segunda-feira, 29 de julho de 2013

Rio do Pires: Instituto Brazil Global inicia as capacitações do Projeto Mais Água.



O Instituto Brazil Global, realizou neste final de semana 27 e 28/07, as capacitações das famílias do Projeto Mais Águas na zona rural do Município de Rio do Pires. A reunião foi realizada na Igreja de Lagoa Grande, próximo da casa do Senhor Mathias, onde participaram da capacitação, além da mencionada, outras quatro localidades, sendo essas: Cainana, Tamburil, Pai Inácio e Barriguda, a qual será implantada aproximadamente 16 cisternas de produção e 2 Barreiros de Trincheira Familiar.
Os Monitores Manoel Mathias e Margarete Nunes, em suas falas, expuseram as finalidades do programa e de cada uma das tecnologias, focando mais nas Cisternas de Produção e no Quintal produtivo, que é maioria nas comunidades contempladas. Os temas da capacitação foram divulgados através de informativos e vídeos, haviam aproximadamente  70 pessoas presentes nos dois dias de curso, que observaram atentamente como utilizar a água em cada uma das tecnologias.

Esteve presente também  o Coordenador de Campo José Nunes, que, em sua apresentação falou do programa desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate a Pobreza (SEDES) do Governo da Bahia, com gerência do Instituto Brazil Global. É importante ressaltar o valor das famílias na ajuda da construção e utilização de cada tecnologia, inclusive segundo o coordenador, já foram cadastradas mais de 150 famílias em quase todas as localidades de Rio do Pires. No Município, serão implantadas mais 120 tecnologias, beneficiando 180 famílias, sendo distribuídas da seguinte maneira: 51 Cisternas de Produção (Enxurrada), 44 Barreiros Trincheira Familiar, 09 Limpezas de Aguada, 4 Barreiros Trincheira Comunitário (atendendo no mínimo 10 famílias), 17 Quintais Produtivos, 1 Bomba Bap e 1 Barragem Subterrânea.

No final do dia, as famílias contaram que foram de grande importância as explicações e os vídeos, onde ficou claramente manifesto a utilização correta da água e a atenção quanto ao perigo que os venenos oferecem na Agricultura.
(Fonte: Rio do Pires Net)

Nenhum comentário:

Postar um comentário