sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Macaúbas: prefeitura “pede usuários que respeitem horário de coleta de lixo”.

Nem sempre lixo na rua "gera emprego"...
A velha e batida frase: “CIDADE LIMPA, POVO EDUCADO!”… Parece não ter mais sentido ou não “intimida” os “educados” a não jogarem lixo na rua. Se lugar de lixo é na lixeira! Onde estão as lixeiras?
O apelo do Passo Municipal é para que moradores coloquem o seu “lixo produzido” em horários e dias que o carro  passa fazendo coleta. E ainda pede em especial aos comerciantes, os quias tem mais potencial de “produzir lixo”.
 (Foto PMM)
Seleção de resíduos sólidos… (Foto PMM)
Na outra ponta do “lixo”, a Prefeitura Municipal através de sua Secretaria de Meio Ambiente, contrata empresa (Ecos Engenharia), para por em prática o Plano de Gestão de Resíduos Sólidos.
Resíduos Sólidos é tudo que não é considerado lixo numa visão sustentável e de “reacionalidade”… No entanto, LIXO, é tudo aquilo que você produz e ignora seu valor, “descarta” como se lixo realmente fosse, e sim há um pensar, há um existir!… Então há muito lixo em Macaúbas?

Sim, há uma não “racionalização” até das ações. Um Plano de Gestão de Resíduos Sólidos que não inicie com um processo ou “plano” de EDUCAÇÃO AMBIENTAL, uma campanha maciça na comunidade (todos os setores), sobre o Plano de Gestão de Resíduos Sólidos, que deveria ser a “ponta” de um Projeto ou Plano de um assunto/ação tão complexa que não se resume apenas em “selecionar” lixo… Ou  o Plano de Gestão é um “capítulo” de uma série de ações que estão por vir? Se assim for, deveria ampliar a discutição e integrar mais setores da sociedade para que um dia não se justifique a frase: CIDADE LIMPA, POVO EDUCADO… Ou nosso sub consciente (por que não a consciência?) diz que lixo na rua gera emprego!
Informações Macaúbas On Off

Nenhum comentário:

Postar um comentário