sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

CATÁSTROFE. Barreiras e Chernobyl elementos tóxicos e radioativos.



Informações do site do Barreiras Notícias ha rumores fortíssimos os RUSSOS estão interessados em explorar o Tálio encontrado no Rio de Ondas no Município de Barreiras. Porém antes de continuar a escrever o artigo seria importante saber de Chernobyl e o que é o tálio.


Em 26 de abril de 1986 ocorreu o acidente nuclear de Chernobyl. Um reator da central de Chernobyl veio a ter problemas técnicos e liberou uma imensa nuvem radioativa contaminando pessoas, animais e o meio ambiente de uma vasta extensão do tamanho de Guadalupe. Ironicamente, o acidente se deu durante o teste de um mecanismo de segurança que garantiria a produção de energia em caso de acidentes. A explosão ocorreu quando o sistema era testado em um dos blocos da usina, provavelmente devido à instabilidade do reator provocada por uma combinação de erros humanos na sua operação e sua construção estar incompleta à época. (Fonte: Wikipédia)

tálio (do grego "thallós", "ramo verde") é um elemento químico de símbolo Tl , de número atômico 81 (81prótons e 81 elétrons) que apresenta massa atómica 204,4 u. É um metal pertencente ao grupo 13 (IIIA) daclassificação periódica dos elementos. É mole e maleável e, a temperatura ambiente, encontra-se no estado sólido.
O tálio é altamente TÓXICO, por isso era usado como produto para matar ratos e insetos. Há indícios de que cause câncer em seres humanos. Atualmente é usado em detectores de radiação infravermelharadiação gama , e em medicina nuclear. É encontrado e obtido a partir do mineral pirita e, também, é obtido como subproduto de minérios de chumbo e zinco.  (Fonte: Wikipédia)


Diante do fato em comum entre Barreiras e Chernobyl, que são os Russos, seria extremamente importante que a Prefeitura de Barreiras, Câmara de Vereadores, IBAMA, CDL, e Sociedade Civil como um todo, se alertassem para o perígo que é ver o Rio de Ondas, a maior fonte de riqueza natural de Barreiras e do Oeste baiano correr o risco de ficar contaminado.
Não é possível que as autoridades públicas, sociedade civil e os grandes propriétários do Oeste Baiano deixem os Russos o quem quer que seja, poluir o maior presente que DEUS nos deu.
A ação de defender os Rio de Ondas deve ser tomada agora, antes que seja tarde demais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário