segunda-feira, 30 de junho de 2014

Boquira: População fecha BA 156 em protesto pela provável desativação do Fórum local.

A população de Boquira, cidade do Sudoeste baiano, fecha trecho da BA 156, em protesto ao Processo Administrativo TJ-ADM-2014/06329 – de autoria do Desembargador Ezerval Rocha, que prevê a desativação de diversas comarcas pelo interior da Bahia, entre elas a de Boquira.
Centenas de pessoas fecham BA 156, em protesto pelo fechamento da Comarca de Boquira. (Foto Divulgação)
Centenas de pessoas fecham BA 156, em protesto pelo fechamento da Comarca de Boquira. (Foto Divulgação)
A concentração deu-se inicio em frente a Câmara Municipal de Vereadores no início da manhã desta segunda feira, 30, em seguida centenas de pessoas seguiram pelas ruas da cidade com palavra de ordem contra o fechamento do Fórum da cidade. Os manifestantes seguiram para a BA 156, que fica há 3km da cidade, em frente ao Posto de combustível São Jafael ,   fizeram uma especie de trincheira ateando foto em madeira, bloqueando a rodovia que liga o Oeste ao Sudoeste do Estado, como forma de chamar a atenção das autoridades.
O ato foi observado pela Polícia Militar. O protesto foi pacífico e não houve registro de nenhum incidente ou confrontos, informa um participante do ato.
Barricada foi improvisada para fecha a BA 156. (Foto Divulgação)
Barricada foi improvisada para fecha a BA 156. (Foto Divulgação)
Em Ofício a Câmara Municipal a vereadora Jucinalva Viana Souza Ramos, solicita apoio da Casa e de toda sociedade e diz que: “como já é do conhecimento de todos, o Presidente do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, Desembargador Ezerval Rocha, ingressou com Pedido de desativação de algumas Comarcas da Bahia, através do Processo Administrativo TJ-ADM-2014/06329, sendo que Boquira encontra-se na lista de comarcas que correm o risco de desativação. Tal medida irá gerar prejuízos a toda sociedade, gerando então um acumulo de processos nas comarcas para onde estes irão. Ademais, muitos servidores terão que se instalar nas comarcas circunvizinhas, muitas vezes distantes de suas residências, além da população que na maioria das vezes, carente, terá que se deslocar, com despesas de transporte para terem acesso a justiça, ferindo assim um direito previsto na Constituição Federal “Todo cidadão deve ter acesso a justiça”. Contextualiza a vereadora.
Veja outras imagens do protesto cedidas por um participante do ato para o blog Macaúbas On Off.

Nenhum comentário:

Postar um comentário