quarta-feira, 16 de outubro de 2013

12 PREFEITOS SÃO PRESOS EM GOIÁS POR SUSPEITA DE FRAUDES EM LICITAÇÕES PARA COMPRA DE MEDICAMENTOS .

Uma operação policial nesta terça-feira (15) terminou com a prisão de 12 prefeitos de Goiás, na ação intitulada Tarja Preta e liderada pelo Ministério Público do Estado. De acordo com o portal G1, eles são suspeitos de participar de fraudes em licitações para a compra de medicamentos. “Até agora sabemos que o esquema movimentou, só neste ano, cerca de R$ 15 milhões de recursos públicos”, explicou o procurador-geral de Justiça de Goiás, Lauro Machado Borges. No total, 27 mandados de prisão foram cumpridos em 19 municípios do estado e nas cidades de Barra dos Garças e Pontal do Araguaia, no Mato Grosso.
O Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO) expediu mandados de prisão temporária de cinco dias para os prefeitos de: Aragarças, Carmo do Rio Verde, Inaciolândia, Rialma, Uruana, Corumbaíba, Cromínia, Perolândia, Aloândia, Araguapaz, Piranhas. Já em Pires do Rio foi efetuada a prisão do ex-prefeito. Além deles, também foram presos na operação seis secretários municipais, empresários e advogados. 
 
Com os investigados, foram apreendidos cerca de 20 malotes de documentos que serão periciados pelo MP-GO. Entre eles estão licitações, notas fiscais, computadores e R$ 56 mil em dinheiro. "Agora essas provas serão analisadas e tudo indica que os valores movimentados pelo grupo criminoso vão aumentar", ressaltou o procurador-geral.

Os prefeitos presos são: Aurélio Mendes (PSDB) de Aragarças, Delson José Santos (PSDB) de Carmo do Rio Verde, Zilmar Alcantâra (PTB) de Inaciolândia , Janduhy Diniz (PSDB) de Rialma, Glimar do Prado (PP) de Uruana, Romário Vieira da Rocha (PR) de Corumbaíba, Marcos Roger Garcia Reis (PMDB) de Cromínia, Neldes Beraldo Costa (PT) de Perolândia, Sinomar José do Carmo (PMDB) de Aloândia, Fausto Brito Luciano (PSDB) de  Araguapaz e Otair Teodoro Leite (PSDB) de Piranhas. Já em Pires do Rio foi efetuada a prisão do ex-prefeito Luiz Eduardo Pitaluga da Cunha (PSD), que foi cassado em 17 de setembro deste ano.

Os advogados do prefeito de Inaciolândia, Zilmar Alcântara (PTB), disseram que vão se pronunciar assim que tomarem conhecimento da situação. Já o defensor do administrador de Cromínia, Marcos Roger Garcia Reis (PMDB), disse que vai entrar com o pedido de relaxamento de prisão.

O prefeito de Rialma, Janduhy Diniz (PSDB), alega que o MP-GO agiu com excesso ao pedir a prisão dele. Em Corumbaíba, a defesa de Romário Vieira da Rocha (PR) disse que ele colabora com as investigações. Já em Uruana ninguém quis se manifestar sobre a prisão de Glimar do Prado (PP).
(Fonte: Barreiras Notícias)

Nenhum comentário:

Postar um comentário