sábado, 9 de abril de 2016

LIMINAR IMPEDE EXAME TOXICOLÓGICO PARA MOTORISTAS DA BAHIA.

A Justiça Federal da Bahia concedeu liminar ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA), nesta sexta-feira (8), que desobriga o órgão a cumprir a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que determina que motoristas sejam obrigados a fazer um exame toxicológico chamado "teste do cabelo". 
A medida é voltada aos condutores que já têm carteira de habilitação nas categorias C, D e E, ou seja, motoristas de ônibus, caminhões e carretas, e também para os que desejam tirar a primeira via do documento.

A liminar foi assinada pelo juiz Ávio Mozar José Ferraz de Novaes. Ainda segundo a Justiça Federal, o Detran recorreu por entender que a resolução não tem aplicabilidade técnica e gera um alto custo para os condutores.

Alguns motoristas que deram entrada na renovação do documento no Detran-BA, desde que a resolução do Contran entrou em vigor, estão com a carteira de habilitação retida no órgão. Segundo informações do diretor do Detran-BA, Lúcio Gomes, não há data prevista para liberação das carteiras porque o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) ainda será notificado da decisão.

"A medida é em caráter de urgência, eles [o Denatran] devem cumprir quando estiverem cientes da decisão, que foi conseguida agora [nesta sexta-feira]. Como o sistema é nacional, o Denatran precisa liberar para que a gente possa executar o comando das carteiras", explicou Gomes.

O Detran-BA informou por meio de nota, que quase sete mil carteiras dos processos que exigiam o exame toxicológico na Bahia devem ser liberadas.

O presidente do Sindicato dos Rodoviários de Salvador, Hélio Ferreira, informou que a resolução do Contran criou prejuízos à categoria. Segundo ele, alguns motoristas de ônibus da capital baiana estavam impedidos de exercer a profissão, por conta da exigência do teste toxicológico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário