sexta-feira, 31 de julho de 2015

Livramento e Dom Basílio assinam TAC e devem realizar concurso público.

ggg
Prefeitos se comprometeram com o órgão do Ministério Público para lançamento dos editais do certame
Proposto pelo promotor de Justiça Millen Castro, um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) foi assinado pelas prefeituras de Dom Basílio e de Livramento de Nossa Senhora com o Ministério Público Estadual. Através dos documentos, os municípios assumiram o compromisso de realizar concurso público e de não contratar pessoal para atividades permanentes até que sejam realizados os certames. Ainda segundo o Brumado Notícias, eles também se comprometeram a dispensar, até o próximo dia 31 de dezembro, todos os servidores contratados temporariamente de forma irregular. São 280 e 374 funcionários ocupando cargos não criados em lei nos dois municípios, respectivamente. Além disso, deverão exonerar servidores não concursados que estejam ocupando vagas previstas legalmente, com exceção dos que ocupam cargos comissionados. No caso de Dom Basílio, o prefeito João Pereira Passos se comprometeu a publicar o edital de abertura do concurso até 1º de novembro de 2015, com homologação prevista para 15 de fevereiro de 2016. Em Livramento, o secretário municipal de Educação, Sebastião Fernandes de Oliveira, assumiu o compromisso de abrir o edital de inscrições até 15 de março do próximo ano, com homologação prevista para 31 de maio. Informações Blog do Glauber

Macaúbas: segundo estimativa do IBGE, município ultrapassa a 51 mil habitantes.

Novos números!...
Novos números!…
É oficial, na próxima segunda feira, 03 de agosto, o IBGE deverá anunciar a população estimada de Macaúbas e informações preliminares do vereador Marciel Souza Costa, presidente da Câmara Municipal, que manteve contato com a sede do IBGE em Salvador, diz que a população oficial de Macaúbas deverá ultrapassar a casa dos 51 mil habitantes, números estes que mudam a realidade administrativa e política de Macaúbas, a saber:
78319c_78351cd221f94d9cb46ab6caaf79ec43.jpg_srz_213_209_75_22_0.50_1.20_0.00_jpg_srz01 Inicialmente o município passa a receber de repasses do Estado e da União, cerca de 10% a mais, já em 2016, passando do atual índice de 2.0% para 2.2%, ou seja, um incremento na ordem de R$ 500 mil por mês;
02- O número de vereadores na Câmara Municipal irá para 15 vereadores, dois a mais dos 13 atuais;
03- Muda em diversas categorias, ultrapassando os 50 mil habitantes, em convênios governamentais, repasses na área da educação, saúde, assistência social, além de sua classificação diante os demais, entre outros.
Segundo o vereador Marciel, a Câmara irá receber oficialmente nesta segunda feira 03, a informação detalhada do IBGE e, com este documento poderá entrar com projeto na Câmara Municipal e propor a criação de mais duas vagas para vereador já nas eleições de 2016. Informa também que esta prévia do IBGE, não foi acrescido os habitantes dos territórios “reconquistados” de Riacho de Santana, ou seja, depois desta regularização, Macaúbas pode ultrapassar a casa dos 53 mil habitantes, diz Marciel.

OAB QUER CRIAR FÓRUM PARA DISCUTIR MEDIDAS PARA SALVAR RIO SÃO FRANCISCO.

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) lançou uma mobilização nacional para salvar o Rio São Francisco. A parceria do Conselho Federal da Ordem com as Seccionais dos estados banhados pelo rio propõe a criação de um fórum de debates acerca do problema e o ajuizamento de uma ação civil pública para obrigar as autoridades a enfrentarem a questão. 


O presidente da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho afirma que a o rio está morrendo por falta de planejamento na transposição por conta das constantes agressões em suas margens, com extensas plantações e destruição das matas ciliares. Em reunião com os presidentes seccionais Luiz Viana (Bahia), Pedro Henrique Alves (Pernambuco) e Carlos Augusto Monteiro Nascimento (Sergipe), além do conselheiro federal Felipe Sarmento (AL), Marcus Vinicius destacou a escolha da água como tema central da III Conferência Internacional de Direito Ambiental, que ocorrerá em 4 e 5 de setembro em Campo Grande. Haverá um painel exclusivo sobre o Rio São Francisco. 

Luiz Viana relatou que em alguns pontos do rio, na região de Bom Jesus da Lapa, é possível se atravessar de margem a margem a pé.“Bom Jesus da Lapa já sofre com essa anomalia. Se continuar assim, pode ocorrer uma catástrofe imprevisível tanto para as pessoas como para a economia”, afirma Viana. 

Em entrevista ao Bahia Notícias, o prefeito de Bom Jesus da Lapa expõe os efeitos da crise hídrica para cidade. Pernambuco, segundo Pedro Henrique, sofre com a falta de planejamento na transposição do rio. “É urgente a criação de um comitê gestor das bacias do São Francisco, para que as ações sejam coordenadas, assim como o replantio das matas ciliares”, propõe. 

“Há sinais claros de esvaziamento do curso do rio, inclusive com restrição de abastecimento em algumas cidades”, diz Carlos Augusto. “A salvação do rio é urgente e passa primeiro pela sua revitalização”.

VACINA CONTRA EBOLA SE MOSTRA EFICAZ EM TESTES NA GUINÉ.

Uma vacina contra o ebola desenvolvida em tempo recorde se mostrou 100% eficaz contra o vírus mortal em um grande estudo feito na Guiné e agora pode ser usada para ajudar a acabar com a epidemia no oeste africano, afirmaram pesquisadores internacionais independentes nesta sexta-feira (31).
Os resultados do estudo, que testou a vacina desenvolvida por Merck e NewLink Genetics em mais de 4 mil pessoas que estiveram em contato próximo com um caso de ebola confirmado, mostrou que a vacina deu 100% de proteção depois de 10 dias da aplicação.

O estudo foi publicado nesta sexta na revista britânica "The Lancet" e afirma que a vacina VSV-EBOV poderia ser "altamente eficaz em prevenir a doença do vírus ebola"
O vírus infectou 27.748 pessoas e matou 11.279 desde o ano passado no oeste da África. A epidemia do ebola na África Ocidental teve início no sul da Guiné, em dezembro de 2013. Trata-se a maior crise desde a identificação do vírus em 1976.

Mais de 99% das vítimas se encontram na Guiné, Serra Leoa e Libéria.

Resultado promissor
Especialistas em saúde descreveram os resultados como "notáveis" e "virada no jogo".

A Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou o resultado como "extremamente promissor" e disse que "são necessárias mais evidência conclusivas para a capacidade de proteger as populações contra o que é chamado de 'efeito rebanho'". Para isso, a autoridade regulatória da Guinea aprovou a continuação dos estudos, diz a OMS em comunicado.

"O crédito vai para o governo da Guiné, as pessoas que vivem nas comunidades e nossos parceiros neste projeto. Uma vacina eficaz será mais um instrumento muito importante para os atuais e futuros surtos de ebola", disse em comunicado a diretora-geral da OMS, Dr. Margaret Chan.

Depois, em coletiva de imprensa, afirmou: "Esta vai ser uma virada de jogo", disse ela a jornalistas. "Vai mudar a gestão do atual surto de Ebola e de futuros surtos".

"Acreditamos que o mundo está prestes a ter uma vacina eficaz contra o Ebola", disse a especialista em vacinas Marie Paule Kieny, da OMS, em uma entrevista à imprensa em Genebra.

Jeremy Farrar, um especialista em doenças infecciosas e diretor da fundação Wellcome Trust, que ajudou a financiar o estudo, disse que os resultados foram "notáveis".
          
"Esse estudo se atreveu a usar um projeto altamente inovador e pragmático, que permitiu à equipa na Guiné avaliar esta vacina no meio de uma epidemia", disse em comunicado.
          
"Nossa esperança é que esta vacina ajude agora a acabar com essa epidemia e esteja disponível para as futuras epidemias inevitáveis."
Bertrand Draguez, diretor do Médicos sem Fronteiras (MSF), que tem liderado a luta contra o ebola na África Ocidental, disse: "Pela primeira vez há uma perspectiva de uma ferramenta que poderia proteger vidas e quebrar cadeias de transmissão."
                  
Corrida contra o tempo
Este e outros estudos de vacinas foram rastreados de maneira rápida com enorme esforço internacional de pesquisadores, que correram para testar terapias e vacinas potenciais enquanto o vírus ainda estava circulando.

"Sabíamos que era uma corrida contra o tempo e que o experimento tinha de ser realizado sob as circunstâncias mais difíceis", diz John-Arne Röttingen, chefe da área de controle de doenças infecciosas no Instituto Norueguês de Saúde Pública e presidente do grupo de acompanhamento do experimento.

Por: Adrianne Oliveira/G1

quinta-feira, 30 de julho de 2015

BACTÉRIAS NO INTESTINO PODEM CAUSAR ANSIEDADE E DEPRESSÃO, SUGERE ESTUDO.

Um estudo da Universidade McCaster, no Canadá, publicado na última terça-feira (28) na revista Nature Communications, indicou que bactérias do intestino podem desencadear ansiedade e depressão. 


A pesquisa explora pela primeira vez a relação entre os micro-organismos presentes na flora intestinal com os comportamentos decorrentes do estresse. “Mostramos pela primeira vez esta relação que envolve não só a bactéria, mas também seu ambiente”, explica Premysl Bercik, autor do estudo e professor associado de medicina da McMaster. 

Neste estudo, os pesquisadores sujeitaram camundongos recém-nascidos ao estresse ao separá-los de suas mães durante três horas por dia, do terceiro ao 21° dia de nascimento. 

Nesta primeira etapa do experimento, Bercik e sua equipe atestaram que camundongos normais (os de controle, com complexa microbiota intestinal) apresentavam comportamentos parecidos com ansiedade e depressão quando separados das mães, além de apresentar níveis anormais do hormônio corticosterona. Estes ratos também tiveram disfunção intestinal a partir da liberação de um neurotransmissor importante, a acetilcolina. 

Depois, os especialistas repetiram a mesma experiência em condições livres de germes e descobriram que, na ausência de bactérias, os ratos apresentavam os mesmos níveis de corticosterona e a disfunção intestinal, mas sem sinais de ansiedade ou depressão. 

Em seguida, a equipe de pesquisadores descobriu que quando os ratos livres de germes e separados das mães eram colonizados com bactérias, os animais passaram a mostrar alterações em suas atividades metabólicas e na composição bacteriana, apresentando quadros de ansiedade e depressão.

PRF APREENDE CARGA DE AÇÚCAR POR FRAUDE AO FISCO EM BARREIRAS.


A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, no fim da tarde desta terça-feira (28), 42.000 kg de açúcar sem nota fiscal. O flagrante aconteceu por volta das 16h44, no KM 801 da BR 242, trecho do município de Barreiras, localizado na região oeste da Bahia.

Durante abordagem a uma carreta bitrem, os policiais solicitaram os documentos da carga, e foi apresentada pelo condutor, uma nota fiscal referente a arame. Com isso, a equipe solicitou a retirada da lona que cobria a carga, onde foi descoberto que na verdade a mercadoria transportada era açúcar ensacado, pronto para varejo, contendo 1.400 fardos de 30kg, divididos em sacos de 1 kg.

Ao ser questionado pelos policiais, o indivíduo de 29 anos, informou que carregou o veículo em Anápolis/GO, tendo adquirido a cópia da nota de outro carregamento admitindo intuito de burlar o fisco.

Ocorrência encaminhada para a SEFAZ/BA (Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia).

PRF

PEC QUER REDUZIR IDADE MÍNIMA DE TRABALHO PARA 14 ANOS; MPT DIZ QUE PROPOSTA É ILEGAL.

O Ministério Público do Trabalho (MPT) emitiu um parecer contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 18/2011, do deputado Dilceu Sperafico (PP-PR), que pretende reduzir para 14 anos a idade mínima para trabalhar. O texto tramita na Câmara dos Deputados. 


O MPT afirma que, caso a proposta seja aprovada, o Brasil violará internacionais e uma cláusula pétrea da Constituição Federal (CF). A Constituição Federal de 1988 proíbe o trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de 18 anos e qualquer trabalho a menores de 16, salvo na condição de aprendiz, a partir de 14 anos. 

Para a representante no Rio de Janeiro da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho de Crianças e Adolescentes (Coordinfância) do MPT, Sueli Bessa, a proposta representa um retrocesso social. “Essa redução é um retrocesso de direitos, com o objetivo único de precarizar as relações de trabalho”, alerta a procuradora do trabalho. 

Bessa afirma que a PEC representa mais um risco aos direitos sociais, juntamente com outras propostas que vem sendo apreciadas no Congresso Nacional, como a redução da maioridade penal e a ampliação irrestrita da terceirização. “No atual mercado, em que as vagas de trabalho são disputadas pelos adultos, não faz o menor sentido propor a redução da idade mínima para trabalhar. 

