sábado, 13 de dezembro de 2014

Após temporal, Bom Jesus da Lapa tem situação de emergência aprovada.

O governador da Bahia, Jaques Wagner, homologou situação de emergência no município de Bom Jesus da Lapa, localizado na região oeste da Bahia, por conta da chuva que atingiu a cidade no mês passado, deixando mais de 700 pessoas desabrigadas. A homologação foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta sexta-feira (12) e é válida por 90 dias, a contar da data do decreto municipal, em 17 de novembro.


Com a homologação, após análise feita pela Defesa Civil, o município vai poder solicitar rescursos junto aos governos Estadual e Federal para arcar com os prejuízos provocaos pelo
temporal. "Vamos utilizar os recursos para solucionar os problemas de drenagem que afetam a cidade, além de consertar ruas e casas que foram atigidas", afirmou o prefeito Eures Ribeiro, em entrevista o G1.
De acordo com o gestor, as famílias que foram obrigadas a deixar as residências e que estavam nos abrigos improvisados pela prefeitura já voltaram para casa. "As escolas que estavam servindo de abrigos já foram desocupadas, e as aulas voltaram ao normal, há quatro dias", ressaltou o prefeito.
  
Caos
Casas e ruas da cidade ficaram alagadas por causa da chuva, que durou oito dias, segundo a prefeitura. Os mais de 700 desabrigados foram agrupados em 10 escolas da cidade.

A Defesa Civil da Bahia, que foi acionada pelo município, encaminhou três técnicos para fazer o levantamento dos dados e auxiliar no processo de decretaração da situação de emergência.
Segundo o prefeito Eures Ribeiro, ruas e calçamentos ficaram destruídas e desmoronamentos de imóveis ocorreram.
Ribeiro ainda destacou que o bairro mais afetado foi o do Beira Rio, onde a chuva alagou dezenas de residências. Alguns bairros tiveram o fornecimento de energia suspenso, a pedido da prefeitura, para não haver risco de choques elétricos. Nenhuma morte foi registrada.
Quantidade de chuva já ultrapassou o esperado para todo o mês (Fotos: Ispedito Nunes de Oliveira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário