Noite desta segunda feira, 17, no Salão Nobre de Reuniões da Câmara Municipal de Macaúbas, em Sessão Especial de Abertura dos Trabalhos do Legislativo Municipal, presidida pelo vereador Marcos Ricardo Figueiredo Pinto (PCdoB), após seus cumprimentos de boas vindas aos seus pares, funcionários e comunidade presente, é aberto o primeiro expediente do ano. Uma avalanche de críticas ao Executivo não foram poupadas, passando do tema saúde, educação, estradas e infraestrutura… Entre cobrança de promessas e várias denuncias nunca se viu no Legislativo Municipal uma enxurrada de críticas ao um gestor, como acontecido nesta noite do “apagão”…
Diante de tantos temas tratados, será feito uma síntese de quase três horas de Sessão, por orador:
Iniciado reunião com leitura dos projetos e correspondências recebidas pela Auxiliar de Secretária Roberta Barros, é apresentado Projeto de Lei do Legislativo de autoria do Vereador Anderson Gumes (PDT), sobre carga e descarga, bem como tráfego de caminhões no centro urbano, projeto foi apresentado e encaminhado às Comissões da Casa; em seguida indicação do Vereador Marciel Costa à concessão de Título de Macaubense a enfermeira Telma Maria de Jesus e projeto de Lei da Mesa Diretora para aumento de 16% dos salários dos servidores da Câmara Municipal, cobrindo aumento que não foi concedido no ando anterior.
Os discursos:
Marcos Pinto, presidente:
O Presidente da Casa, Marcos Pinto, não poupou elogios à Operação Lei Seca, realizada no dia 16, pela Companhia da Polícia Militar, sob o comando do Major Irlando Oliveira. Disse que ações da PM local tem reduzido acidentes e mortes no trânsito de Macaúbas. Marcos também usa a Tribuna Livre e disse está na fase final o Memorial dos Presidentes do Legislativo, fez referência a Bibliografia organizada por Roberta Barros, disse que estuda realizar em Macaúbas Seminários dos vereadores do Vale do Paramirim, elogiou iniciativa da APLB e estreitar relação com o executivo no intuito de buscar mais governabilidade e ações que beneficiam a população.
Té Oliveira (PT)
Após o “racha” entre Zezinho e o Ex-prefeito Amelinho, seu tom de voz e assuntos não negam sua posição de oposição, fez duras críticas ao governo José João Pereira. Criticou a precariedade da escola do seu filho e o atendimento no Hospital de Macaúbas que apelidou os acontecimentos atuais de “coisas horrorizantes” .
Anderson Gumes (PDT)
Disse que é viável e importante a Lei Seca, “louvável” pediu para ocorrer sempre. Cobrou debates na sociedade sobre “grandes temas”, convidou a todos a “pensar grande”, se referindo ao projeto da Universidade do Vale do Paramirim, propôs visita a todas câmaras da região no intuito de somar forças em prol deste projeto. Fala do seu projeto de Carga e Descarga e convida a todos os veadores a somarem forças em nome de “grandes projetos” para Macaúbas.
Zé Osseias (PV)
Comentou do sucesso do Cursinho Municipal Prof. Ático Mota, disse que o índice de aprovação chega a 65%. E que isso vem despertando interesse de municípios vizinhos em implantar projeto igual. Solicitou regularização desta iniciativa por parte do Legislativo. Na Tribuna Livre, Oséas faz um brilhante e coerente discurso, onde denuncia falta de “entendimento”, “coerência” e trabalho em conjunto das Secretarias Municipais – se referindo a crise na educação, citando o caso do Colégio de Contendas que teve aulas suspensas por falta de estrutura da unidade. Lembrou dos discursos do Prefeito Zezinho onde se referia constantemente sobre a MERITOCRACIA (para alguns expectadores desavisados pensou que era angu com farinha engolido a seco)… Fez criticas ao início do ano letivo com escolas sem reforma, cadeiras quebras… Cobrou valorização do Magistério e ratifica as palavras do Presidente da APLB – dizendo que 2014 será um ano “terrível” para a educação – se referindo aos eventos da Copa do Mundo e Eleições.
Cássio Ricardo (Cau do PT)
“Veloz e feroz” em seu discurso, já iniciou dando “até logo”!… Más deixou nos seus breves minutos incendiários, rastro de pólvora, só não riscou o “palito”… Disse que a UPA estava sendo sucateada, que na “madrugada” caminhões são carregadas do móveis e equipamentos da Unidade que está fechada há 14 meses. Disse que o Município tem até o mês que vem para colocar em funcionamento ou terá que devolver os recursos ali aplicados. Também fez críticas ao Hospital e a Educação. Pediu presença do Prefeito Zezinho na Câmara. Durante seu discurso o“apagão” acendeu olhares sobre a UPA!…
José dos Anjos (Ié do PV)
Lembrando sempre que “é aliando”, mas disse que “entre o Prefeito e a população, fica com a população“!… E entre “tapas e beijos”, Ié foi ou na verdade é, coerente no que disse a respeito da precariedade vista no Colégio de sua comunidade, Contendas, onde os pais de alunos se recursaram a deixarem seus filhos, trazendo-os de volta para casa… Com sala imundas, banheiros com vazamentos e mal cheiro, prédio sem energia elétrica, colégio sem as proteções de muro, quadra inacabada, material de construção por todo lado e até portão que dá choque!…
Um lista de coisas “meritocráticas” ou “clássicos da educação macaubense“… E complementa, dizendo que aquela região abriga cerca de 12% da população do município… E finaliza: … “Sou aliando, imagina se não fosse”!… E a Câmara municipal toma prejuízo de um copo… Más, o município ganhou com o “quebrar” das correntes e dos “falsos vidros de açúcar“
Valdomiro Moia (Vá do DEM)
Cômico e irônico, com seus discursos coerentes e inteligíveis… Vá se na mão de um bom lapidador de pedras preciosas seira um brilhante de 64 facetas. No entanto, ficamos com a sua doce e caracterizada e oportuna “ingenuidade inteligível”. No seu discurso de quem enaltece ato de solidariedade do xará Lindolfo (PT), que por vias tordas e de destino certo, ganha horas de trator para cavar buracos para água entrar… Apreensivo por receber o que não era seu, más aplicado em benefício da coletividade é agraciado por ter-lhe entendido e aliviado sua preocupação com a população… Ficou grato!… (Não deu pra entender?! Então vão na próxima semana à Câmara Municipal)…
E o seu oposto é parte decepcionante… Quando ganha milhares de metros de cano para atender comunidade rural de Buriti do Curral Novo, na esperança de levar água para famílias… Disse que abriu cavas no chão duro, espalha os canos e a Prefeitura embarga obra e deixa o povo passando cede… E decepcionado recorre ao Secretário de Recurso Hídricos, Sr. Antenor Silvino (ex-vereador Nin de Antenor), e disse que o mesmo não tem tempo de anteder seu pedido por estar sempre ocupando “dirigindo carro para o Prefeito”…
Usa da ironia dizendo que o ex-vereador foi nomeado Secretário de Recursos Hídricos par servir de motorista para o Prefeito… Seria o caso da famosa “direção hidráulica”?
Jurandir Silva (Nego de Eli -DEM)
Fala sobre a violência ocorrida no Açude na última semana, pede maior presença da Polícia Militar em sua comunidade. Denuncia grande número de jovens que empinam motos em vias publicas.
Marcelo Nogueira (PMDB)
Parabenizou o trabalho da PM em relação a Lei Seca. Disse que em 2013 o município teve pouca realizações e produtividade em todas as áreas, mas que em 2014 surge uma “ponta de esperança“, que ver-se algumas realizações, mesmo que tímidas. Pediu desculpas a comunidade. Disse que a Câmara pouco pode fazer, pois tinha repassado para o Executivo responsabilidades… Se referindo a suplementação orçamentária de 100%. Finaliza dizendo que “Macaúbas precisa de uma resposta”!… Positiva… Seria o famoso “porque sim”!?
Zequinha do Sindicato (PCdoB)
Ratifica o discurso de Marcelo Nogueira, e por que não ratificaria?… E disse que já tinha pedido desculpas a população em 2013 no seu último discurso do ano! “Perdão Macaúbas”
Que Macaúbas vem tendo “trabalhos de maquiagem”, que - “tivemos poucas chuvas e estradas estão ruins, com mutos trechos interditados”… Finaliza dizendo que não adianta apontar culpados, que agora é hora de trabalhar, tapando buracos e “rombos”.
Marciel Costa (PSB)
Líder do Governo na Casa, ameniza os ânimos e diz que “nem tudo na saúde tá ruim assim“, há investimentos na saúde básica, como a abertura de postos de saúde na zona rural, a exemplo de Boa Madeira e outras comunidades por ele citadas. É otimista, disse que neste ano haverá mais investimentos e melhorias em todas as áreas… Ou seja, tempos de abundâncias vem ai!?…
No discurso final do Presidente Marcos, disse que irá convidar alguns secretários municipais para dar explicações à sociedade sobre os trabalhos de suas pastas.
O Presidente da APLB, prof. Pedro Leite do Amaral, solicita a Tribuna da Casa para fazer sérias denuncias já no primeiro dia de ano letivo. Dizendo que houve paralisação das aulas em algumas escolas por falta de carteias, sala imundas, algumas sem carteiras e outra sendo dedetizadas. Disse da precariedade do Colégio de Contendas, onde pais e alunos iriam protestar na Câmara Municipal, mas obteve promessa que nesta terça feira iria ser resolvidas as “pendengas”… Cobrou valorização do magistério e finaliza dizendo que 2014 será um ano “difícil” para a educação devido aos eventos da Capa do Mundo e eleições. As informações são do Macaúbas On Off.
Nenhum comentário:
Postar um comentário