quarta-feira, 8 de maio de 2013

Barreiras: Bebê de gestação abdominal nasce com saúde no Hospital do Oeste .


Um caso de gravidez raríssimo foi registrado no Hospital do Oeste, em Barreiras, Bahia. A mãe de 30 anos, veio da cidade de Formosa do Rio Preto, a 150 km de Barreiras, deu entrada no HO com 40 semanas de gestação, já que o feto se apresentava em posição transversa, sendo indicada a cesariana. Mas, na hora do parto, para surpresa dos obstetras Fabiany Romeiro e Jailton Lopes, o bebê não estava no útero e sim no abdômen. O bebê nasceu com 3 kg e 40 centímetros, sem nenhuma deformação, pelo contrário, nasceu perfeito como qualquer outro bebê de gestação normal.
Diferente da gestação abdominal, na gravidez normal, o espermatozoide entra pelo útero e percorre a tuba uterina até encontrar o óvulo. Após fecundado, ele faz o caminho inverso, retornando para útero, local adequado para a gravidez se desenvolver.
A gravidez ectópica [fora do útero] acontece em 1% de todas as gestações do mundo. O risco de mortalidade materna é 90 vezes maior que uma gestação normal e o risco do bebê falecer é de 95%. Informações do site Barreiras noticias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário