Diante de tantos casos de violência, aumento contínuo do tráfico de drogas nas cidades do nosso interior baiano, é bom podermos noticiar casos de preocupação com a segurança, projetos pioneiros que vem dando certo e consequentemente diminuindo os índices de violência, proporcionando maior tranquilidade ao cidadão.
Assim pode ser definida a parceria comandada pelo Sargento Nonato no município de Érico Cardoso, que contando com o apoio integral da Câmara de Vereadores e da Prefeitura Municipal, mantém um pelotão integrado, competente e atuante.
Antes, a segurança pública sempre foi um fantasma para os prefeitos, que preferiam desviar-se do assunto sempre que um crime ameaçava os habitantes de sua cidade. Esse comportamento vem mudando. Talvez motivados pela notoriedade que o prefeito de Érico Cardoso alcançou quando diminuiu a criminalidade com a criação da Guarda Municipal que é diretamente ligada ao comando da Polícia Militar na Pessoa do Sargento Nonato, outros municípios já se mobilizam pela criação dessa parceria, dando maior importância à segurança, assim como a educação, a saúde e a limpeza urbana. Além de legal, é um direito dos municípios criar suas próprias forças de segurança.
“É o prefeito que conhece de perto os problemas da cidade. Além disso, é mais fácil o cidadão pressionar o prefeito do que o governador, figura distante do dia-a-dia das pessoas. Assim, Dr. João Paulo e os vereadores é que estão de parabéns por incentivarem esta parceria pelo bem da população”, diz o comandante, que surpreende a região pelo brilhantismo do trabalho.
Segundo João Paulo, cuidar da segurança vai muito além de montar uma guarda municipal, ele recebe periodicamente em sua mesa levantamentos com as estatísticas de ocorrências envolvendo a Guarda Municipal na cidade.
Guarda Municipal de Érico Cardoso |
Merece destaque o exemplo da prefeitura, da Câmara se envolvendo no combate ao crime. Érico Cardoso se orgulha do trabalho da Polícia Militar e também da Guarda Municipal, que efetivamente ajuda ainda na segurança da delegacia, dos prédios públicos e zelam pela ordem pública.
Complementando os recursos do governo estadual, a prefeitura de Érico Cardoso resolveu há alguns anos, investir nesta parceria que tem revelado ótimos resultados que oferecem tranquilidade aos moradores.
Cidade menor que Macaúbas já conta com apoio da Guarda Municipal para combater a violência, diante do tráfico de drogas que consume o ser humano até seu último suspiro, se não tiver ajuda de psicólogos e tratamentos diferenciados para obter resultado a tempo e parar com o vicio desenfreado pelas drogas.
Macaúbas com mais de 50 mil habitantes poderia no entanto ter a Guarda Municipal para em conjunto com a PM ajudar a população como meios defensivos que tornaria uma sociedade mais digna e justa, os mesmos serviria para a fiscalização do patrimônio público e demais departamentos da cidade.
(Fonte: Jornal Eco Paramirim)
(Grifo de Vermelho acrescida por Csn Online)
Nenhum comentário:
Postar um comentário