quarta-feira, 31 de julho de 2013

Saneamento Básico.Um ponto critico da cidade de Macaúbas.


Ativista e empresário em São Paulo, Joe Kallif, filho do saudoso  macaubense Manoel Defensor, fundador e mantenedor por muitos anos do Asilo São Francisco de Assis e Capela do mesmo nome. Apesar de não morar e não ser macaubense "de registro"...  Kallif faz comunicado num Grupo no Facebook sobre Saneamento Básico em Macaúbas,  nos dando lição de solidariedade, tanto falada e cobrada pelo Papa Francisco em sua visita ao País.
Foto: Macaúbas on off


Seu texto é na verdade uma Carta aos macaubenses, os filhos da "Terra Amiga" de poucos amigos... Um alerta para a mobilização entorno de um PROBLEMA QUE É NOSSO e parece que estamos "anestesiados", numa verdadeira ignorância ao assunto que tanto prejuízos traz á todos nós... E continuamos de "braços cruzados"?.

É um absurdo um cara vim de São Paulo e falar par nós que estamos vivendo numa situação destas e nada fazemos... Nos alerta sobre os pobres coitados que moram no fim da linha do esgoto que é jogada por toda a cidade e nada fazemos... Que tipo de cristão somos nós? Que tipo de MAcaubense somos? 

Veja o texto publicado por Joe Kallif no Facebook:

"Boa tarde membros do grupo. Amanhã inicio o regresso a SP. Nesse sentido, fiz um balanço das ações acerca do SB (Saneamento Básico). Concluí que estamos progredindo, mesmo que "aos poucos". Notem que o tema SB está sendo ventilado e a tendência é isso se tornar maior, pois a própria situação forçará tal efeito, já que óbitos decorrentes da falta de SB serão mais e mais frequentes. Fiz, também, um balanço do comportamento macaubense onde, por uma série de motivos, não se engajam nesse tema tão importante, necessário e "básico". Não aceito que essa corrente maldosa não possa ser quebrada! Desde o seu início como povoado, Macaúbas tem 300 anos, dos 500 anos do Brasil! Vejam! Macaúbas tem quase dois terços dessa história e, por incrível que pareça, ainda tem uma das coisas mais nocivas para uma sociedade que é a falta de higiene ampla que, aliás, pode trazer surtos epidêmicos onde t o d o s serão afetados! Não pensem que as bactérias vão ficar só na "baixada do sofrimento". Elas subirão e encontrarão os culpados por omissão, por falta de "empatia". Alguém desse grupo já se perguntou acerca do cotidiano insalubre das famílias do Alto do Cruzeiro e Dois de Julho? Até quando o poder público manterá as amarras atadas, inclusive nos jovens intelectuais? Saibam que sou empreendedor, em SP, no ramo do turismo sustentável, porque acredito na sustentabilidade e na força da indústria do turismo. Macaúbas tem tudo para gerar empregos, renda e prosperidade a partir do turismo, mas nenhum turista virá sem SB! Por que optamos em permanecer reféns da "esmola" do citado poder? Por comodismo? Por vantagens? Não! Não aceito isso, haja vista o alto custo que somente os menos favorecidos pagam! Por outro lado, observo as missas e confessionários cheios! Ah! Que absurdo! Portanto, membros desse grupo, saibam que cada um de vocês, quando se encontrarem fisicamente e se olharem, lembrarão das suas faltas em relação ao exercício da cidadania! Isso é indelével! Por fim, apesar da veemência (não confundir com falta de respeito) desejo que vocês reflitam e mudem suas posições. Debater o SB seria um bom começo! No mais, informo que continuarei pensando e agindo para conseguir a promoção do SB, em Macaúbas, mesmo que distante. Boa sorte a todos!"



Informações Macaúbas on off

2 comentários: