quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Caetité na Bahia vai ganhar centro especializado para tratar câncer.

O governo do Estado vai implantar um centro especializado em tratamento de câncer em Caetité, no Centro-Sul, onde funciona a única mina de exploração de urânio da América Latina. A previsão, segundo a diretora da atenção especializada da Secretária de Saúde da Bahia, Alcina Romero, é de que a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) comece a operar no ano que vem. 


Serão investidos R$ 2 milhões em equipamentos e o custo mensal da unidade é estimado em R$ 1 milhão. “Por que Caetité? Porque se observa, há um bom tempo, que essa região apresenta um número de novos casos de câncer superior ao número de casos de todo o estado”, disse Alcina.

Gorduras trans podem não fazer tão mal a saúde, sugere estudo.

Um estudo qie foi publicado no European Heart Journal aponta que os níveis baixos de gorduras trans de origem industrial não representam um risco tão grande como se pensava para a saúde e poderiam até mesmo ser considerados seguros. O estudo sugere até que estes ácidos graxos podem até ser benéficos se foram produzidos de forma natural, em alimentos como os produtos lácteos e as carnes.
Como reporta o ABC, as gorduras trans artificiais são produzidas quando o azeite passa por um processo de hidrogenação, que faz com que fique mais sólido, processo muito utilizado em alimentos processados. Há anos que se considera que estas gorduras são as maiores responsáveis pelo aumento do colesterol, de problemas cardiovasculares e diabetes. E foram até relacionadas com a infertilidade, o Alzheimer e alguns tipos de câncer, fazendo com que vários países controlem o uso desta gordura, considerada uma ameaça para a saúde pública. Uma equipe da Universidade de Heidelberg, na Alemanha, analisou as concentrações de gorduras trans que se encontravam nas membranas dos glóbulos vermelhos de 3.259 pessoas entre 1997 e 2000.
 Durante o período, 30% delas morreu. As conclusões mostram que “os níveis elevados de gorduras trans nas membranas dos glóbulos vermelhos associaram-se a um maior colestorol LDL (o mau), mas também com um índice de massa corpórea mais baixo, menos gorduras no sangue (triglicéridos) e uma menor resistência à insulina e, por isso, um menor risco de diabetes”.

Senado discute privacidade da mulher na internet.


Atendendo requerimento da deputada federal Tia Eron (PRB-BA), o Senado promoveu audiência pública na Comissão Permanente Mista de Combate à Violência Contra a Mulher nesta terça-feira (29). O debate faz parte de uma série de encontros para consolidar o relatório da parlamentar ao Projeto de Lei 5555/2013, de autoria do deputado João Arruda (PMDB-PR), que inclui a violação da intimidade da mulher na Lei Maria da Penha. 

O encontro contou com a participação de autoridades, representantes da sociedade civil e da deputada estadual do PRB fluminense, Tia Ju (PRB-RJ). "A nossa preocupação é montar um relatório que contemple todas as demandas e altere o Código Penal, que data de 1940 e não atende mais as demandas da sociedade atual. A própria Lei Maria da Penha, que é de 2006, não abordou a questão da violência por meio da internet. As mulheres representam 66% dos casos de exposição. Sem falar que alguém pode pegar um corpo semi-nu ou nu e colocar o rosto de outra pessoa. Quem vai dizer que não é? 

A lei precisa regular sobre isso também. Estamos falando de meninos e meninas entre 11 e 14 anos, faixa etária mais vulnerável em termos de internet, que ficam com a vida dilacerada após o vazamento de imagens e vídeos íntimos”, explica Tia Eron. Dados da promotora da Vara de Violência Contra a Mulher do Estado da Bahia, Sara Gama, apontam que oito a cada dez imagens são de mulheres. Segundo ela, entre os “crimes telemáticos”, ou seja, crimes cometidos por meio da internet, a vingança pornô é a segunda violação mais comum, perdendo apenas para os delitos envolvendo atividades bancárias. “Essa é uma questão também de saúde pública. 

A maioria das mulheres que passa por esta humilhação desenvolve doenças psicológicas como síndrome do pânico, depressão e isolamento. Sem citar os casos que resultaram em suicídio. Isso é perfeitamente caracterizado como lesão corporal”, argumenta. A deputada estadual Tia Ju (PRB-RJ) destacou a importância da educação no debate. “Vejo a escola como um grande centro de informação e formação que nos permite uma redução significativa da violação da privacidade. Podemos utilizar o ambiente escolar para orientar essas meninas e meninos a não se envolverem nesse tipo de problema”, complementa a republicana. 

Para a delegada de Polícia Civil da Bahia, Isabel Alice de Jesus, a violência contra a mulher trocou de esfera de atuação, mas não diminuiu a intensidade. “A covardia, vileza e maldade continuam as mesmas”. Segundo ela, esse tipo de violência contra às mulheres é ainda mais grave, uma vez que os crimes cometidos por meio da internet têm natureza anônima, sendo, na maioria das vezes, impossível identificação e, consequentemente, punição dos culpados. “A impessoalidade nos torna também, do ponto de vista da aplicação da lei, impotentes”, argumenta a delegada. 

Por fim a coordenadora do Programa de Pesquisa e Extensão da Clínica de Diretos Humanos da Universidade de Minas Gerais (UFMG), Camila Nicácio, alertou para que o relatório incluísse, ainda, punição às pessoas que participam da disseminação de material privado sem, no entanto, serem motivados por vingança, e sim por curiosidade, uma vez que não possuem qualquer ligação com a vítima.

domingo, 27 de setembro de 2015

AÇÃO CONJUNTA DESBARATA QUADRILHA DE TRAFICANTES EM CANARANA.

Na manhã deste domingo (27) uma ação conjunta envolvendo a Polícia Militar da Bahia, Polícia Federal, Polícia Civil e a Superintendência de Inteligência da SSP/BA culminou na apreensão de uma carreta que transportava, aproximadamente, 3 toneladas de maconha no município de Canarana no sertão baiano.
A droga, acondicionada em um fundo falso no compartimento de carga, estava sendo transportada por Carlos Alberto Vieira, que conduzia a carreta e foi preso em flagrante pelas equipes policiais. Um segundo veículo que transportava dois homens que eram responsáveis pela escolta da carga ilícita e também pelo armazenamento e distribuição foi localizado e Edmilson da Silva Lopes, vulgo ‘Jovem’, e Paulo Pereira Amorim, vulgo ‘Paulo de Magnólia’, foram presos em flagrante. 

Um quarto integrante da quadrilha ainda foi preso no município de Irecê, em um hotel, este identificado como Thyago Basso Bueno. Destaque para a prisão de Paulo de Magnólia, que é procurado em quatro estados brasileiros por ser acusado de crimes vinculados ao tráfico de entorpecentes e também crimes contra instituições financeiras.

Todo o material apreendido e os presos estão sendo conduzidos para Superintendência da Polícia Federal em Salvador onde as medidas de polícia judiciária serão adotadas.


 
 Fonte:EQUIPE DCS/PMBA
SSP/BA

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Inicia nesta quinta 24, em Macaúbas – a II Femac e IV Expoagro do Vale do Paramirim

A Princy Eventos está pronta para receber mais de 30 mil pessoas.
A Princy Eventos está pronta para receber mais de 30 mil pessoas.
A segunda edição da Femac e da quarta Expoagro do Vale do Paramirim, realizada na Princy Eventos na cidade de Macaúbas, iniciará nesta quinta feira, 24. Os standes já estão sendo montados, toda estrutura já está 90% concluída. Segundo o presidente da  Associação Comercial de Macaúbas (ACIMAC), entidade promotora do evento, Aloísio Rebonato, a expectativa é de record de público e negócios realizados durante os quatro dias do evento. Expositores de vários municípios da Bahia já confirmaram presença, entre eles, Guanambi, Ipirá, Oliveira dos Brejinhos, Paramirim, Jequié,  Abaira entre outros, além disse criadores de Minas Gerais.
Banda se apresenta no sábado 26.
Banda se apresenta no sábado 26.
Nesta edição o evento contará com shows, é esperado mais de 10 mil pessoas no sábado 26, na apresentação da Banda Calcinha Preta entre outras atrações. O evento também conta com cavalgada, amostra e venda de animais, venda de comida típicas da região, restaurantes, bares, produção de rapadura feita na hora.
Via Macaúbas On Off

Macaúbas: ações conjuntas de órgãos marcam a Semana Nacional do Trânsito.

PM de Macaúbas e outros órgãos realizam evento sobre Educação no Trânsito (Foto PMM)
PM de Macaúbas e outros órgãos realizam evento sobre Educação no Trânsito (Foto PMM)
Ação conjunta do Comando da 4ª Cia da PM de Macaúbas, do Detran, da Auto Escola Volante e Macaúbas, acontece na Praça da Matriz da cidade uma campanha de educação no trânsito através de diversas ações, como palestras, abordagem a condutores, distribuição de folhetos, entre outras orientações. A iniciativa faz parte das atividades da Semana Nacional do Trânsito que acontece em todo País.
Na praça da Matriz acontecem palestras e abordagem educativas (Foto PMM)
Na praça da Matriz acontecem palestras e abordagem educativas (Foto PMM)
Apesar da redução dos acidentes de trânsito com mortes, em 2014, de 10% nas estradas brasileiras, em relação ao ano anterior, os números ainda são assustadores, segundo informações do Governo Federal. Já a queda nos acidentes com feridos caíram em apenas 3,2%. Segundo autoridades a maior causa ainda é o consumo de bebidas, a queda se deve mais com a aplicação da Lei Seca e as multas que aumentaram de valor. Informa o Portal Folha.
Os acidentes envolvendo motociclistas representam cerca de 50% dos acidentes de trânsito e, das 42.266 mortes ocorridas durante o ano de 2013 provocadas pela violência no trânsito, 12.040 são relacionadas a acidentes de moto. Estes e outros dados foram apresentados pelo médico Antonio Meira Júnior, da Associação Baiana de Medicina do Tráfego. 
Via Macaúbas On Off

VANTAGEM DO ETANOL SOBRE GASOLINA ATINGE MAIOR NÍVEL EM 5 ANOS.

A relação de competitividade do etanol hidratado em comparação com a gasolina nos postos de São Paulo atingiu na semana passada o maior nível em cinco anos. A paridade entre os produtos foi de 61,2%, porcentual mais favorável desde setembro de 2010, quando atingiu 58,5%. 


Os dados são da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e foram compilados pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq/USP). O biocombustível é mais vantajoso para o consumidor quando a relação é menor do que 70%.Ainda de acordo com o Cepea, o etanol hidratado, utilizado diretamente nos tanques dos veículos, tem se mantido competitivo ante a gasolina há 16 meses consecutivos em São Paulo. 

A última vez em que a relação ficou acima de 70% foi em abril do ano passado, quando o preço do biocombustível equivaleu a 70,1% do valor do derivado de petróleo.De 13 a 19 de setembro, a cotação média do hidratado nas bombas do Estado de São Paulo foi de R$ 1,893 o litro. 

A gasolina teve média de R$ 3,074 o litro. Além de São Paulo, o etanol continua competitivo também em Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Goiás e Mato Grosso do Sul. Com informações do Estadão Conteúdo.

Em reunião do Pacto pela Vida, Rui sanciona lei que agiliza processos contra crime organizado.

O governador Rui Costa sancionou nesta quarta-feira (23), durante reunião ordinária do comitê executivo do programa Pacto Pela Vida, a lei de criação da Vara dos Feitos Relativos a Delitos Praticados por Organização Criminosa. A unidade judicial será responsável por processar e julgar crimes de quadrilhas de tráfico de drogas e roubos a bancos. 
"Por ser especializada, esta vara vai proporcionar mais conhecimento e maior segurança para os juízes ao emitir decisões. A agilidade faz toda diferença para alcançar aqueles que se associam para cometer crimes", afirmou Rui Costa na reunião, que aconteceu na sede do Ministério Público, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). 

A nova vara vai funcionar em Salvador e terá três magistrados titulares com abrangência em todo o estado. A unidade prevalece sobre as demais varas especializadas, agilizando medidas cautelares de busca e apreensão, de prisão, e quebra de sigilo telefônico, principalmente em casos de facções que atuam em diversos municípios e outros estados, o que dificulta o andamento dos processos.

Aprovado pela Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) na última semana, o projeto de lei foi encaminhado pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) e é resultado de articulações do Pacto pela Vida.

Fotos: Carol Garcia/GOVBA

domingo, 20 de setembro de 2015

Macaúbas: cavalo é atropelado e “agoniza” no seu leito de morte: a via pública.

Cadê a compaixão?
Cadê a compaixão?
Não é a primeira vez e certamente não será a última, diante da omissão e prevaricação dos Poderes Públicos locais e de toda a sociedade civil… A culpa pela “desumanidade” diante de um fato deste, que  nada mais é, que o abandono sistemático aos animais, deve ser compartilhada por toda comunidade. Não é raro ver cachorros, equinos e bovinos soltos pelas ruas de Macaúbas e o seu abandono não pode ser justificado por outras cidades viver a mesma realidade…
Quem foi o "cavalo"?
Quem foi o “cavalo”?
Somos uma comunidade quase que 100% cristã e neste contexto 90% católica, se mal cuidamos de nossas crianças, (excetuam-se ai as as da Pastoral da Criança, de algumas igrejas evangélicas e outras ações de cidadãos solitários)  visto que o Orfanato de Dona Efigênia é um exemplo de “desprezo social” e abandono… Visto que, ainda, há a “crônica” situação de esgotos a céu aberto, retrato infiel de um Cristianismo que lota igrejas e congestiona confessionários… E o que  esperar de ações e políticas “socioambientais” que possam proteger os animais? 
A imagem do cavalo agonizando em via publica foi enviada por um leitor, o local foi identificado próximo a bares após o velho cemitério e que dá também acesso ao novo!… Ou seja, o caminho é este mesmo, direção, cachaça, cemitério!… Evitem passar pelo Hospital e tomar a vez de quem anda sóbrio… Nem que seja “sóbrio” pela ausência de álcool e outras drogas! As informações são do Macaúbas On Off.

Motocicletas são roubadas no sábado na região sudoeste com oeste da Bahia.

No dia 19/09/2015 ocorreu mais um roubo de motocicleta em Santa Maria da Vitória-BA. De acordo com informações um homem estava próximo a garagem da Viação Novo Horizonte, Quando dois meliantes de posse de uma arma de fogo o abordaram e tomaram sua moto de assalto, os bandidos fugiram a cidade de Correntina e até o momentos não foram localizado pela Polícia.

A outra, foi no município de Boquira-BA, onde o jovem Damião Macedo morador da Lagoa Nova, teve sua motocicleta Fan 125, licenciada de Boquira-BA, cor vermelha, ano 2010 roubada. Segundo ele, deixou a moto estacionada na rua Macaúbas de frente a associação dos aposentados, saiu para tratar de assuntos particulares, ao retornar, percebeu que sua motocicleta não estava mais ali, A PM foi acionada, os Militares fizeram ronda pela região, mas não encontrou a motocicleta.

Macaúbas: Acidente deixa vítima fatal em estrada vicinal na Baixa do Medo.



Aconteceu hoje, um acidente em uma estrada vicinal no município de Macaúbas-BA, deixando uma vítima fatal entre moto e carro de passeio na tarde deste domingo (20), local conhecido como Baixa do Medo, logo após o término da rua Manoel Messias de Figueiredo sentido povoado do Pajeú.


Segundo informações, se trata de um jovem conhecido por "Zequinha de Juazeiro", o mesmo estava conduzindo uma motocicleta Bros cor preta, acabou colidindo com um carro saveiro, de cor branca sentido centro de Macaúbas. O SAMU 192, foi acionado, a equipe chegaram e tentaram socorrer o jovem, mas infelizmente acabou vindo à óbito. A PM registrou a ocorrência. Os veículos, foram encaminhados para a delegacia. Partes da motocicleta e do veículo, ficaram esparramadas no local, devido a colisão.

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

GOVERNO ATUA NO COMBATE A INCÊNDIOS NA CHAPADA E NO OESTE.

As chamas que desde o último dia 11 atingem o Parque Nacional da Chapada Diamantina, que completa 30 anos nesta quinta-feira, 17, estão controladas em algumas áreas. O trabalho integrado entre Governo do Estado, através do Programa Bahia Sem Fogo, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio – Governo Federal), órgão gestor do
parque, brigadistas voluntários e prefeituras municipais conseguiu controlar as chamas em Mucugê. Alguns focos de incêndio ainda permanecem, nesta quinta-feira, no Vale do Capão e na Serra do Garapá, em Andaraí. Até o momento, a extensão do fogo atingiu o equivalente a 4.900 campos de futebol.
 
Para combater o fogo, o governo enviou 23 bombeiros militares de Salvador e Simões Filho e um helicóptero para fazer o transporte da equipe que atua em locais de difícil acesso, como serras e vales. Participam dos trabalhos ainda 30 brigadistas do ICMBio e 20 voluntários. Dois aviões do ICMBio, que ficam na base de operações no Aeroporto de Lençóis, são acionados sempre que necessário para jogar água nos locais onde as chamas atingem maiores proporções.

Bahia sem fogo

De acordo com a coordenadora de fiscalização preventiva de campo do Bahia Sem Fogo, Fabíola Cotrim, o programa, criado em 2007, atua tanto na capacitação da comunidade para atuar como voluntários, quanto na prevenção, combate e monitoramento do fogo. “É importante esse trabalho de integração entre governos do Estado, Federal e municípios. Dessa forma conseguimos ter um alcance maior e controlar essas chamas que costumam aparecer entre os meses de agosto e setembro. O Bahia Sem Fogo envolve os moradores locais que são essenciais nessa ação e recebem cursos da Secretaria do Meio Ambiente para poder atuar como brigadistas”.
Morador do município de Andaraí, seu Homero Vieira, 59 anos, 30 deles dedicados a apagar focos de incêndio, é um dos brigadistas voluntários mais antigos. “Por conhecer a região, podemos trabalhar durante a noite e madrugada. Esse é o período ideal para atuar porque a radiação diminui e o fogo fica mais baixo”.

Bombeiros atuam desde segunda-feira

O comandante das ações do Corpo de Bombeiros na Chapada, major Carregosa, explica que a atuação na região começou na segunda-feira, 14, e não tem prazo para acabar. “Vamos continuar aqui até que todo o trabalho de rescaldo seja finalizado e tivermos a segurança de que os incêndios foram completamente extintos. Algumas áreas são de difícil acesso, mas, somente nesta quinta-feira, debelamos 18 focos de incêndio em Andaraí”.

Defesa Civil entrega equipamentos

Ainda como parte das ações do Estado na Chapada, a Superintendência de Defesa Civil (Sudec) já enviou cerca de 40 kits de proteção individual para os brigadistas, compostos por bomba costal, botas, mochilas, máscaras, cantis, luvas, calças e meiões. De acordo com o superintendente de Proteção e Defesa Civil da Bahia, Rodrigo Hita, o trabalho da Defesa Civil está articulado com outros órgãos. “Trabalhamos em parceria com a Sema, Inema e Bombeiros oferecendo treinamento aos brigadistas e cursos de reciclagem”.

Oeste do Estado


O Programa Bahia Sem Fogo também está presente nos municípios do oeste baiano, que registraram os primeiros focos de incêndio há 15 dias. Estão na região 63 brigadistas, seis técnicos do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e quatro carros da Secretaria Estadual do Meio Ambiente. Duas aeronaves do Estado estão programadas para começar a atuar a partir desta sexta-feira (18). No oeste, os focos de incêndio estão concentrados nas cidades de Muquém do São Francisco, Mansidão, Santa Rita de Cássia, Formosa do Rio Preto, Barreiras, Cotegipe e Luís Eduardo Magalhães

LEI SECA É FOCO NA SEMANA DO TRÂNSITO E VISA DIMINUIR ACIDENTES.

O Código de Trânsito Brasileiro é bem claro no seu Artigo 165. Dirigir sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência é considerada infração gravíssima, com multa de R$ 191,54, multiplicada por 10 (R$ 1.915,40). Além da multa, o motorista infrator fica proibido de dirigir por um ano e tem o veículo e documento de habilitação recolhidos pelas autoridades de trânsito. Em caso que fique comprovado o crime de trânsito (sem condições de dirigir) o motorista pode ser preso. 

