sábado, 14 de março de 2015

Macaúbas: Conheça o “Estudo etnozoológico e zooterápico da comunidade rural de Gameleira dos Pimentas”


Cupim também está na lista de Alana (Imagem cedida)
Cupim também está na lista de Alana (Imagem cedida)

 Alana Narcisia Jesus SOUZA -Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade do Estado da Bahia, durante os anos de 2013 e 2014, realizou em Gameleira, comunidade rural de Macaúbas, pesquisa sobre  “Conhecimento etnozoológico e zooterápico da comunidade rural de Gameleira dos Pimentas”, trabalho este publicado e reconhecido por diversos meios de comunicação científicos, universitários, acadêmicos e em feiras por diversas partes do País. 
Alana, em contato com a redação do Macaúbas On Off, preocupada com a pouca valorização, investimentos e conhecimento da rica e abundantes fontes de recursos naturais em nosso município, disponibiliza informações que poderiam e muito melhorar a relação homem/natureza, especialmente para as comunidades mais carentes, trecho abaixo é um resumo do seu trabalho com 106 páginas, clique no link a seguir e tenha acesso ao resumo do Conhecimento etnozoológico de Gameleira dos Pimentas – Alana também disponibilizou as fotos e imagens sobre este importante trabalho que deveria está nas prateleiras de todas a escolas do País e, em especial nas escolas de Macaúbas, fica ai com a palavra a Secretaria da Educação e a de Meio Ambiente.

Sob a sombra do Umbuzeiro que também pode tratar o alcoolismo e
Sob a sombra do Umbuzeiro que também pode tratar o Alcoolismo e a Tuberculose

Em sua mensagem Alanda diz que:
Visitei cada informante em sua casa ou até mesmo local de trabalho onde foram realizadas as entrevistas em ambientes variados. Fui convidada para conhecer áreas vegetais e coletar alguns organismos (abelhas, cupins, grilos) para identificação, como também recebi doações e feito registro de imagens como de pegadas de onça preta (Panthera onça, Linnaeus 1758).
Para mim o resultado desse estudo possui valor inestimável, pode causar nojo, curiosidade ou até mesmo repulsa dos leitores, porém basta compreender como sociedades humanas que residem longe dos centros urbanos,possuem contato íntimo, são dependentes dos organismos e meios naturais procuravam sanar suas enfermidades.Recentemente o manuscrito está sendo revisado e colocado nas normas para ser publicado em revista mexicana.

Galinha para bronquite e reumatismo... O alimento/remédio! Que o sertão conhece bem.
Galinha para bronquite e reumatismo… O alimento/remédio! Que o sertão conhece bem.

…”Assim, a zooterapia é uma entre muitas práticas medicinais alternativas, compreendida como utilização mágico-medicinal de remédios feitos com animais, parte deles ou seus derivados. Ademais, ao levantar animais como potenciais detentores de propriedades terapêuticas abre-se um potencial para descobertas de novos compostos para o desenvolvimento de fármacos mais eficientes. Desse modo o presente estudo objetivou conhecer os animais utilizados como ingredientes de remédios caseiros na comunidade de Gameleira dos Pimentas, além do registro de conexões entre homens e animais.
Gameleira dos Pimentas pertence ao município de Macaúbas e dista 20 km da sede, apresenta duas estações bem definidas: seca e chuvosa; com índices pluviométricos de 200 a 500 mm/ano. A vegetação predominante arbórea, isto é, com árvores baixas, caducifólias e xerófitas típicas do bioma caatinga. Segundo relatos da população local, a comunidade supracitada surgiu no século XIX, com a chegada de algumas famílias, dentre elas se destacam os Pimentas, Loura e Nunes. Porém, anterior à chegada dessas pessoas, toda a região da comunidade era habitada pelos índios Tapuias.
O nome do local deveu-se ao grande número de árvores conhecidas popularmente como Gameleira (Moraceae Link) (COSTA, 2009). A mesma comunidade se divide em outros subdistritos dentre eles: Gameleira de Cima, Mata do Juazeiro, Malhada da Areia, Alagoinha, Buriti, Bento, Olho D’água das Moças, Riacho Seco, totalizando assim 672 habitantes distribuídos em 100 famílias, tendo como principal alternativa de renda a agricultura e pecuária (IBGE, 2010).
Para a pesquisa que iniciou em julho de 2013 a maio de 2014 foram entrevistados 48 indivíduos (24 homens e 24 mulheres) que correspondem a 7% da população total que apresentam amplitude etária de 23 a 87 anos, a maior parte (37 indivíduos) destes pertencem à região central da comunidade, (10) dos indivíduos residiam em Alagoinha e um pertencia a região conhecida como Gameleira de Cima. A maior parte dos quais possui o ensino fundamental incompleto (62,5%) e trabalham como produtores rurais (56,2%), com faixa etária entre 50 a 70 anos (47,9%) e casados (77,1%). Segundo a maioria dos entrevistados, esta ocupação lhes rende cerca de 1 a 2 salários mínimos (54,2%)….
Veja outras imagens cedidas por Alana capturadas durante o seu trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário