quarta-feira, 8 de maio de 2013

EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE DISTRITOS: PROJETO QUE AUMENTA A FILA DOS MUNICÍPIOS FALIDOS..


Municipalização é um movimento de algumas facções políticas que tem por objetivo fortalecer os municípios brasileiros, principalmente os pequenos, sem RENDA PRÓPRIA, aqueles que vivem essencialmente do FPM (Fundo de Participação dos Municípios, dinheiro repassado pelo Governo Federal) e outros repasses. A Bahia tem 417 municípios, em sua maioria pequenos, pobres e que não sobrevivem sem os repasses externos, não têm fonte de renda próprias, são meros consumidores "que batem nos gabinetes no almoço para garantir a janta"! 
Veja o caso de Macaúbas, com um suposto confisco do INSS de 500 mil, levou a colapso as financias do cofre público local. Compare a situação de Macaúbas, a sua máquina administrativa, seus agentes públicos e políticos, o custo de se manter tudo isso... Imaginem criar uma estrutura desta em Santa Terezinha? Quem iria bancar tudo isso, tirar dinheiro de onde e de quem? 

Quando se aproximam as eleições querem  que acreditemos em "chifres em cabeça de mula sem cabeça"!  Assessorados do Curupira e Saci Perere!...

A intensão de se criar novos municípios como a maioria dos apresentados na lista abaixo, são distritos ou povoados de municípios pequenos, que vivem também de repasses. Criar uma "nova máquina pública", gerando gastos com burocracia, criação de cargos, onerando ainda mais os cofres públicos,  e outro fator importante é a separação do seu território que irá certamente comprometer os recursos do município que perderia. 

(Nota: Santana Terezinha, não é distrito de Macaúbas e sim povoado. Macaúbas tem somente três distritos: a sede administrativa (cujo nome é o mesmo de todo seu território, a cidade de Macaúbas) Canatiba e Lagoa Clara, este último, foi a primeira sede administrativa).

Veja o texto abaixo que circula em redes sociais virtuais da internet (copiado do Facebook de Fernando Jacaré, via Paulo Rego) 
Foto: O deputado Waldenor Perereira recebeu, nesta manhã, em seu gabinete em Brasília, representantes do Movimento Emancipalista, que lutam pela aprovação do Projeto de Lei Complementar nº 416/08, que dispõe sobre a criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de municípios. Essa também é uma luta do deputado Waldenor, junto com o deputado estadual Zé Raimundo, que busca ajudar aos mais de 100 distritos baianos que desejam a emancipação política, destacando entre estes alguns na região de atuação do mandato, como Vila do Café (Encruzilhada); Ibitira (Rio do Antônio); Tauape (Licínio de Almeida); Quaraçu e Lagoa Grande (Cândido Sales); Iguatemi (Livramento de Nossa Senhora); Suçuarana (Tanhaçu); Irundiária (Jacaraci); Lucaia (Planalto); Barra Nova (Barra do Choça); Mutans (Guanambi); Entrocamento (Jaguaquara); Maniaçu e Brejinho das Ametistas (Caetité); Santa Terezinha (Macaúbas); José Gonçalves, Bate-Pé e Ihobim (Vitória da Conquista), dentre outros.  Esteve presente no encontro o presidente da Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista, Fernando Jacaré.
(Foto, Facebook de Fernando Jacaré)
O deputado Waldenor Perereira recebeu, nesta manhã, em seu gabinete em Brasília, representantes do Movimento Emancipalista, que lutam pela aprovação do Projeto de Lei Complementar nº 416/08, que dispõe sobre a criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de municípios. Essa também é uma luta do deputado Waldenor, junto com o deputado estadual Zé Raimundo, que busca ajudar aos mais de 100 distritos baianos que desejam a emancipação política, destacando entre estes alguns na região de atuação do mandato, como Vila do Café (Encruzilhada); Ibitira (Rio do Antônio); Tauape (Licínio de Almeida); Quaraçu e Lagoa Grande (Cândido Sales); Iguatemi (Livramento de Nossa Senhora); Suçuarana (Tanhaçu); Irundiária (Jacaraci); Lucaia (Planalto); Barra Nova (Barra do Choça); Mutans (Guanambi); Entrocamento (Jaguaquara); Maniaçu e Brejinho das Ametistas (Caetité); Santa Terezinha (Macaúbas); José Gonçalves, Bate-Pé e Ihobim (Vitória da Conquista), dentre outros. Esteve presente no encontro o presidente da Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista."
(FONTE: MACAUBAS ON OFF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário