sábado, 27 de setembro de 2014

BAHIA COMEÇARÁ A FAZER TRANSPLANTE DE CORAÇÃO E PULMÃO.

O Ministério da Saúde credenciou o Hospital Ana Nery (HAN), no bairro da Caixa D'Água, em Salvador para iniciar o procedimento de transplante cardíaco. A unidade de saúde já está em fase de estruturação e treinamento dos profissionais, além de aguardar a autorização para realizar transplante de pulmão. A Secretaria da Saúde (Sesab), pretende implantar um Banco de Multitecidos (pele, osso e válvulas cardíacas), que será financiado com recursos do Ministério da Saúde.
O coordenador estadual do Sistema de Transplantes, Eraldo Moura, afirma que o banco está passando por fase de estudo. "A gente está tratando do projeto arquitetônico e definindo o local onde será instalado”, explicou. Ainda de acordo com Eraldo, há quatro anos, o índice de rejeição era 10% maior. “Temos feito ações educativas de conscientização da população e cursos de capacitação para os profissionais que atuam na área da saúde.
A gente também dispõe de aeronave para a captação e transporte de órgãos para o interior do estado. 
As cidades maiores já realizam transplantes e o número de doadores vem aumentando”, afirmou. Atualmente, o hospital é o único do estado que faz transplante renal (adulto e pediátrico) e que o procedimento pode chegar a 60 por ano. O hospital ainda realiza serviços de hemodiálise e diálise peritoneal, com atuação de uma equipe formada por médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais e técnicos de enfermagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário