segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Benefícios da Romã.




O romã é uma árvore arbusto nativo do Oriente Médio (especificamente na região da Mesopotâmia), que pode chegar a até 6 metros de altura.
Os galhos finos, muitas vezes com espinhos nas pontas, têm folhas opostas oblongas ou oval-lanceoladas e brilhantes, e possuem de 1 a 2 polegadas (2-5 cm) de comprimento.
Das pontas dos galhos saem entre 1 e 5 flores grandes, vermelho ou laranja.
A fruta, a romã, uma baga com muitas sementes e de casca espessa, é de cor amarelo acastanhada ou vermelha e do tamanho aproximadamente de uma laranja, cada semente está rodeada por uma polpa vermelha e ácida.


O nome de romã vem do latim e significa “fruto de muitas sementes”.
A romã tem sido consumida desde os tempos antigos. Sabe-se que os faraós do antigo Egito ingeriam o suco de romã e também aparece em algumas de suas tumbas, como um bom companheiro em sua viagem para o além.
Homero cita a romã em sua “Odisséia” está cheia de histórias míticas com a romã como protagonista. Também é mencionada na tradição hebraica, no cristianismo e no islamismo.
Os árabes a introduziram em todo o Mediterrâneo como uma bebida refrescante e os espanhóis trouxeram para a América o seu cultivo. Atualmente, existem grandes extensões de romãs em todo o continente, especialmente no Brasil e no Chile.

Propriedades Nutritivas

A romã é muito rica em potássio, fibras, vitamina C e niacina, a vitamina solúvel em água, que melhora o metabolismo e o bom funcionamento do fígado.
Também ajuda a evitar o colesterol mau ou LDL e é muito rica em pectina, antioxidantes, flavonóides, fibras, vitaminas (E, C, B1, B2, B3, B9), fósforo, cobre, ferro, zinco e cálcio, e é especialmente rica em manganês, potássio e taninos, daí o sabor amargo de sua pele.

Propriedades Curativas

De acordo com um estudo da Universidade da Califórnia, determinou-se que a romã resultou ser uma das frutas de maior atividade contra os radicais livres devido ao seu elevado teor de polifenol antioxidante. Seu poder foi cerca de 20% maior do que o das uvas, vinho tinto, amoras, laranjas e inclusive do próprio chá verde (também chá branco).
Por esse motivo, considera-se que ajuda na luta contra o envelhecimento e de certos cânceres como o de pele e da próstata.
A romã também é um aliado para curar a tosse persistente, dor de garganta, asma e é um protetor eficaz contra as doenças cardíacas.
Devido às suas propriedades adstringentes, a romã favorece o alívio de diarréias e cólicas intestinais. Da mesma forma, combate os parasitas intestinais.
É importante observar que a romã fornece poucas calorias, já que tem baixo teor de açúcar e apresenta uma proporção muito elevada de água. Tudo isso a converte em uma fruta diurética e emagrecedora.
Também é considerada afrodisíaca devido ao seu teor de manganês e sua ação sobre os hormônios sexuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário