terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Cidades do Recôncavo Baiano decretam estado de emergência por causa da seca


seca-ok
O governo da Bahia publicou no Diário Oficial do estado da última segunda-feira (14), uma nova relação dos municípios em estado de emergência por causa da estiagem. Na relação com 250 municípios, aparecem cidades como Amargosa, Cabaceiras do Paraguaçu, Castro Alves, Elísio Medrado, Governador Mangabeira, Itatim, Santa Inês e Santa Teresinha.
No texto, o governador em exercício, Otto Alencar, lembra que a falta de chuvas atinge o estado desde março do ano passado. Em maio de 2012, o governo já havia decretado estado de emergência em 244, das 417 cidades baianas. O texto lembra ainda, os prejuízos para as atividades produtivas, como a agricultura e a pecuária e autoriza todos os órgãos estaduais a se mobilizarem para combater os efeitos da estiagem prolongada.
Com quase três mil pessoas convivendo há meses com a falta de água para o plantio, criação de animais e uso doméstico, a Bahia enfrenta o pior quadro de seca registrado desde meados da década de 1960 do século passado.
Agravada por complicações que vão desde a incerteza climática até as limitações impostas pela própria localização geográfica das regiões afetadas, a seca no Nordeste brasileiro ainda deve persistir pelos próximos meses.
Na Bahia, o quadro já é visto como “desolador” e as comunidades do Semiárido já se encontram em situação de emergência. De acordo com informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a probabilidade de chuva para os meses de fevereiro e março na região, onde está concentrada a grande maioria dos municípios atingidos no Estado, é muito abaixo do necessário para haver qualquer mudança significativa neste quadro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário