sexta-feira, 22 de março de 2013

UPB destaca os 51 anos de Botuporã.


Informações do blog do Glauber. Nesta sexta-feira, dia 22 de março, o município de Botuporã comemora seus 51 anos de emancipação política. Seu nome Botuporã é um nome indígena que significa vento formoso, monte bonito.
CRIAÇÃO- Região primitivamente habitada pelos índios Tuxás foi colonizada na metade do século XVIII pelos portugueses que se estabeleceram constituindo famílias. Primeiro na Fazenda Caititu, depois Monte Belo. Em 1910 foi edificada uma capela na praça com a imagem do Sagrado Coração de Jesus e passou a festejá-la, sendo padroeiro da cidade.
Nascido assim sob a proteção da cruz, o pequeno povoado foi crescendo. Em 1934 mudou-se o nome para Botuporã. Em 1936 foi elevado à categoria de Distrito de Paz, com transferência de Lagoa Clara. Situado no centro sul, Botuporã foi desmembrado de Macaúbas pela lei n.1.647, de 22 de março de 1962, com sede na vila de igual nome, tendo ainda na sua composição os distritos de Caturama e Tanque Novo, hoje municípios, e parte do distrito de Lagoa Clara. (Fonte:União dos Municípios da bahia – PB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário