sábado, 27 de setembro de 2014

É aberta oficialmente a I Famac e III Expoagro em Macaúbas..

Aloisio Rebonado, Presidente da ACIMAC, abre oficialmente o evento.
Aloisio Rebonado, Presidente da ACIMAC, abre oficialmente o evento.
Durante a noite deste sexta, 26 – a equipe que está organizando o evento na Princy Eventos, abriu oficialmente a I Femac e a III Expoagro – contando com as presenças do Presidente da ACIMAC, Aloisio Rebonado, do Gerente Regional do Sebrae, Paulo Medrado, do Presidente da Câmara Marcos Pinto, do Projetista da Meta Consultoria Jaques Figueiredo; do Coordenador do Consórcio do Vale do Paramirim Dr. Leonardo Madureira, do empresário Edivaldo Bonfim, proprietário da Princy Eventos. Segundo o gerente do Sebrae, Paulo Medrado, este evento faz parte de uma série que deverá ter continuidade em 2015, com mais apoios, expositores, consolidando assim no Calendário de Eventos a nível nacional, elogiou a estrutura do lugar e a participação dos expositores e de todo o público. Já Marcos Pinto, presidente da Câmara Municipal, cobrou mais apoio e incentivo do Poder Público e disse que a feira é uma iniciativa de força, coragem e espirito empreendedor. Finaliza a rodada, o Presidente da Acimac, Aloysio Rebonado, que agradeceu a todos e em especial do publico presente, dos expositores – agradeceu também os apoios recebidos.
Ala de estandes do comércio, serviço e órgãos. (Foto Macaubense Life)
Ala de estandes do comércio, serviço e órgãos. (Foto Macaubense Life)
Um universo de gênero, variedades setoriais fazem da FEMAC a maior vitrine da região para as micro e pequenas empresas – apenar de também abrigar médias e grandes, como a Petrobrás. Os parques foram divididos em cinco grandes espaços:
01- Pavilhões ao ar livre – montado para abrigar maquinas, equipamentos agrícolas e automóveis;
02- Pavilhões de Standes – com mais de 50 expositores de diversas áreas ocuparam todo interior da Princy – abriga também órgãos e secretarias como Dires-23, Secretarias Municipais (Educação, Cultura e Agricultura), CETEP, entre outros;
03- Pavilhões da Pecuária  e Piscicultura - abriga bovinos, equinos, caprinos e tanques para criação de peixes;
04- Unidade de Campo Experimental – cultivo de plantas como cana de açúcar, milho, palmo, feijão – com técnicas modernas e sustentáveis;
05- Pavilhões de Cursos – duas grandes salas climatizadas com capacidade de ministrar mais de 20 cursos por dia. Mantida pelo Sebrae.
Além das áreas de lazer, como parques infantis, restaurantes, lanchonetes, bares e praças de convivência e shows, a Femac/Expoagro, é um evento que consolida marcas, produtos e iniciativas que dão certo.
Maquete Vila São Sebastião - do artesão Val Madureira.
Maquete Vila São Sebastião – do artesão Val Madureira.
Um dos pavilhões mais visitados é o que abriga uma maquete da cidade de Caturama dos anos 70, quando ainda era Vila São Sebastião, idealizada pelo artista autodidata Val Madureira, filho do saudoso Artur Antônio Costa e do inesquecível Dr. Beza Madureira – que retrata a sua terra natal a partir de miniaturas dos velhos casarões com materiais reutilizados, restos de madeira, papelão, plásticos e couro. Val, em sua nostalgia remonta na mente dos saudosistas um elo perdido na história da Bacia do Paramirim – casarões  bicentenários que estão sendo demolidos  a bem de um “falso progresso” para atender o capitalismo desenfreado e sustentar a vil e pobre vaidade – e este não é um legado apenas de Caturama… Comum em todas as cidade não “vacinadas culturalmente”…
Veja ouras imagens da maquete que é o retrato fiel de um “doce passado”…
Assim o evento se consolida com uma vitrine viva para todas as atividades, mesmo não tendo a região uma “identidade industrial”, há presenças, principalmente do setor de agricultura, como é visto o stande da Cachaça de Paramirim, com sub produtos da cana de açúcar como a  rapadura artesanal de vários sabores, mel e as cachaças envasadas tipo exportação, envelhecidas em barris de carvalho, com diversidades de sabores.
Rapadura e Cachaça de Paramirim - criatividade e iniciativa empresarial .
Rapadura e Cachaça de Paramirim – criatividade e iniciativa empresarial .
A rapadura é comercializada por toda região, em Macaúbas ela pode ser encontrada em diversos pontos de venda e vem agradando os mais exigentes dos consumidores. O espaço também é compartilhado pela Cachaça de Abaíra que é exportada para Itália e outros países da Europa.
Lembrando que em Macaúbas há mais de 5 anos um alambique está apodrecendo num galpão na comunidade de Pajeú, os equipamentos estão orçados em mais de R$ 500 mil – os barris de carvalho estão todos danificados por cupins – mas a maior praga que impede o progresso e o desenvolvimento de Macaúbas ainda é o egoismo, a perseguição e a politica sem pudores…
Pecuária, o braço forte que mantem a subsistêmica do sertanejo.
Pecuária, o braço forte que mantem a subsistêmica do sertanejo.
Uma das raças mais presentes que melhor se adaptou as intemperes  da região é a raça Nerole, não tão robustas quanto o nosso “pé duro” tem ocupado espaço de destaques nos currais da região. Cupido pecuarista de Macaúbas levou seus animais ao evento que contou com a participação de criadores de Pindorama,  do Vale do Iuiú, fazenda a quase 300km de Macaúbas. Macaúbas conta com o maior rebanho bovino da região, teve pouco presença de criadores e expositores neste setor. 


Expositores de Livramento, Paramirim, Caturama, Ibipitanga, Iuiú, Vitória da Conquista e outras cidades da região, fazem da Femac/Expoagro um evento que se consolida no Calendário  de sua categoria – um esforço de idealizadores que não desistiram ao ouvirem os “nãos”. As informações são do Blog Macaúbas On Off.
Um mundo de oportunidades e diversidades...
Um mundo de oportunidades e diversidades…

Nenhum comentário:

Postar um comentário