sexta-feira, 19 de julho de 2013

Macaúbas:Sistema de distribuição de água ainda tem parte de canos de Amianto.

Tubos de Amianto
Confirma o SAAE, Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Macaúbas, que ainda há cerca de 2km de tubulação fabricado em cimento amianto, usados na rede do Coité, que segundo a Autarquia, "que sustenta   uma pequena dos serviços de distribuição de água deste município". Ainda em nota o SAAE diz ter "planejamento em orçamento vigente, a substituição por tubulação em PVC/Defofo"

Pontua, dizendo informa o SAAE que: "é válido ressaltar que de acordo estudo ambiental realizado por profissional competente através de Parecer Técnico, a tubulação fabricada com cimento amianto não traz qualquer espécie de consequência nociva à saúde humana e ou de seres vivos"

O Amianto pertence a uma família de minerais fibrosos que são encontrados em depósitos subterrâneos, essa fibra mineral é usada no isolamento das casas, na proteção ao fogo (em roupas de segurança), caixas d’água, pisos, telhas, componentes de freios de automóveis, revestimentos de máquinas e alguns tipos de material plástico.
A mais conhecida fabricado de amianto, caixa d´água.

  
 Centenas de itens ainda são fabricados com amianto e fica o dilema de sua segurança.

No entanto o site Brasil Escola, traz matéria que poe em dúvida o uso e a segurança do amianto, veja texto parcial copiado do portal:  http://www.brasilescola.com

"A inalação do amianto é considerada extremamente nociva à saúde, causando diversos tipos de doenças pulmonares. Acredita-se que as fibras de amianto são responsáveis pelo aumento do risco de câncer de pulmão...  O pior é que o câncer só ocorre após longos períodos de exposição, ou seja, os sintomas podem levar até 50 anos para aparecer.
(...)
A periculosidade do amianto é explicada pela sua ação no organismo, uma vez dentro do corpo humano, as fibras microscópicas do pó de amianto nunca mais são eliminadas. Essas fibras estimulam as mutações celulares que são a origem dos tumores...

Porém, o amianto já foi banido dos Estados Unidos e de quase toda a União Européia. No Brasil, sua utilização ainda é permitida, mas o Congresso Nacional tem um projeto para que ela diminua progressivamente e seja totalmente abolida.

Por Líria Alves
Graduada em Química - Equipe Brasil Escola"


(Fonte: Macaúbas on off)

Nenhum comentário:

Postar um comentário