O correto seria investir na educação integral desses adolescentes e na profissionalização”, completa Sueli Bessa. O parecer foi entregue ao Congresso Nacional pela Coordinfância. Neleo MPT expressa que o direito fundamental ao não trabalho é cláusula pétrea prevista na Constituição, que não pode ser atingida por propostas reducionistas como a prevista na PEC. Além disso, a limitação aos 16 anos para trabalhar encontra apoio em tratados de Direitos Humanos assinados pelo Brasil que, ao serem ratificados, passam automaticamente a integrar o ordenamento jurídico interno. 

O Brasil é signatário do Protocolo de San Salvador (1988), instrumento adicional à Convenção Americana sobre Direitos Humanos de 1969 (Pacto de San José da Costa Rica), que garante o princípio da proibição do retrocesso social. Em outras palavras, uma vez fixada a idade mínima de 16 anos, em razão da norma constitucional, em consonância com as normas internacionais, não se pode admitir retrocesso na proteção aos direitos humanos.
O Ministério Público do Trabalho (MPT) emitiu um parecer contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 18/2011, do deputado Dilceu Sperafico (PP-PR), que pretende reduzir para 14 anos a idade mínima para trabalhar. O texto tramita na Câmara dos Deputados. 

O MPT afirma que, caso a proposta seja aprovada, o Brasil violará internacionais e uma cláusula pétrea da Constituição Federal (CF). A Constituição Federal de 1988 proíbe o trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de 18 anos e qualquer trabalho a menores de 16, salvo na condição de aprendiz, a partir de 14 anos. 

Para a representante no Rio de Janeiro da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho de Crianças e Adolescentes (Coordinfância) do MPT, Sueli Bessa, a proposta representa um retrocesso social. “Essa redução é um retrocesso de direitos, com o objetivo único de precarizar as relações de trabalho”, alerta a procuradora do trabalho. 

Bessa afirma que a PEC representa mais um risco aos direitos sociais, juntamente com outras propostas que vem sendo apreciadas no Congresso Nacional, como a redução da maioridade penal e a ampliação irrestrita da terceirização. “No atual mercado, em que as vagas de trabalho são disputadas pelos adultos, não faz o menor sentido propor a redução da idade mínima para trabalhar. 

O correto seria investir na educação integral desses adolescentes e na profissionalização”, completa Sueli Bessa. O parecer foi entregue ao Congresso Nacional pela Coordinfância. Neleo MPT expressa que o direito fundamental ao não trabalho é cláusula pétrea prevista na Constituição, que não pode ser atingida por propostas reducionistas como a prevista na PEC. Além disso, a limitação aos 16 anos para trabalhar encontra apoio em tratados de Direitos Humanos assinados pelo Brasil que, ao serem ratificados, passam automaticamente a integrar o ordenamento jurídico interno. 

O Brasil é signatário do Protocolo de San Salvador (1988), instrumento adicional à Convenção Americana sobre Direitos Humanos de 1969 (Pacto de San José da Costa Rica), que garante o princípio da proibição do retrocesso social. Em outras palavras, uma vez fixada a idade mínima de 16 anos, em razão da norma constitucional, em consonância com as normas internacionais, não se pode admitir retrocesso na proteção aos direitos humanos.

Ayrson Heráclito: macaubense participa da 10ª Bienal do Mercosul.

17539925
Conforme informações repassadas por Afonso Sant’Ana e do site: http://m.zerohora.com.br,irá participar da  10ª Bienal do Mercosul divulgou na manhã desta quarta-feira (29/7) a lista da seleção dos artistas que terão obras apresentadas na maior mostra de arte contemporânea do sul do continente. São cerca de 400 nomes que dão uma amostra da arte produzida na América Latina, foco desta edição. Também foi divulgada a marca desta edição.
De 8 de outubro e 22 de novembro, as mais de 700 obras serão apresentadas em  mostras que estarão distribuídas em espaços como Casa de Cultura Mario Quintana, Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, Instituto Ling, Memorial do Rio Grande do Sul, Margs, Museu Júlio de Castilhos, Santander Cultural e Usina do Gasômetro.
17539925
Conforme informações repassadas por Afonso Sant’Ana e do site: http://m.zerohora.com.br,irá participar da  10ª Bienal do Mercosul divulgou na manhã desta quarta-feira (29/7) a lista da seleção dos artistas que terão obras apresentadas na maior mostra de arte contemporânea do sul do continente. São cerca de 400 nomes que dão uma amostra da arte produzida na América Latina, foco desta edição. Também foi divulgada a marca desta edição.
De 8 de outubro e 22 de novembro, as mais de 700 obras serão apresentadas em  mostras que estarão distribuídas em espaços como Casa de Cultura Mario Quintana, Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, Instituto Ling, Memorial do Rio Grande do Sul, Margs, Museu Júlio de Castilhos, Santander Cultural e Usina do Gasômetro. Informações Macaúbas Off.

quarta-feira, 29 de julho de 2015

TRANSFERÊNCIA DE FUNCIONÁRIOS E MAQUINÁRIO DO ANTIGO DERBA VAI BENEFICIAR 158 MUNICÍPIOS.


 Com a transferência de bens e funcionários pelo Governo do Estado, 158 municípios integrantes de dez consórcios intermunicipais receberão máquinas como retroescavadeiras, motoniveladoras, tratores e caminhões-pipa para obras de infraestrutura urbana, rodovias e estradas vicinais. Os termos de cooperação técnica para cessão de 174 bens móveis e 194 servidores foram assinados, na tarde desta terça-feira (28), pelo governador Rui Costa e
representantes dos consórcios.


O pessoal e o maquinário pertenciam à estrutura do Departamento de Infraestrutura e Transportes da Bahia (Derba), extinto com a reforma administrativa da atual gestão estadual. "Nós vamos usar essa ferramenta moderna contratando inclusive os consórcios para que eles possam fazer tanto obras nos municípios como nas nossas rodovias. Com isso ganham as prefeituras, ganha a população e ganha o governo com a manutenção a um custo menor", explicou o governador. 

Os consórcios contemplados são Semiárido Nordeste III, APA do Pratigi, Alto do Sertão, Território de Irecê, Território do Sisal, Portal do Sertão, Médio Rio de Contas, Bacia do Jacuípe, Território do São Francisco e Vale do Jiquiriçá.  

Contrapartida 

A contrapartida dos municípios prevê o rateio dos custos operacionais e a pavimentação de 315 quilômetros de estradas estaduais, ligações com rodovias federais e outros 262,5 quilômetros de estradas em revestimento primário. "Cada consórcio será responsável pela manutenção de uma rodovia selecionada em conjunto pelos integrantes do consórcio", explica o secretário de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti. Segundo ele, o processo de cessão para os primeiros dez consórcios intermunicipais será concluído, em até 90 dias, e uma segunda etapa já está em andamento.  

Para o prefeito de Serrinha e presidente da Federação dos Consórcios Públicos da Bahia, Osni Cardoso, o modelo garante mais agilidade e economia para a manutenção da malha rodoviária nos municípios. "Quando um buraco surge na estrada, quem primeiro enxerga é a gente, e essa velocidade é muito importante para a gente atacar esse assunto rapidamente com uma economia bem maior". 


Secom - Secretaria de Comunicação Social 
- Governo da Bahia

BUG DESCOBERTO EM SISTEMA ANDROID PODE AFETAR ATÉ 1 BILHÃO DE TELEFONES.

 
Um bug descoberto no sistema operacional Android pode ter deixado cerca de 1 bilhão de telefones vulneráveis a ataques de hackers, segundo pesquisadores. A falha no sistema podia ser explorada toda vez que alguém enviava uma mensagem de foto ou vídeo para um smartphone.


O Google disse que corrigiu o problema, mas que milhões de aparelhos precisam atualizar o seu software.

A falha, segundo os pesquisadores, era "extremamente perigosa".

Ela permitia que hackers enviassem um código malicioso dentro de uma mensagem de multimídia que podia acessar um serviço dentro do Android chamado Stagefright.

Depois de o Stagefright ser ativado - mesmo sem ação do dono do celular neste sentido -, outros aplicativos ou dados do aparelho podiam ser acessados pelo código malicioso.

"Estas vulnerabilidades são extremamente perigosas pois não precisam de nenhuma ação da vítima para serem exploradas", escreveram os pesquisadores, da companhia americana especializada em segurança Zimpherium.

Para eles, esta é a mais grave vulnerabilidade do Android já registrada e afetou 950 milhões de aparelhos.

Os pesquisadores vão revelar mais detalhes sobre esta falha no Android em uma conferência sobre segurança em Las Vegas na semana que vem.

Acesso à câmera

James Lyne, diretor global de pesquisa em segurança na companhia Sophos, afirmou que a vulnerabilidade afeta uma "enorme variedade" de telefones que usam o Android a partir da versão 2.2.

"Em alguns dispositivos, essa vulnerabilidade significou que o responsável pelo ataque podia acessar todos os tipos de conteúdo no aparelho ou acessar recursos como a câmera", disse.

A Zimpherium, por sua vez, notificou o Google, que, em seguida, produziu uma atualização para consertar o problema.

No entanto, milhões de aparelhos ainda estão sem esta atualização pois os fabricantes e as operadoras de celulares precisam distribuir estas atualizações e os usuários podem, manualmente, rejeitar as atualizações.

"Esta vulnerabilidade foi identificada em um ambiente de laboratório (usando) dispositivos com Android mais velhos e, até onde sabemos, ninguém foi afetado", informou o Google em uma declaração.

A empresa disse que disponibilizará mecanismos de proteção em código aberto em breve.

BBC Brasil
Um bug descoberto no sistema operacional Android pode ter deixado cerca de 1 bilhão de telefones vulneráveis a ataques de hackers, segundo pesquisadores. A falha no sistema podia ser explorada toda vez que alguém enviava uma mensagem de foto ou vídeo para um smartphone.


O Google disse que corrigiu o problema, mas que milhões de aparelhos precisam atualizar o seu software.

A falha, segundo os pesquisadores, era "extremamente perigosa".

Ela permitia que hackers enviassem um código malicioso dentro de uma mensagem de multimídia que podia acessar um serviço dentro do Android chamado Stagefright.

Depois de o Stagefright ser ativado - mesmo sem ação do dono do celular neste sentido -, outros aplicativos ou dados do aparelho podiam ser acessados pelo código malicioso.

"Estas vulnerabilidades são extremamente perigosas pois não precisam de nenhuma ação da vítima para serem exploradas", escreveram os pesquisadores, da companhia americana especializada em segurança Zimpherium.

Para eles, esta é a mais grave vulnerabilidade do Android já registrada e afetou 950 milhões de aparelhos.

Os pesquisadores vão revelar mais detalhes sobre esta falha no Android em uma conferência sobre segurança em Las Vegas na semana que vem.

Acesso à câmera

James Lyne, diretor global de pesquisa em segurança na companhia Sophos, afirmou que a vulnerabilidade afeta uma "enorme variedade" de telefones que usam o Android a partir da versão 2.2.

"Em alguns dispositivos, essa vulnerabilidade significou que o responsável pelo ataque podia acessar todos os tipos de conteúdo no aparelho ou acessar recursos como a câmera", disse.

A Zimpherium, por sua vez, notificou o Google, que, em seguida, produziu uma atualização para consertar o problema.

No entanto, milhões de aparelhos ainda estão sem esta atualização pois os fabricantes e as operadoras de celulares precisam distribuir estas atualizações e os usuários podem, manualmente, rejeitar as atualizações.

"Esta vulnerabilidade foi identificada em um ambiente de laboratório (usando) dispositivos com Android mais velhos e, até onde sabemos, ninguém foi afetado", informou o Google em uma declaração.

A empresa disse que disponibilizará mecanismos de proteção em código aberto em breve.

BBC Brasil

Macaúbas: Prefeito Zezinho participa de reunião com o Governador Rui Costa e mais 70 prefeitos.

Saúde e Educação o grande quebra cabeça.
Saúde e Educação o grande quebra cabeça.
Conforme informações do Prefeito de Macaúbas, José João Pereira, que esteve na última semana em Salvador participando de um grande encontro de prefeitos com o Governador Rui Costa que tratou da formação dos consórcios em diversas áreas entre elas a de Saúde e Educação. Neste encontro estiveram 70 prefeitos, entre eles o prefeito Zezinho de Macaúbas, disse que o Governador Rui Costa irá priorizar as áreas da saúde e educação neste semestre e informa que a formação de Consórcios para estas áreas é de extrema importância para fortalecer o potencial de investimento, minimizando custos  tanto do Estado, quanto dos municípios. Disse Zezinho que o Consórcio da Bacia do Paramirim, o qual é vice presidente, ao lado do prefeito de Ibipitanga, Beto, está em elevado grau de organização, todo formalizado e que é um dos primeiros consórcios da Bahia a ter este grau de organização institucional.
Com recebimento de Prêmio Gestor Educador, Zezinho aposta na Saúde! (Foto arquivo)
Com recebimento de Prêmio Gestor Educador, Zezinho aposta na Saúde! (Foto arquivo)
Disse ainda que Macaúbas é município de interesse para investimento do Governo da Bahia principalmente na área da saúde e educação, nesta tendo o município alcançado índice elevados e até ganhando prêmios, como é o caso do Prêmio Gestor Educador,   (clique aqui) – Prêmio este concedido pela Premium Brasil Group. Informações Macaúbas On Off.

terça-feira, 28 de julho de 2015

MEL É TRANSFORMADO EM COMBUSTÍVEL EM EMPRESA NO INTERIOR DA BAHIA.

Proprietário de uma empresa produtora de mel no município de Barra do Choça, no sudoeste da Bahia, o apicultor Luiz Jordans desenvolveu um projeto que possibilita a transformação do alimento em álcool combustível. Por meio da ideia, o empresário diz que zerou o descarte de mel no empreendimento e hoje mantém um veículo usado nos negócios apenas com o combustível alternativo. 


Ao G1, Jordans explicou que a empresa produz dez mil quilos de mel por mês. Neste período, 100 quilos, que equivale a 1% da produção, acabavam sendo descartados por oferecerem risco ao consumo humano. O produtor tinha opção de transformar o percentual de descarte em ração para as próprias abelhas, entretanto, o risco de fermentação poderia colocar a vida dos insetos também em risco. “Temos uma produção sustentável e não queríamos jogar esse percentual descartado no meio ambiente. 

Isso nos incomodava”, ressaltou sobre o incentivo para o início dos estudos.Em 2011,o empresário afirma que a empresa iniciou um processo de pesquisa que possibilitasse o aproveitamento do mel descartado no processo de produção. Com o financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), foi identificada a possibilidade de transformar o descarte em álcool alimentício. 

Por meio de um procedimento de recolhimento e fermentação, que contou com auxílio técnico do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o empresário detalha que o mel atingiu as características necessárias para ser transformado em álcool alimentício. O produto pode ser utilizado na produção de licores e extratos medicinais. "Estamos armazenando para a produção desses dois produtos. Temos agora que apresentar os resultados destas pesquisas ao Ministério da Agricultura, para que possamos comercializar essa produção", destaca. 

Mesmo com a transformação, Jordans percebeu que 30% do álcool alimentício produzido também seria descartado no processo de produção. “O que fazer com segundo descarte?", disse Jordans sobre o questionamento que gerou o desenvolvimento de um novo projeto, no início deste ano. 

Desta vez sem financiamento, o empresário destacou o início dos estudos para transformação do alimento também em álcool combustível. "Foi instintivo. Nosso objetivo era zerar o descarte", comentou. Jordans explica que o mel, além da fermentação, foi inserido em um processo de destilação. Em resumo, o alimento é fermentado, transformado em mostro (misturado com água) e em seguida destilado. O resultado atingido no processamento foi o álcool combustível.

Por conta do projeto, segundo Jordans, a empresa zerou todo o descarte de mel. Além disso, o alimento transformado em combustível passou a abastecer um veículo usado nos serviços de manutenção de apiários e entrega de mercadoria da empresa. O carro transita entre as cidades de Barra do Choça e Vitória da Conquista, 28 km distantes. "Agora, fechamos o ciclo e não temos mais descarte nenhum”, disse. 

Os resultados da pesquisa foram encontrados neste ano e chegaram a ser apresentados no Congresso Baiano de Apicultura, que foi realizado entre os dias 7 e 10 de julho deste mês, em Ilhéus. “O projeto faz parte de uma necessidade ambiental. É um compromisso que as indústrias devem ter o meio ambiente”, afirma. A empresa de Jordans foi criada em 1995 e produz mais 1 tonelada de mel por ano. 

O produto é distribuído para toda a Bahia e para estados como Pernambuco e São Paulo, além do Distrito Federal. O pesquisador afirma que não pretende usar álcool do mel para comercialização, mas continuará utilizando o combustível sustentável no veículo da empresa.

segunda-feira, 27 de julho de 2015

Grande Reinauguração do Supermercado Jackson será neste sábado 1º de agosto.


Macaúbas: Motorista imprudente causa acidente na BA-156 com motociclista.


Aconteceu hoje (27) por volta das 17:30, um acidente automobilístico na BA-156 logo após a segunda entrada do Loteamento Nova Macaúbas, entre uma moto titan vermelha licenciada de Macaúbas-BA e um veículo chevrolet Classic licenciado de Marabá-PA.

De acordo com informações, o motorista do veículo, fez uma ultrapassagem mal sucedida em um local indevido, acabou invadindo a mão contrária, atingindo a motociclista, que vinha sentido a Macaúbas. Com o impacto, a motociclista foi projetada há alguns metros de distância, caindo ao lado da pista. Logo o SAMU foi acionado para prestar socorro a vítima e a encaminhou, para o Hospital Antenor Alves Silva, com ferimentos. A 4ª CIPM esteve no local registrando a ocorrência e controlando o trânsito. Ambos não tiveram os nomes divulgados.  As informações são Blog Macaubense Life


 




José Rocha anuncia federalização da rodovia entre Caetité e Bom Jesus da Lapa.

zerocha2
O ministro dos Transportes, Antonio Carlos Rodrigues informou ao vice-líder do Governo na Câmara, deputado José Rocha (PR-BA), que foi publicado no Diário Oficial da União desta sexta (24), o ato de federalização do trecho da BR 430 entre Caetité, Igaporã, Riacho de Santana e Bom Jesus da Lapa, oeste da Bahia. O trecho de aproximadamente 150 km, até então sob responsabilidade do estado, necessita de diversas melhorias, principalmente de operação tapa buracos. O deputado José Rocha disse que a federalização vai possibilitar a execução de serviços emergenciais, manutenção e requalificação de trechos, pois o Governo Federal dispõe de mais recursos. Ainda segundo o Política Livre, a federalização vinha sendo reivindicada pelo deputado e prefeitos da região, como Zé Barreira (Caetité) e Rosana Cotrim (Igaporã), há mais de dois anos e foi motivo de várias audiências no Ministério dos Transportes, sendo a mais recente em abril passado. Segundo José Rocha, os trabalhos que serão realizados pelo Dnit vão melhorar o tráfego e reduzir os custos de manutenção dos veículos, além de tornar a rodovia mais segura.
Via blog do Glauber

MAIS VOTADA, BAIANA É UMA DAS GANHADORAS DO CONCURSO BAILARINA DO FAUSTÃO.


Salvador está em festa. A baiana Lorena Improta foi a mais bem votada desde domingo (26) no concurso Bailarina do Faustão. Ela chegou ao 9,9 e conquistou uma das três vagas. Além da loira, Brendda Martins, com 9,7, e Francielle Pimenta, com 9,6. Além da vaga no balé, elas ganharam 10 mil reais e um carro 0km.


No palco do programa, elas superaram 57 bailarinas. Neste domingo, as novas integrantes do Balé do Faustão se jogaram no samba e no forró acompanhadas dos atores Lucas Lucco, Raphael Viana e Marcello Melo Jr, respectivamente.

Sucesso nas redes sociais: Sucesso no Instagram e com mais de 70 mil seguidores, Lorena também trabalha como instabloggers – denominação para usuários que usam o aplicativo como diário virtual e fazem publicidade de marcas – e dá dicas de moda, beleza, coreografias, fitness, além de compartilhar a rotina em fotos e vídeos. 

O sucesso nas redes sociais é inegável: Lorena já tem mais de 15 fã-clubes. A inscrição no concurso, por sinal, foi feito por uma fã. 

Correio

IBGE AUTORIZA CONCURSO PARA 600 VAGAS.


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vai realizar concurso para 600 novas vagas em todo o país. A seleção foi autorizada pelo Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão (MPOG), conforme publicação no Diário Oficial da União (DOU) nesta segunda-feira, 27.


Dentre as vagas, 90 são para analista de planejamento, gestão e infraestrutura em informações geográficas e estatística (nível superior), 50 para tecnologista em informações geográficas e estatística (nível superior) e 460 para técnico em informações geográficas e estatística (nível médio).

O valor das remunerações por cargo ainda não foi divulgado. Mas, no último concurso do órgão, realizado em 2013, os salários variaram de R$ 2.813,10 a R$ 8.907,45. A seleção registrou 132,6 mil inscritos para 432 vagas de níveis médio e superior.A publicação do edital de abertura do novo concurso deve acontecer até 27 de janeiro de 2016

EMPRESA CRIA ROUPAS QUE NÃO DEIXAM PEIDOS FEDEREM.


A flatulência ainda é uma das funções corporais menos aceitas socialmente, capaz de “limpar” uma sala em segundos. Para alívio de muitos, uma empresa criou uma roupa capaz de impedir o peido de sair fedido, ganhando um cheiro doce.


A empresa Shreddies, do Reino Unido, faz cuecas à prova de pum desde 2013. Agora eles estão criando calças jeans e pijamas para aqueles que querem soltar ares mais perfumados.

A tecnologia por trás disso é um revestimento de carbono Zorflex-ativado, que filtra os odores ruins neutralizando o mau cheiro, que não alcança o seu caminho para fora. Após ser lavado, o vestuário está pronto para ser usado novamente. Os jeans são vendidos por R$ 500 e os pijamas por R$ 350.
Informações Barreiras Notícias