sábado, 28 de março de 2015

Paramirim poderá receber policlínica financiada pelo Estado e Consórcio Municipal.

Prefeitos, profissionais da saúde e secretários participaram da reunião. (Foto: Jornal O Eco)
Prefeitos, profissionais da saúde e secretários participaram da reunião. (Foto: Jornal O Eco)
A expectativa do governador Rui Costa é iniciar as obras de dez policlínicas na Bahia em dez polos regionais ainda este ano. A proposta é que o Estado seja o responsável pela construção e aquisição dos equipamentos das unidades, além de cofinanciar até 40% da manutenção, enquanto os municípios consorciados irão ratear o restante. A meta é construir 28 policlínicas com até 13 especialidades, 32 serviços e equipamentos – a exemplo de tomógrafos e de ressonância magnética – para rastreamento de câncer de mama e outros exames. “Nosso objetivo é que as pessoas não precisem viajar 600, 800 quilômetros para chegar à capital e fazer seus exames, mas realizar nas regiões do estado”, ressaltou Rui.
O investimento estimado, em cada policlínica, será de R$ 12 milhões (construção e equipamentos), enquanto para a manutenção é de aproximadamente R$ 700 mil por mês. Além da maior eficiência no atendimento e qualidade dos serviços de saúde, o rateio dos 60% restantes entre os municípios de cada consórcio, para manter as unidades, vai garantir a diminuição dos recursos destinados ao atendimento médico à população, ajudando ainda a desafogar os hospitais regionais e centros de referência em Salvador e cidades-polo.
Na Bacia do Paramirim, segundo o Jornal O Eco, a policlínica deverá ser instalada em Paramirim e atenderá todos os municípios consorciados. Ainda segundo o periódico, a escolha da sede tornou-se um pleito comum de quinze gestores de municípios circunvizinhos. Dr. Júlio (prefeito de Paramirim) e Beto (presidente do consórcio) receberam o aval de Rui Costa para se organizarem e, assim, serem contemplados. Diversos prefeitos se reuniram nesta sexta-feira (27), em Paramirim, para debater o tema, dentre eles, Dr. Júlio (Paramirim), Beto (Ibipitanga), Ferrugem (Oliveira dos Brejinhos), Marco Túlio (Boquira), Hélio da Mata (Vice-prefeito de Caturama) representando Hugo de Caturama, Dr. João Paulo (Érico Cardoso), Tavim (Botuporã), Dr. Márcio Farias (Rio de Contas), Dr. Ney (Rio do Pires), Dr. Paulo Azevedo (Livramento) e João Careca (Dom Basílio).
Via Blog do Glauber

Nenhum comentário:

Postar um comentário