quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Macaúbas: Vigilância Sanitária diz que cobra do SAAE laudos internos comparativos e não obtém respostas.


Vigilância diz que já notificou o SAAE más não obtém respostas...
Vigilância diz que já notificou o SAAE más não obtém respostas…
          
Veja abaixo nota publicada pelo blog Macaúbas On Off: 
Em Matéria publicada no dia 02/02/2015 cujo título: Macaúbas: usuários do SAAE usam rede social para denunciar provável descaso da autarquia e péssima qualidade da água consumida. (clique aqui) a titular da Vigilância Sanitária de Macaúbas, Sra. Lirian Conceição Carneiro Oliveira, tendo a mesma sido referida na matéria, esclarece aos usuários dos procedimentos  tomados pela Vigilância Sanitária enfatizando que “vem solicitando os laudos de controle interno do SAAE da qualidade das águas consumidas pelos usuários – porém, não vem obtendo resposta”.
          Lavando as mãos, a Vigilância Sanitária de Macaúbas ressalta que o “papel da Vigilância nesse caso se resume a fazer o monitoramento e cobrar a qualidade da água.No entanto, as “devidas providências” cabem a prestadora que cobra pela água fornecida.”
      No entanto, a Vigilância Sanitária de Macaúbas é AUTÔNOMA, tem PODER DE POLÍCIA ADMINISTRATIVA, podendo repreender a má conduta com a saúde pública, com multas e outras penalidades… E fica a pergunta, porque não o faz numa situação como esta?   
          O Blog entrou em contato com o SAAE de Macaúbas e ainda não obteve retorno.
           Veja o texto de posicionamento da Vigilância Sanitária: por Lirian Conceição Carneiro Oliveira”
         “Esclarecemos que a Vigilância Sanitária realizou um levantamento sobre a prevalência de doenças de vinculação hídrica no município de Macaúbas, e que o monitoramento (coleta e encaminhamento de amostras de água para análise) foi iniciado em agosto/2014 e que vem sido feito prioritariamente nas comunidades que apresentaram maiores índices dessas doenças. Ressaltamos que só temos o direito de encaminhar amostras uma mês ao mês, e que estas devem chegar ao Laboratório do Estado em Brumado em até 6h após a coleta. Ou seja, não há tempo hábil para coletarmos em mais de uma comunidade ao dia.
Esclarecemos também que em Novembro/2014 encaminhamos para o SAAE um ofício com as cópias dos laudos que apresentaram resultados insatisfatórios, cobrando medidas corretivas, bem como solicitamos também os laudos de controle de qualidade interno do SAAE. Porém, não obtivemos resposta.
Por fim, vale ressaltar que o papel da Vigilância nesse caso se resume a fazer o monitoramento e cobrar a qualidade da água. No entanto, as “devidas providências” cabem a prestadora que cobra pela água fornecida.”
(Grito Nosso) Mesmo o blog não obtendo posicionamento, deixa abeto espaço para interessados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário