Com repercussão positiva, a campanha objetiva a orientação dos jovens quanto a uma vida saudável e alerta aos comerciantes sobre a proibição da venda de bebida para menores.
Iniciada no mês de janeiro em Caetité, a campanha contra bebida alcoólica e cigarro para menores de 18 anos, “Viver Bem é Viver com Saúde”, tem atingido repercussão positiva não só no município, bem como reconhecimentos a nível estadual e até, nacional. Um dos destaques desta ação é em decorrência da intersetoriedade da equipe que está à frente da campanha: Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e do Adolescente - CMDCA, Conselho Tutelar, Ministério Público, Polícia Militar, Polícia Civil e Prefeitura trabalham, juntos, na orientação dos jovens a fim de que eles levem uma vida saudável, e fazem um alerta aos proprietários dos estabelecimentos do município, da sede e comunidades rurais, quanto a proibição da venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos, prevista no Artigo 81 do Estatuto da Criança e Adolescente, Lei Nº 8.069 e na Lei Federal Nº 9.294/96, e que pode acarretar em multa e interdição do estabelecimento, caso essa comercialização seja flagrada.
A equipe do “Viver Bem é Viver com Saúde” vem realizando palestras e blitz educativas por todo o município, distribuindo panfletos para a população e afixando cartazes e placas da campanha nos estabelecimentos comerciais informando que ali não se vende bebidas alcoólicas e nem cigarros para menores de 18 anos. A equipe é sempre muito bem recebida pela população e comerciantes, em demonstração ao apoio e responsabilidade com esta causa. Para a presidente do CMDCA, Juliana Moreira, o objetivo da campanha está sendo alcançado, “estamos muito contentes com o desenvolvimento do nosso trabalho, a todo instante recebemos mensagens de incentivo, apoio e ganhamos mais colaboradores, a exemplo do médico Dr. Ugo Oliveira, que passou a integrar a nossa equipe, e irá nos acompanhar nas palestras nas escolas do município. Agradecemos a colaboração de todos os parceiros, comerciantes e sociedade caetiteense, pois juntos podemos fazer sempre mais por nossas crianças”, avaliou Juliana Moreira.
A ação por uma juventude saudável rendeu reconhecimentos também de CMDCA’s de outros municípios; de ativista da área e do Centro de Apoio ao Tabagista, Núcleo de Estudos do Tabaco e Ação política no Controle do Tabagismo, do Rio de Janeiro – RJ. Diante do sucesso, a campanha “Viver Bem é Viver com Saúde” foi prorrogada até 30 de março. Escolas, igrejas e associações podem agendar uma visita da equipe dirigindo-se à Sala dos Conselhos, localizada na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social ou, se preferir, ligar no 3454-8050.
“Viver Bem é Viver com Saúde” em ação
Nenhum comentário:
Postar um comentário