Os primeiros passos rumo ao futuro já estão sendo dados. Nesta copa do mundo um paciente paraplégico fará uso do exoesqueleto para dar o pontapé inicial do maior evento do futebol mundial, a ser realizado no Brasil, fruto do trabalho desenvolvido pelo neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis, um dos principais articuladores na popularização da ciência e tecnologia no país.
Exemplo deste trabalho é o funcionamento do Centro de Educação Científica de Serrinha, fruto do investimento da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (Secti), através do termo de parceria firmado entre Governo da Bahia e a Associação Alberto Santos Dumont para Apoio à Pesquisa – AASDAP.
O Centro de Educação Científica de Serrinha é baseado no conceito do Instituto Internacional de Neurociências de Natal (RN) Edmond e Lily Safra (IINN-ELS), sendo a primeira de formação científica no interior da Bahia. A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (Secti) investiu R$ 5.000.000,00 (Cinco milhões de reais) no projeto que contribui para a reversão do quadro de exclusão social, cultural, tecnológica e educacional da população baiana.
A Secti implementou o Centro de Educação Científica na cidade de Serrinha com obras de infraestrutura e aquisição dos equipamentos com recursos do INOVATEC. “Esse é mais um legado que o governo do estado deixa, através da Secti, para a população baiana. Temos trabalhado de forma incessante para contribuir para o avanço da ciência e tecnologia, principalmente atraindo jovens para perto do setor”, destacou a secretária Andrea Mendonça.
O projeto tem o intuito de fomentar e disseminar o Conhecimento Científico e Tecnológico no Estado da Bahia, através das atividades de pesquisa e produção de conhecimento científico. Estudantes da rede pública de ensino participam de oficinas de ciência e tecnologia, ciência e meio ambiente, ciência e robótica, e ciência e arte, constituindo-se em espaços de aprendizagem, onde se desenvolve um processo pedagógico dinâmico, coletivo e intencionalmente planejado para produção de conhecimentos.
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