sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Caetiteense é empossada no colegiado de museu da Bahia.

Caetiteense Zamana Brisa Souza Lima foi empossada no Colegiado Setorial de Cultura da Bahia, representando a sociedade civil da macrorregião de Caetité

No último dia 09, em cerimônia solene, a caetiteense Zamana Brisa Souza Lima foi empossada no Colegiado Setorial de Cultura da Bahia.Colegiados são uma instância de consulta, participação e controle social das políticas públicas, cuja existência está prevista na Lei Orgânica da Cultura da Bahia (12.365/11). Esta eleição teve uma particularidade importante: pela primeira vez, os colegiados foram formados por pessoas de diversos territórios de identidade do Estado, possibilitando uma inserção ainda mais democrática na gestão da Cultura no Estado da Bahia. Os Colegiados Setoriais de Cultura eleitos deverão atuar no biênio 2015/2016.  

Zamana Brisa Souza Lima foi eleita como representante da sociedade civil (macrorregião/ Caetité - BA) no Colegiado Setorial de Museus. Ela é comunicóloga, mestranda em museologia (UFBA), ex-aluna do Instituto de Educação Anísio Teixeira (Caetité) e, atualmente, integra o Grupo de Trabalho e a Associação de Amigos do Museu do Alto Sertão da Bahia, além do Grupo de Pesquisas sobre Cibermuseus (GREC) e Núcleo de Pesquisas sobre Ex-votos (NPE).
A posse aconteceu após um período de eleição iniciado em agosto deste ano, quando houve cadastro de 956 eleitores e 154 candidatos. Na ocasião, o Governador Jaques Vagner enfatizou: “Agora, vocês passam a também elaborar políticas públicas voltadas ao setor, junto com o Estado [...]. A posse no Conselho e nos Colegiados, de pessoas de diversas partes da Bahia, é muito representativa. A gente só consegue governar se abrir as portas para ouvir a sociedade”, salientou o Governador.
Além dele, a mesa de abertura do ato oficial foi formada pelo secretário de Cultura do Estado da Bahia, Albino Rubim, pelo presidente do Conselho, Araken Vaz Galvão, Goya Lopes e Pawlo Cidade, membros eleitos do Colegiado Setorial Nacional de Moda e do Colegiado Setorial de Teatro da Bahia, respectivamente.
Para Albino Rubim, o momento foi símbolo de toda uma trajetória e esforço que tem sido feito no Brasil para institucionalização do campo da Cultura: “Agora temos na Bahia dezoito colegiados, um exemplo de organização para todo o País. São colegiados formados por pessoas de diversos territórios de identidade, que passam a ter um diálogo ainda maior com a gestão cultural, tornando a Secretaria de Cultura efetivamente estadual, voltada não apenas para a capital como era em outros governos, mas para todos os territórios”.
Texto de Lielva Aguiar

Nenhum comentário:

Postar um comentário