segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Macaúbas: escassez de água força SAAE alterar “manobras hidráulicas” para atender usuários.

Tinguis principal fonte de água de Macaúbas (Foto reprodução)
Tinguis principal fonte de água de Macaúbas (Foto reprodução)
Em nota o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Macaúbas (SAAE), autarquia municipal responsável pelo sistema de captação, tratamento e distribuição de água do município, diz que devido ao longo período de estiagem e a oferta limitada de água o que causa a sua escassez, irá implantar novo sistema de “rodízio”, que é informado como “manobras hidráulicas”. Segundo informações do SAAE, por telefone, diz que há região da cidade que será atendida a cada dois dias. Alguns usuários do Bairro Luiz Eduardo (das Casinhas Populares), em contato com a redação do blog Macaúbas On Off, diz que já está sem água há mais de 5 dias, tendo que tomar banho num posto de combustível próximo e dificuldades para ter acesso a água para beber e outras necessidades.
E certo que Macaúbas entrará em pouco tempo num colapso do seu sistema de distribuição de água, hoje, vem administrando uma situação já complicada e desde sempre já adota o sistema de “rodízio”, artifício que é por muitos desaconselhável, por baixar a pressão da rede, podendo contaminar o sistema e comprometer a qualidade da água.
Não há em Macaúbas, por parte das autoridades um plano de médio ou longo prazo para resolver o problema de abastecimento. A adutora do Zabumbão que já deveria ter iniciada a obra, ainda não saiu do papel, poderá amenizara a situação, mas a sua eficácia dependerá de chuvas, além do uso racional da água.
Veja nota do SAAE publicada em rede social na tarde desta segunda feira, 14 de setembro.

                          “NOTA DE INTERESSE PÚBLICO

Diante do longo período de estiagem e oferta limitada de água, muitos bairros da cidade e localidades rurais atendidas pelo SAAE, estão sendo afetados por essa escassez,principalmente as regiões mais altas e finais de redes de distribuição de água. Baseado nos fatos, o SAAE, implementará alterações nas manobras hidráulicas diárias, com o objetivo de melhorar e atender o abastecimento para a toda a comunidade macaubense. Com isso o uso de bóias nos reservatórios torna-se cada vez mais necessário, devido a variação e o período de permanência de água nas redes. Contamos com a compreensão e colaboração de todos,economizando e combatendo o desperdício ou uso inadequado desse líquido tão precioso, evitando ações como: lavar calçadas e carros com mangueiras, molhar ruas, dentre outros usos abusivos.
E percebendo qualquer tipo de vazamento, perda de água ou ligação clandestina, por gentileza comunicar imediatamente ao SAAE para as devidas providências, nos telefones abaixo já disponibilizados nas contas de água.
0800 284 2004 – Horários comerciais, recebe também chamada de celular * (77) 9991-0025(vivo)  * (77) 9974-2302 (claro) Situações de emergências, plantão 24 horas * E-MAIL:saaemacaubas@yahoo.com.br
O SAAE agradece a toda a comunidade Macaubense.”
(Grifos do Macaúbas On Off)

Nenhum comentário:

Postar um comentário