatos, imagine ser aprovada em mais de um concurso, como aconteceu com a estudante Tainá das Graças Silva Souza, 19 anos, ex-aluna da Extensão do Colégio de Paramirim em Caraíbas. Dos oito vestibulares para o curso de medicina aos quais ela recentemente se submeteu, foi aprovada em 5 deles. Para os seus familiares, “uma vitória muito merecida pelos seus esforços”.

Sua maratona começou em 2014, após a conclusão do ensino médio. Fez cursinho em Salvador na Escola Grandes Mestres, e partiu para a luta. Determinada, como sempre foi, escolheu o curso de medicina, mesmo sabendo tratar-se de um dos mais concorridos do país. Na rápida conversa que tivemos por telefone me revelou que esta escolha sempre fez parte dos seus objetivos. “Encarei o vestibular com seriedade, sem perder de vista a grande oportunidade de me preparar ao longo da minha carreira estudantil, este é o grande segredo”. “Agradeço aos meus pais pelos seus esforços, aos meus professores pela dedicação e sobretudo a Deus por sempre iluminar o meu caminho”.

Com um currículo invejável, de boas notas e ótimas referências nas escolas por onde passou, Tainá enfrentou a concorrência e outros obstáculos naturais, saindo vencedora nos vestibulares da UNIT, FIP MOC (Pitágoras), PUC-Campinas (3º lugar), UNIFACS (1º lugar) e UFMG, optando-se por esta última por “Optei pela UFMG por diversos motivos. O principal deles é a qualidade do curso ofertado, sendo a instituição classificada como a 3ª melhor Universidade do Brasil. Além disso, a cidade de Belo Horizonte oferece uma ótima qualidade de vida à população”.

Abrimos aqui um parêntese para dizer que o povoado de Caraíbas vem se destacando em diferentes cursos superiores com índices de aprovação consideráveis no Enem e em diversos vestibulares, dentro e fora do estado da Bahia.

Perguntada sobre que conselho daria aos jovens que almeja entrar numa faculdade, respondeu que o caminho mais importante é a preparação. Essa não deve ser descuidada em momento algum, não só pelas dificuldades das provas, como também pela concorrência. Aos meus colegas vestibulandos de medicina aconselho que sejam persistentes e se dediquem ao máximo à realização de seus sonhos, o caminho é difícil, demorado, mas o resultado é compensador, afirmou nossa entrevistada, chorando de alegria. O jovem deve ser preparado não somente para um vestibular que é apenas uma etapa, mas para a vida e outros embates, concluiu.

Em tempo, lembramos que o recordista de 2016 para o curso de medicina foi o gaúcho Vitor José da Silva Classmann, 18 anos, de São Martinho no noroeste do Rio Grande do Sul, aprovado em onze vestibulares. Para a nossa baianinha Tainá, caraibense de coração, cinco vitórias está de bom tamanho. Ponha bom tamanho nisso. Imaginem a alegria de seus pais José Otaviano de Souza e dona Maria Deusa Silva Souza ( professora ). Não é à toa que Caraíbas comemorou a sua vitória debaixo d’água.

Ao congratular-se com esse feito extraordinário, porque não dizer essa façanha, o Blog Macaubense Life parabeniza a grande vencedora, os seus familiares e toda comunidade estudantil de Caraíbas pelos destaques, dizendo que a educação continua sendo a grande alavanca das mudanças sociais. [Informações e fotos: Paramirim Eventos]


Uma vitória com garra,
Uma vencedora,

Um exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário