“Alô? Estou ligando apenas para checar se a ligação está boa”. Foi através de uma provocação entre rivais que se deu início uma das maiores revoluções da comunicação interpessoal da história. Em 3 de abril de 1973, há exatamente 40 anos, Martin Cooper, então diretor da Motorola e considerado o pai da telefonia móvel, discou, pela primeira vez, uma ligação através de um aparelho celular.
A chamada foi recebida pelo chefe do escritório da operadora AT&T, maior concorrente da Motorola na época. O protótipo Motorola DynaTAC 8000x, logo depois, se tornou o primeiro telefone portátil lançado no mercado. A engenhoca, que demorou menos de 90 dias para ser construída, era, é claro, bem diferente dos super smartphones atuais.
O aparelho tinha 33 cm de altura, 4,5 cm de largura, 9,5 mm de expessura e pesava nada menos do que 794 gramas, um verdadeiro “tijolo”. Apesar disso, o ele era capaz de armazenar até 30 números na agenda e sua bateria suportava 60 minutos de conversação. Para recarregá-lo, porém, eram necessárias pelo menos 10 horas de espera. Eternizado em filmes como “Wall Street – Poder e Cobiça” (1987) como um dispositivo eletrônico restrito aos ricos e poderosos, o 8000x custava, na época, quase US$ 4 mil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário