Foi realizado, nesta sexta-feira (30) o IV Encontro de Prefeitos do Território da Bacia do Paramirim para consolidação do Consórcio Público. A reunião começou com uma homenagem ao ex-prefeito de Botuporã, Hedílio Brandão Marques (Dr. Tila), falecido em 4 de agosto deste ano, onde foi mostrado um vídeo onde ele defendia a união dos prefeitos da região para, assim, serem mais fortes. Posteriormente os integrantes da mesa fizeram suas explanações e foi eleita a diretoria. Prefeitos, vereadores, lideranças, técnicos de órgãos e o deputado Federal Sérgio Brito estiveram presentes.Confira a fala de cada orador:
Hugo Mendonça, prefeito de Caturama:
Disse que a formação do consórcio era um sonho de Dr. Tila. Ele também parabenizou os técnicos que ajudaram neste projeto, quais sejam, Leonardo, Gileno, Drª Sara e Darlete. Explicou que, na condução para formação do consórcio preferiu seguir o projeto dos governos do Estado e federal, por ser gerador de recursos.
Beto, prefeito de Ibipitanga
Pediu um minuto de silêncio pelo falecimento de Dr. Tila e disse que ele era o líder. Afirmou ainda que o consórcio é uma tendência mundial e que irá melhorar as condições de vida do povo de nossa região, tanto na saúde, quanto na educação e outras áreas.
Reine, representante de Dedé, prefeito de Tanque Novo
Disse que o prefeito de Tanque Novo está em viagem buscando convênios para o município. Afirmou que o consórcio surge para desmistificar os entraves burocráticos, visto que individualmente não se consegue.
Dr. João Paulo, prefeito de Érico Cardoso
Afirmou que o consórcio ajudará os municípios a vencerem as dificuldades. Parabenizou a todos pela união em torno deste projeto.
Dr. Júlio, prefeito de Paramirim
Parabenizou o deputado federal Sérgio Brito, afirmando que o parlamentar faz um mandato brilhante. Disse que Dr. Tila foi o pioneiro na luta pelo consórcio, para que os prefeitos tenham mais voz e mais respeito. Explicou as dificuldades vividas por ele e por todos os gestores: “Não sei como o prefeito de Paramirim faz a magia para a administrar o município. A porta do prefeito é povoada por todos os interesses que se possa imaginar e muitas prefeituras estão quebradas, sem recursos, disse Dr. Júlio. Afirmou também que o consórcio é a casa dos prefeitos. Colocou o problema da água da barragem Zabumbão.
Ferrugem, prefeito de Oliveira dos Brejinhos
Disse que o semiárido baiano enfrenta uma das maiores secas dos últimos 50 anos e que a situação financeira das prefeituras não é boa, mas é preciso erguer a cabeça. Ao final de sua fala desejou um bom trabalho a todos.
José Roberto, prefeito de Ibitiara
Disse que a única alegria que teve foi no dia da eleição. Que de lá para a cada o único sentimento é a preocupação pela situação econômica da prefeitura, mas que a união é o caminho. Afirmou que de lá o companheiro Tila está acompanhando o trabalho de todos pela formação do consórcio.
Otaviano Joaquim (Tavim), prefeito de Botuporã
Agradeceu a todos pela linda homenagem prestada ao então prefeito de Botuporã, o Dr. Tila. Falou sobre o empenho de Tila para a formação do consórcio e que o meio político perdeu muito com sua ausência. Disse que sua dificuldade é dupla: “Eu não planejei ser prefeito e nem queria nessas condições’, afirmou Tavim, que ainda mostrou que seguirá o legado de Dr. Tila e que o consórcio vai dar certo.
Gilbertinho, vice-prefeito de Macaúbas, representando o prefeito Zezinho
Disse que Dr. Tila foi um grande entusiasta para a formação do consórcio e saudou os vereadores em nome de Glauber, vereador em Botuporã e filho de Tila. Afirmou que o prefeito Zezinho está em Salvador, em uma reunião na secretaria de Saúde, onde ficou decidido que Macaúbas receberá 6 médicos do programa “Mais Médicos”. Disse que participou do Colegiado Territorial desde 2005, mas que o consórcio vem para as sanar as falhas ocorridas anteriormente. Disse que nossa região tem um grande potencial na área agropecuária; na produção de alimentos.
Augustinho Rangel, representando o prefeito de Boquira, Marco Túlio
Disse que a comunidade de Botuporã perdeu muito com a morte de Dr. Tila, mas que o grupo político saberá superar essas dificuldades. Explicou que o prefeito Marco Túlio ficou impossibilitado de estar presente no encontro. Afirmou ainda que o consórcio é uma grande conquista e que ele nada tem a ver com questões partidárias e que essa foi a grande vitória. Disse que é preciso pensar regionalmente, visto que o ser humano não tem fronteira.
Itamar, prefeito de Novo Horizonte
Disse que seu município está à disposição para novas conquistas e que a eleição da diretoria é um grande avanço.
Edinalva, prefeita de Morpará
Reclamou dos vereadores da oposição que não aprovaram o projeto que a ratifica a criação do consórcio, mas que os vereadores situacionistas foram maioria. Disse que juntos serão mais fortes.
Dr. Ney, prefeito de Rio do Pires
Disse que Rio do Pires estará sempre à disposição. Falou sobre a situação do lixão no município. Afirmou que foi um prazer sentar ao lado de Dr. Tila (In Memoriam) na última reunião do consórcio ocorrida em 15 de julho em Ibipitanga e que Tila sempre pregou a união entre os prefeitos.
Sérgio Brito, deputado federal
Saudou a mesa e disse estar emocionado com a homenagem feita ao ex-prefeito de Botuporã, Dr. Tila. Segundo Sérgio., Tila era para ele como um irmão. O deputado também solicitou a Glauber, filho de Tila, que lhe mande a biografia detalhada de seu pai, para fazer uma homenagem no Congresso Nacional, para que o Brasil saiba a história de vida de Tila. Posteriormente, Sérgio justificou a ausência do prefeito de Dom Basílio, que está em São Paulo fazendo uma revisão de saúde. Falou sobre a alegria em ver os prefeitos participando daquela reunião e que sua prioridade é a região, principalmente na área de sistemas simplificados de água e entrega de máquinas pesadas. Afirmou também que, atualmente, o orçamento já é impositivo, o que facilita para que os prefeitos possam realizar as obras necessárias. Disse ainda que, apesar de ser da base do governo, o estado da Bahia falhou ao não renovar o decreto de emergência, prejudicando o recebimento de recursos pelo DNOCS.
Usaram ainda da palavra o representante da Codevasf, Sérgio, o coordenador do DNOCS, Josafá Marinho, que mostrou a importância do consórcio e ainda disse que já está sendo licitado diversos sistemas simplificados de água para os municípios da Bacia do Paramirim. Ressaltou que irá entregar muitas máquinas pesadas ao consórcio. Darlete e Leonardo (Secretário Executivo) também falaram sobre as formalidades legais para a formação do consórcio.
A Diretoria
A diretoria do consórcio do vale do Paramirim foi eleita. Beto, prefeito de Ibipitanga, será o presidente do consórcio. Ele disse que fará uma gestão transparente e democrática, ouvindo todos os prefeitos em quaisquer decisões que forem tomadas.
Presidente: Beto, prefeito de ibipitanga
Vice-presidente: Zezinho, prefeito de Macaúbas
1º Tesoureiro: Dr. João Paulo, prefeito de Érico Cardoso
2º Tesoureiro: Dr. Júlio, prefeito de Paramirim
1º secretário: Itamar, prefeito de Novo Horizonte
2º secretário: Dr. Ney, prefeito de Rio do Pires
O prefeito de Oliveira dos Brejinhos, Ferrugem, foi eleito presidente do Conselho Fiscal
(Fonte: Blog do Glauber)
Nenhum comentário:
Postar um comentário