sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Macaúbas: UPA 24h, completa 24 meses sem prestar atendimento ao cidadão.

Conforme noticia o blog Macaúbas On Off, a Unidade de Pronto Atendimento – UPA-24h, construída em Macaúbas e inaugurada no dia 12 de  dezembro de 2012, pelo ex-prefeito Amélio Costa Jr., seu vice José João Pereira, vereadores, deputados e o então Secretário de Saúde do Estado, Jorge Sola, hoje, deputado. A atual gestão do Prefeito José João Pereira, acusa seu antecessor por ter inaugurado obra sem condições de funcionamento, o que não é confirmado pelo ex-prefeito Amelinho, conforme informações. E fica o jogo de empurra empurra, e com isso já se foram dois anos que a Unidade não faz um curativo, perdendo com isso toda a população de Macaúbas e região.
12/12/12: Um novo conceito de inauguração é inaugurado (Foto reprodução)
12/12/12: Um novo conceito de inauguração é inaugurado (Foto reprodução)

Editorial:

Macaúbas: Terra Amiga de amigos ingratos. 

Parabéns Macaúbas! Hoje, 12 de dezembro de 2014, é aniversário de inauguração da UPA 24h, dois anos, ou seja 24 meses ou ainda 730 dias adormecida, gerando prejuízos inestimáveis a todos.
Acompanhe uma estimativa de prejuízos causados com a Unidade fechada:
01- Perdemos cerca de R$ 8 milhões em repasses;
02- Milhares de atendimentos de Urgência e Emergência não realizados;
03- Certamente dezenas de vidas se perderam;
04- Funcionários concursados sem trabalhar na Unidade,
05- Macaúbas perdeu divisas econômicas, o comércio perdeu, o município deixou de arrecadar, a economia interna seria   aquecida, gerando emprego e renda...
                        Não inúmeras perdas, mas entre elas as VIDAS são irreparáveis…
       Somos assim, insensíveis com a Coisa Pública, pouco nos preocupamos com a coletividade, com os interesses comuns. NÃO somos uma comunidade de fato, nem de direito!…Somos IGRANTOS – socialmente EGOISTAS – fica mais fácil transferir toda a culpa aos políticos, aos administradores…
No entanto, os políticos SOMOS NÓS, os administradores, SOMOS NÓS… Saíram do seio desta sociedade, fazem parte dela… Então o que esperar deles se são iguais a NÓS? A palavra de ordem é NÃO ESPERAR, porque a VIDA não é ponto de ônibus!…
        Eles não agem PORQUE não agimos e certamente não reagimos… Não reagimos perante os ABSURDOS… E os “absurdos” em Macaúbas parecem coisas NORMAIS…
Autoridades "encenam" uma inauguração que dura dois anos! (Foto Reprodução)
Autoridades “encenam” uma inauguração que dura dois anos! (Foto Reprodução)
Vejamos:
01- UPA 17.520h fechada;
02- Perda de 22% do Território;
03- Perda do Terreno do CEUSMA em Salvador;
04- Usina de Cachaça de quase R$ 1 milhão, enferrujando em Galpão no Pajeú;
05- Milhões de Reais em obras paralisadas, causado prejuízos ao Erário Público, renda, emprego, deixando de gerar benefícios sociais, culturais e educacionais;
06- Há mais de 15 anos esgoto sendo jogado a céu aberto;
(…)
       E qual é a resposta da comunidade para tudo isso? O silêncio… O macaubense não tem representatividade, não possui instituições fortes, TODAS que existem são “capengas”,tímidas, não representam com dignidade, força, coragem e INDEPENDÊNCIA sua classe, seus sócios… Por que?… Porque não queremos nos INDISPOR. E é impossível citar uma que prosperou, um clube se quer, uma associação, um sindicato… Muitos têm seus “donos”, seus“sugadores” e “sócios” ingratos!
       Por que? Porque não temos senso de comunidade, de associativismo e cooperativismo (seja ele qual for)… As únicas exceções são quando nos mobilizamos para festasatos religiosos ou para comício político. Este em campanha eleitoral, os “idiotas” são contados aos milhares, há até disputa e estimativas: 10, 15 mil…
No entanto, para uma Audiência Pública, mesmo sob convites aos centenas, comparecem alguns “pares de meia dúzia”…

Chegou a hora, se disponha em seu favor, em favor de sua família…

Se disponha em favor da sua rua, da sua cidade… Da cidadania e dignidade.

Alécio Brandão
aleciobrandao@hotmail.com
P.S. O blog tentou manter contato com autoridades citadas mas não obteve êxito, no entanto, espaço fica aberto para interessados.
Veja nota publicada no Bahia notícias em 07 de julho de 2013. Quando a Unidade completou 200 dias fechada, passou pelo seu primeiro aniversário e nada, o segundo também e tudo parece que caiu no esquecimento.
“Domingo, 07 de Julho de 2013 – 09:20″

Macaúbas: UPA segue fechada 200 dias após inauguração

“A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município de Macaúbas, sudoeste do estado, não foi aberta para atendimento à população mesmo após 200 dias da inauguração oficial. “Depois das festas juninas, Macaúbas hoje deveria estar comemorando uma data importante para o município: 200 dias da inauguração da UPA. Deveria, mas não está”, criticou o vereador Marcelo Nogueira (PMDB), ao site Brumado Notícias. O peemedebista afirma que, após os festejos encomendados para a inauguração, que contou com a presença do secretário Estadual de Saúde, Jorge Solla, a gestão municipal não trabalhou para o funcionamento da unidade. “Vereadores da oposição já estão tomando as providências para poder fazer valer os direitos dos macaubenses, que tiveram usurpada a chance de comemorar esses 200 dias que poderiam ter feito toda a diferença na melhoria das suas condições de saúde”, disse. A Unidade de Pronto Atendimento foi inaugurada na gestão do ex-prefeito Amélio Costa (PSB). Atualmente, quem governa a cidade é o antigo vice-prefeito, também do PSB, José João Pereira.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário