domingo, 26 de julho de 2015

Audiência Pública que discutiu criação da UFS/BA supera expectativa de público.

Clube Social recebeu mais de 700 pessoas (Foto Marcos Rita)
Clube Social recebeu mais de 700 pessoas (Foto Marcos Rita)
Estimado em mais de 700 pessoas de toda Bacia do Território Vale do Paramirim em Audiência Pública para Implantação da Universidade Federal do Sudoeste da Bahia e criação de 05 Campus Universitários, a luta é que a Bacia do Paramirim seja contemplado com um deles. Macaúbas, na tarde desta sexta feira, 24, foi sede da 1ª Audiência Pública, dando início a um protocolo e busca de apoio da sociedade civil organizada, de políticos e autoridades constituídas.
Prof. Orlando Caires, expões projeto da UFS/BA
Prof. Orlando Caires, expões projeto da UFS/BA
Todos os nove municípios que compõem a Bacia do Paramirim enviaram seus representantes através da mobilização do Território Vale do Paramirim, colégios, sindicatos, partidos políticos, secretarias municipais e suas prefeituras. O cerimonial ficou por conta do Coordenador de Cultura da Secult, Sr, Jackson Sousa Silva, que abriu o evento, agradeceu a mobilização regional, em seguida convidou algumas autoridades e representares dos municípios participantes que prestaram seu apoio à criação da UFS em Vitoria da Conquista  e o Campus Bacia do Paramirim, entre as autoridades que fizeram uso da palavra estavam a Gerente do Núcleo Regional da Educação (NRE-12), Flordenice Costa, o Coordenador do Território Bacia do Paramirim, Edimilson Antonio Saraiva, Secretária da Educação de Macaúbas Liane Oliveira,  o Vereador Anderson Gumes, integrante da Comissão Organizadora, entre outras autoridades.
Entres os políticos presentes estavam o Vereador de Botuporã Glauber Magalhães, o ex-prefeito de Macaúbas Amelinho, o deputado Paulo Rangel, o vice prefeito de Macaúbas Gilberto Augustinho e os vereadores de Macaúbas: Té Oliveira, José Oséas, Cau do PT, Marcos Pinto e José dos Anjos, entre outros.
Em seguida, o Prof. Orlando Silva Caires Neto, Diretor do Instituto Multidisciplinar em Saúde da UFBA, foi convidado para apresentar o Projeto da Criação da UFS/BA – inicialmente informou que o Projeto já foi dado entrada no Ministério da Educação em Brasília e o que o próximo passo agora é somar forças políticas e institucionais para dar entrada no Congresso Nacional para ser aprovado, dando ai, além da segurança jurídica, abrindo caminhos para elaboração de projeto para a efetiva instalação, após  aprovação e alocação de recursos junto ao Ministério da Educação no Orçamento da União.
Em sua fala o Prof. Orlando disse que é necessário muita vontade política pediu aos prefeitos da região, vereadores, deputados e todos os agentes políticos que usassem de suas influências junto ao Congresso Nacional para colocar o Projeto em pauta e a constante e insistente cobrança. Em seguida muitos dos presentes usaram da palavra, prestando apoio e tirando dúvidas sobre o projeto. No final da Audiência foi criada o Comitê Vale do Paramirim Pró UFS/BA, onde deverá realizar um encontro em Vitória da Conquista junto com outros Comitês do Sudoeste da Bahia.
DSCN6692O Prof. Ático Mota, um dos grandes incentivadores para criação de uma universidade pública em Macaúbas, foi anfitrião de um jantar ao Prof. Orlando Caires e parte da Comissão Organizadora da Audiência Pública.
Via Macaúbas On Off

Nenhum comentário:

Postar um comentário