Uma adolescente de 16 anos morreu, nesta quarta-feira (16), depois de ser atingida por um raio dentro da própria casa, na zona rural do município de Biritinga, no nordeste da Bahia. A delegacia da cidade informou que chovia muito forte no momento do incidente e que a vítima morreu no local. Segundo um blog local, um irmão da jovem também estava na residência e foi atingido pelo raio. Porém, ele conseguiu ser reanimado e sobreviveu.
Você sabia? O Brasil é o país mais atingido por raios em todo o mundo. De acordo com levantamento feito pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o País tem a maior porcentagem de mortos por esse tipo de incidente e sofre mais prejuízos econômicos em decorrência de tempestades elétricas do que os outros. O coordenador do Grupo de Eletricidade, Osmar Pinto Júnior, explica que o território brasileiro é atingido por 70 milhões de raios por ano, ou seja, duas ou três descargas elétricas por segundo.
“Os raios costumam ocorrer em regiões tropicais, e como o Brasil é o maior país tropical, é mais fácil ser atingido”, acrescenta o coordenador. As descargas elétricas naturais causam um prejuízo anual de US$ 200 milhões ao País, em danos nas linhas de distribuição e transmissão de energia, redes de telefonia, indústrias, telecomunicações, propriedades privadas e também em vidas.
Cerca de 100 pessoas morrem anualmente no País após serem atingidas por raios, o que equivale a 10% de todas as mortes relacionadas com descargas elétricas no mundo. “Durante o ano, no Brasil, 300 pessoas são atingidas por descargas elétricas e as que não morrem, ficam com sequelas diversas”, disse o coordenador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário