quinta-feira, 25 de junho de 2015

PUMA CONCOLOR DO LESTE É CONSIDERADO OFICIALMENTE EXTINTO.

Visto pela última vez há quase 80 anos, o puma concolor do Leste, uma subespécie de puma americano, foi oficialmente reconhecido como extinto pelas autoridades dos EUA. Após um revisão de quatro anos, o Serviço Americano de Vida Selvagem e Peixe (USFWS, na sigla em inglês) vai remover o animal no mês que vem da sua lista de espécies ameaçadas — onde esteve nos últimos 43 anos. Com a medida, o felino, que já habitou a América do Norte, do Canadá à Carolina do Sul, nos EUA, não mais será englobado em atos de proteção para espécies em perigo.

Junto com suas primas panteras, o puma concolor já foi um dos mamíferos terrestres melhor distribuídos no ocidente, mas, de acordo com biólogos, acabou restrito a um terço do território que já ocupou.

O último registro confirmado de um puma concolor do Leste foi de um animal morto em 1938. Antes, um deles foi visto em Nova Brunswick, no Canadá, em 1932.

O animal foi exterminado por imigrantes europeus, que o eliminavam sob a alegação de autoproteção. Além disso, seu desaparecimento tem a ver com o desflorestamento ocorrido na região, que também levou a sua principal presa, o veado-de-cauda-branca, à extinção.


(o globo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário