sábado, 21 de setembro de 2013

Rio do Pires: Moradores das comunidades sofrem com falta de água e com a morosidade da Embasa.


A reportagem do jornal O Eco de Paramirim foi acionada pelos moradores da comunidade de Vaca Seca e região, no município de Rio do Pires, que sofrem há anos com a escassez de água potável, valendo-se de carros pipas e de um velho poço artesiano com água de péssima qualidade para o consumo humano.
O motivo principal que levou os moradores a procurarem o jornal O Eco, é um impasse que segundo eles está atravancando os serviços de instalação da tubulação que levará a água da Embasa para estas comunidades.
No local, fomos informados de que já existe um projeto aprovado pelo governo do estado, comprovamos inclusive que toda a tubulação para esta obra já se encontra  na sede da Embasa em Rio do Pires (Foto), aguardando apenas o tal impasse burocrático que segundo informações, tem origem em disputa política. Estaria o grupo de oposição local, impedindo uma parceria da Embasa com a Prefeitura para a realização dessa obra que é de grande importância para centenas de famílias que necessitam da água. Segundo se apurou junto à comunidade, o grupo de oposição que tem influência junto ao Governador, quer que a Embasa realize a obra sem o suporte da prefeitura.
Procuramos então o prefeito do município, Dr. Ney Nardes, que disse estar surpreso com o atraso desta obra, “depois de tudo acertado, com os canos já em Rio do Pires, o reservatório praticamente pronto, surgiu esse impasse que está prejudicando a vida das famílias que residem nas referidas localidades”. Dr. Ney afirmou que tem buscado entendimento e se colocou por diversas vezes à disposição da Embasa, para auxiliar e se for o caso, sendo autorizado, o prefeito demonstrou a intenção de realizar todo o serviço por conta da prefeitura, instalando toda a rede tubular, instalando inclusive todos os cavaletes (Caixas), nas quais a Embasa instalará os respectivos hidrômetros. “O que não pode é a população ser penalizada por entraves burocráticos”. Desabafou Dr. Ney insatisfeito com esta situação.
A reportagem do jornal O Eco ainda  conversou  com o vereador Mariozan que representa aquelas comunidades, ele não só confirmou o que disse o prefeito, como também se mostrou bastante preocupado com a situação, acompanhou então a  reportagem pelas comunidades, onde ouviram depoimentos de alguns moradores e lideres comunitários, que externaram tristeza e indignação com esse demora veja os depoimentos:
Sr. Delmiro João de Oliveira – Comunidade de Vaca Seca:  “Nós estamos muito tristes e preocupados com essa enrola, o prefeito quer fazer e os outros não deixam”
Srª Maria Vandes (Agente comunitária de Saúde) –Comunidade de Vaca Seca: “É revoltante, nós ficarmos aqui com sede, dificuldade e falta de água, sendo que ta tudo lá pronto para ser feita a encanação e por capricho dos outros, nossas famílias e toda as comunidades ficam penando”
Dona Luzia de 76 anos – comunidade de Vaca Seca: “Olha moço, a dificuldade de água aqui é muito grande, a gente tem que buscar longe, sofrendo com a lata na cabeça, tenho fé em Deus que o governador, o prefeito Dr. Ney e nosso Vereador Mariozam, vão conseguir resolver e trazer essa água boa, tão esperada por nós”
Sr. Orlando Durval – comunidade de Caldeirão: “Sr. Jornalista, desde eu rapaz que sofro bebendo água de cacimba, de poço, na seca a coisa fica ainda pior. Estou sabendo que tem alguns impedindo que o prefeito faça o serviço para a água chegar, esses que fazem isso, parece até que não tem coração, essa demora deixa a gente angustiado”
Sr. Aldo José Pereira– Comunidade de Cabra: “Acho importante que o jornal divulgue esse nosso problema, para que o Governador, deputados, todos vejam o sofrimento da gente e o que estão fazendo com as comunidades. Acho assim, se o povo necessita tanto da água e todos sabem, porque não deixam a prefeitura realizar o serviço? Isso é uma grande injustiça, pois nós sabemos que se deixar para a Embasa fazer como eles querem, isso não vai sair nem esse ano nem no ano que vem”
Sr. Gilmar Osmar Oliveira – Comunidade de Vaca Seca“Sabe, eu até fico nervoso com uma coisa dessa, nunca ninguém viu isso, nós já fomos no prefeito, ele disse pra nós que tá pronto para fazer a instalação toda a qualquer hora, agora ficam algumas pessoas com mesquinhez política atravessando e barrando o progresso. Isso não pode continuar, espero que quando o governador vê o jornal, tome providências pois o povo da Vaca Seca e de toda a região não pode sofrer mais por picuinhas políticas”. 

(Fonte: Jornal O Eco de Paramirim)

Nenhum comentário:

Postar um comentário