quarta-feira, 29 de abril de 2015

PRODUTORES DO OESTE GASTAM R$ 8,8 MI PARA RECUPERAR ESTRADAS.

 Júlio Busato – Foto: Cícero Felix/Revista A
Enquanto as obras não ficam prontas, as queixas continuam no setor produtivo. No oeste baiano, produtores do agroindustriais já investiram R$ 8,8 milhões, do próprio bolso, para recuperar estradas na região e garantir o transporte da safra de grãos.
“Não adiantava ficar só esperando pelos governos federal e estadual, pois a situação exigia uma ação emergencial, diante dos prejuízos causados pela falta de infraestrutura de transporte”, explica o presidente da Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Júlio Cézar Busato.

De acordo com a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), as perdas em alguns setores econômicos chegam a ser de 20% a 30% – disse, referindo-se os prejuízos com cargas e competitividade. “Tornou-se, portanto, uma questão fundamental encontrar soluções para dar sustentabilidade à infraestrutura nesse país”, diz o presidente da Fieb, Ricardo Alban.

Empréstimo para BAs
O governo baiano espera concluir em maio o processo de negociação com o Banco Mundial para empréstimo de US$ 300 milhões de dólares a serem usados na recuperação de 2 mil quilômetros de rodovias estaduais.
O Estado também já deu início às negociações de outros US$ 200 milhões junto ao Banco Europeu de Investimentos para a recuperação de outros 2 mil quilômetros de estradas baianas.
“Os recursos serão empregados em recuperação e manutenção das vias pelos próximos cinco anos, o que deve elevar o padrão das estradas baianas, junto com as intervenções previstas pelo Dnit”, garante o secretário estadual de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti.
Marcus Cavalcanti, Secretário da Seinfra
Foto: Elói Corrêa/SECOM
Um dos pontos críticos está na BA 534, no trecho que liga São Roque do Paraguaçu a Maragogipe, que foi muito danificado pela movimentação das obras do Estaleiro da Enseada Paraguaçu. “Diante do estado da via, as obras serão iniciadas independentemente do empréstimo”, informou o secretário. No Recôncavo, também serão recuperados os trechos entre Salinas da Margarida e a BA-001 e de Nazaré das Farinhas até Valença.

Obras para escoar produção serão priorizadas, informa Seinfra

Entram no pacote, segundo a Secretaria de Infra-estrutura (Seinfra), obras consideradas essenciais para o escoamento da produção baiana. “Muitas já estão adiantadas em alguns trechos e outras já em fase de licitação”, diz o secretário Marcus Cavalcanti.
As obras na BR- 235 incluem a duplicação de nove quilômetros da passagem urbana em Juazeiro, no norte do estado. “A parte entre Uauá e os distritos de Conché (Jeremoabo) e Pinhões (Juazeiro) já está pronta e deve ser inaugurada em breve pela presidente Dilma”, revela o secretário baiano. Na mesma BR, segundo ele, falta ainda licitar o trecho de 130 quilômetros, entre Remanso e a divisa com o Piauí.
Na BR-242, será feita a duplicação da passagem urbana do município de Luís Eduardo Magalhães, no Oeste. A intervenção também prevê a recuperação do trecho entre o entroncamento da BA-460 à divisa do estado com Tocantins. No extremo Sul, os 221 quilômetros a serem duplicados na BR-101 também prevêem a requalificação das travessias urbanas. “A licitação deve ser concluída até o final do ano”. Está também em licitação, a duplicação do contorno norte de Feira de Santana.

Do jornal A Tarde

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