terça-feira, 15 de abril de 2014

MACAÚBAS: fica para o dia 28 votação das contas do ex prefeito Amelinho e Projeto do Executivo foi retirado de pauta.

Ficou para o dia 28 votação das contas de Amelinho, referentes ao ano de 2012.
Ficou para o dia 28 votação das contas de Amelinho, referentes ao ano de 2012.
Segundo informações do blog Macaúbas On Off, a Sessão da Câmara Municipal de Macaúbas, realizada na noite desta segunda feira, 14, foi bastante movimentada na expectativa da Mesa Diretora colocar em pauta para votação as contas do ex-prefeito Amélio Costa Jr. referentes ao exercício de 2012. Contas estas que podem decidir o futuro político do ex prefeito, pois caso sejam reprovadas pela Câmara, tendo que ter para isso 09 votos, gerando improbidade administrativa o que poderia implicar na perda  de seus direitos políticos, podendo torná-lo inelegível por 08 anos, situação idêntica enfrentada pelo ex prefeito Sebastião Nunes.
Na última quinta feira, 10, a Comissão de Financias da Câmara votou pela aprovação destas contas, já a de Constituição e Justiça, com presença de apenas 02 membros, deu empate. Agora o plenário deverá votá-las no dia 28 de abril, última segunda feira deste mês, agendada pelo Presidente da Câmara Municipal, o vereador Marcos Pinto.
Outro motivo que “superlotou” a Casa, foi o envio de Projeto de Lei do Executivo que daria 3,9% de aumento aos professores do Município, no entanto, o Projeto foi retirado de pauta a pedido do vereador Maciel Costa, Líder o Governo na Câmara Municipal. Maciel justificou a retirada dizendo que sentaria com o Prefeito José João Pereira, para discutir uma melhor renumeração aos professores.
Sabe-se que tradicionalmente a Câmara de Vereadores de Macaúbas tem suas cadeiras solitárias, as reuniões ordinárias da Casa, tendo não mais que “meia dúzia” de expectadores, enfraquecendo a cidadania, a participação popular, desestimulando o próprio Legislativo que fica “sem platéia”, o que é o combustível de qualquer orador…
Ver-se numa situação desta fortes interesses políticos, povo/população/eleitores/simpatizantes e do outro lado um “tanto” próximo ao corporativismo que movimenta, e com suas óbvias razões (e por que não justas), melhorias para sua classe…
No entanto… Quando a Câmara trata de assuntos tão sérios quanto, a exemplo de Saneamento Básico, Segurança Pública, Meio Ambiente…. Às vezes há um aumento da “meia dúzia” de expectadores, sendo este 50% funcionários da Casa.
Ou seja, se fosse o caso, caberia: “farinha pouca, meu pirão primeiro”… E se for assim, fica na linha do impossível a formação de verdadeiros cidadãos, gente que participa ativamente de todos os processos políticos (de todas as políticas) de sua comunidade…
Após anunciado do dia da votação das contas do ex prefeito Amelinho, que se deu após leitura dos pareceres das Comissões, viu-se o Plenário se esvaziar gradativamente… Até se reduzir ao número de 13… E mais “meia dúzia”…
Tradicionalmente "vazia", a Câmara Municipal, fica lotada para ver o que não teve...
Tradicionalmente “vazia”, a Câmara Municipal, fica lotada para ver o que não teve…
E os demais assuntos tratados, os quais já foram pauta em outra sessões, pouca importância tiveram ou  boa parte dos “pares de ouvidos” ali presentes tomaram conhecimento… Os quias foram:
01- Apresentação de Projeto do Legislativo que autoriza o Executivo, através do SAAE, a colocação de ventosas nos medidores de água, no intuito de reduzir o custo da tarifa, segundo informações, a redução poderia chegar até 25%. Seria o “vento que é pago” principalmente para usuários de “ponta de rede”, onde chega mais vento que água;
02- Projeto de Lei do Legislativo que autoriza o Executivo, através do SAAE, a não cortar água do usuário em dívida com a Autarquia Municipal, em véspera de feriado e nos fins de semana, por considerar bem de extrema importância e vital à vida: a água!
03- Foi cobrado por muitos vereadores a aplicação do Projeto de Lei do Legislativo que regulamenta o sistema de carga e descarga no município, bem como cobrança na manutenção de lâmpadas apagadas durante a noite;
04- Outro assunto abordado foi quanto aos abusivos aumentos de tarifa de água do SAAE; “vitalidade” do cargo do diretor e desvinculação na prestação de contas da Autarquia, as quais são atreladas as do município.
… Na próxima Sessão a Ata desta reunião será lida, uma oportunidade de saber mais o que aconteceu nesta…

Nenhum comentário:

Postar um comentário