Mesmo com esse rigor das leis de trânsito, 3.682 motoristas foram autuados com níveis variados de embriaguez ao volante, em blitze realizada pela Transalvador, de janeiro até o final do mês passado em Salvador. Outros 3.520 motoristas tiveram as carteiras de habilitação apreendidas e 1.040 veículos tiveram que ficar retidos pelas blitze. As mortes no trânsito causadas por embriaguez, segundo relatório da Polícia Rodoviária Federal referente ao ano passado, responderam por 6,2% das ocorrências nas rodovias federais em todo o país. 

A maior causa, contudo, foi o excesso de velocidade, que respondeu por 32,7% das mortes. E é por causa dessa situação que durante a Semana Nacional do Trânsito, que começou ontem e vai até a próxima sexta-feira, a Transalvador vai intensificar não apenas a fiscalização nas ruas, mas fará campanhas em bares e restaurantes para conscientizar motoristas sobre os riscos de dirigir depois de ingerir bebidas alcoólicas. Especialistas em trânsito, contudo, alertam que por detrás das mortes por falta de atenção, excesso de velocidade, está o uso de bebida alcoólica por quem está dirigindo. A gerente de Educação para o Trânsito da Transalvador, Miriam Bastos, alerta que a faixa etária dos 18 aos 35 anos é a mais vulnerável em acidentes e também a que mais se envolve em infrações. “O uso do álcool faz com que o indivíduo libere a impulsividade e transgrida as leis. 

O descumprimento de uma única regra por transformar o condutor e um criminoso ou em uma vítima por causa do álcool. Por isso a legislação do trânsito é severa sobre o uso do álcool para quem dirige”, explica. Conscientização: No ano passado as blitze de alcoolemia em Salvador abordaram 32.775 veículos, dos quais 4.413 se recusaram a fazer o teste do bafômetro, e 5.039 motoristas foram autuados pela Lei Seca. Este ano, de janeiro até agosto, 24.383 veículos foram abordados, com a recusa do teste do bafômetro feita por 3.3013 motoristas, e 3.6892 tendo sido autuados pela Lei Seca.
Amanhã agentes de trânsito e integrantes da Gerência de Educação da Transalvador vão estar em bares e barracas na região de Patamares, na orla Marítima de Salvador, realizando campanhas educativas de alcoolemia. 

O objetivo, segundo Miriam Bastos, é criar o hábito entre motoristas de se evitar estar dirigindo depois de ingerir bebida alcoólica. Já na próxima semana, ainda como parte da semana Nacional do Trânsito, essa campanha irá ás escolas públicas para mostrar aos alunos o que são os testes de alcoolomia (bafômetros) como forma de conscientizar os pais. O superintendente da Transalvador, Fabrizzio Muller, disse que em paralelo às ações de fiscalização nas ruas, é preciso que cada vez mais se façam campanhas educativas. O tema da Semana Nacional do trânsito, “Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – Seja você a mudança”. vai ao encontro dessa política educativa, conforme explicou. “O objetivo é estimular o respeito e a mudança de comportamento, visando a redução de acidentes, sejam pedestres, ciclistas, passageiros ou condutores”, disse.
Danos causados pelo álcool: No ano passado a Polícia Rodoviária Federal autuou 33.750 motoristas e efetuou 7.632 prisões de pessoas que foram flagrados dirigindo com algum nível de embriaguez nas rodovias federais em todo o país, que registraram um total de 153.677 acidentes, com 7.466 mortes e 90.763 feridos. No ano passado, em todo o Brasil, segundo os dados do Datasus, do Ministério da saúde, 48.439 pessoas morreram vítimas,as de acidentes de trânsito. No ano passado, segundo a Polícia Rodoviária Federal, 4.508 morreram nas rodovias brasileiras em razão de acidentes nos quais houve envolvimento de motoristas alcoolizados. Em 2015, até abril, as mortes contabilizadas pela PRF com esse tipo de ocorrência já chegavam a 146 e 552 feridos. 

Os acidentes ocorridos por influência do álcool registrados pela PRF foram 7.391 em 2014, contra os 7.526 de 2013 e 7.594 em 2012. Em 2015, até abril, são 2.220 acidentes ocasionados por uso de bebida alcoólica. Atualmente, o Brasil é um dos 25 países do mundo que estabeleceram a tolerância zero para o consumo de bebida alcoólica por motoristas e um dos 130 que usam o teste do bafômetro como forma de garantia do cumprimento da lei, de acordo com o relatório global da Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre álcool e saúde, segundo informações da Global Status Report on Alcohol and Health , em 2014.

Desde 2008, na avaliação da OMS, os países têm tido progresso na implantação de leis que estabelecem baixa tolerância para álcool. Nos últimos sete anos, outros 89 países adotaram um limite abaixo de 0,05 gramas por decilitro de álcool presente no sangue dos motoristas – o que significa proteção para 4,5 bilhões de pessoas – cerca de 66% da população mundial. Segundo a OMS, a aplicação de leis proibitivas se mostra mais eficaz quando são combinadas com medidas de fiscalização realizadas em locais e horários mais prováveis de ocorrer a mistura álcool/direção.

A meta assumida pelos países é salvar cinco milhões de vidas no planeta até 2020 por meio da adoção, pelos países signatários do pacto, de políticas, programas, ações e legislações que aumentem a segurança nas vias especialmente para pedestres, ciclistas e motociclistas - que correspondem a mais da metade das estatísticas sobre mortes no trânsito, segundo a OMS. O objetivo do Plano Global é que, ao final da Década de Ação, aumente em 50% o número de países com legislações abrangentes acerca do tema.
Educação: A Semana Nacional do Trânsito mobiliou também a Concessionária Via Bahia, que administras as rodovias federais na Bahia, BR-324 (Salvador-Feira) e BR-116 (Rio Bahia), e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF). A proposta é conscientizar e alertar motoristas e passageiros para os perigos de se trafegar em rodovias, além de fornecer dicas e outros serviços. A campanha educativa ocorrerá nos postos de fiscalização da PRF de Feira de Santana, Simões Filho, Jequié e Vitória da Conquista.

A novidade é que além das orientações e fiscalização sobre as regras de trânsito, os motoristas contarão com serviços como cristalização de vidros, reparo de para brisa, distribuição de brindes, teste de glicemia, aferição da pressão arterial, massagem relaxante, diagnóstico de Bateria e distribuição de material educativo com mensagens de segurança e direção defensiva. Em Salvador, uma parceria entre uma cervejaria e uma empresa de taxi procura estimular o uso desses veículos para quem freqüentam bares e restaurantes, evitando, assim, serem autuados pela Lei Seca. A promoção, que é feita nas cidades de São Paulo, Brasília, Recife, Porto Alegre e Belo Horizonte, e em 24 países, oferece desconto de 25% nas corridas de taxis entre as 18h de sexta (18/09) e as 18h de domingo (20/09), mediante o uso de aplicativo de cartão de crédito.

O que é a legislação: Instituída em pela Resolução nº 432 de 23 de janeiro de 2013, a Lei Seca no trânsito dispõe sobre os procedimentos a serem adotados pelas autoridades de trânsito e seus agentes na fiscalização do consumo de álcool ou de outra substância psicoativa que determine dependência. Permite a adoção de procedimentos médicos para fiscalização do consumo de álcool ou de outra substância psicoativa. .

O motorista flagrado está sujeito a penalidades que inclui multa de até R$ 1.915,40, retenção do veículo e da Carteira de Habilitação e impossibilidade de dirigir por um ano, além de perda de sete pontos na carteira. Ao ser flagrado, e para comprovar o teor de álcool no sangue, ele tem que fazer exame de sangue, em laboratórios especializados, indicados pelo órgão ou entidade de trânsito pela Polícia Judiciária, em caso de consumo de outras substâncias psicoativas que determinem dependência, e se submeter ao teste do bafômetro. 

A infração se caracteriza quando os testes indicarem um nível igual ou superior a 0,05 miligramas de álcool por litro de ar alveolar expirado, e por sinais que indiquem alteração da capacidade psicomotora. O crime de alcoolemia, passível de detenção do conduto, será efetivado quando for comprovado no exame de sangue índice igual ou superior a 6 (seis) decigramas de álcool por litro de sangue, e, através do bafômetro igual ou superior a 0,34 miligrama de álcool por litro de ar alveolar expirado.

ESTUDO DEMONSTRA QUE AQUECIMENTO GLOBAL NÃO DIMINUI DESDE 1998.

Um estudo publicado na revista Climatic Change nesta quinta-feira (17), intitulado "Debunking the climate hiatus" (Desmascarando o hiato climático, em tradução livre), desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Stanford, na Califórnia, EUA, revela que, desde 1998, ainda não foi registrada nenhuma desaceleração do aquecimento global no planeta. 


Este estudo contraria outros publicados recentemente, que alegam que o aquecimento do planeta tem diminuído."Nossos resultados demonstram que a nível estatístico sobre os dados em longo prazo, a temperatura mundial nunca teve uma quebra, pausa ou desaceleração no aquecimento", informou Noah Diffenbaugh, pesquisador de Stanford e um dos autores do estudo, em comunicado divulgado pela Universidade.

"A aparente pausa no ritmo recente do aquecimento, que foi amplamente acatada como um fato, é na verdade um sinal artificial criado através de métodos estatísticos", afirmam os pesquisadores.A pesquisa revela ainda que o aumento da temperatura foi de +0,05ºC por década desde 1998, contra +0,12°C de média por década desde 1951.

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Ovo: vilão ou mocinho? Aprenda a comer sem prejudicar sua saúde.

Alguns especialistas consideram o ovo um vilão da saúde enquanto outros defendem seu consumo, inclusive para as pessoas que estão em processo de emagrecimento já que o alimento tem baixo valor calórico. Mas, afinal, devemos ou não devemos incluir ovo na refeição?
O fato é que apesar de conter colesterol, não é o ovo que faz os níveis subirem no sangue. Na realidade, o que mais colabora para a elevação das taxas são as gorduras saturadas presentes nos sorvetes, queijos, laticínios integrais, manteiga, óleos, biscoitos e até bolos.
Segundo a nutricionista Regina Pereira, diretora do departamento de nutrição da Socesp (Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo), o ovo é rico em proteínas, especialmente a clara. Já a gema tem mais vitaminas e uma substância chamada colina que que ajuda no controle da memória e faz bem para o cérebro.
Isso significa que como o alimento já fornece proteína não é necessário combiná-lo com carnes ou laticínios na mesma refeição. Um alimento substitui o outro. Assim, a melhor maneira de consumir o ovo é cozido, pois assim não há o acréscimo de gorduras e aumento de calorias.
Outra opção saudável, prática e que agrada muitos brasileiros é o omelete, que deve ser preparado sem óleo em uma frigideira antiaderente. Lembrando sempre que o ovo frito com a gema mole não é recomendado pelos especialistas, pois há o risco de a pessoa contrair infecções intestinais, como a salmonela.

Em geral, a orientação para quem não apresenta nenhuma restrição é consumir até três ovos por semana. No caso de presença de qualquer doença crônica é imprescindível conversar com o médico sobre o consumo de ovo, ok? Nada em exagero é saudável. Coma com moderação!

SEM NEGOCIAÇÃO, BANCÁRIOS BAIANOS PODEM ADERIR GREVE.

Uma paralisação dos bancários está prevista para acontecer entre o fim de setembro, inicio de outubro, Isso porque a categoria vem tento reuniões para discutir as reivindicações, mas até o momento os bancos não apresentaram proposta para seus funcionários. De acordo com o presidente do sindicato da categoria (Sindbancários), Augusto Vasconcelos, entre as
propostas estão: 16% de reajuste salarial, melhor participação nos lucros e resultados, ampliação de contratações e fim de demissões, melhorias relacionadas à saúde dos funcionários e segurança das agências, além de condições de atendimento aos clientes. Mais duas rodadas de conversas estão previstas para esta semana e a próxima. O movimento é nacional e a paralisação deve ocorrer de forma unificada